A prisão dos traumas



Não quero que esta palavra seja um passeio pela Bíblia onde veremos personagens que passaram por situações complicadas e quais foram as suas reações. A gente lê, analisa, se identifica, identifica os nossos erros, decide mudar e daqui a uma semana, já esqueceu de todos os propósitos feitos e continua a viver a mesma coisa, a lutar as mesmas lutas.

E não estou falando apenas de pecado. Acredito que todos aqui saibam quais são os pecados que mais te atormentam. E várias vezes você já lutou  contra isto. Se arrependeu, se levantou e caiu de novo. E assim será até o dia que o Senhor nos buscar, caso estejamos lutando contra o pecado com as nossas forças e não com a força do Espirito Santo. 

Mas quero falar de outra prisão também. A prisão dos traumas. O trauma que aconteceu com você e que você não larga a mão. Pode ter sido um evento ou uma serie de eventos na tua infância que provocou feridas profundas. 

Quem sabe você na escola foi vitima de bullying? Na geração de 20 a nos atrás não se falava tanto em bullying. Naquela época, se alguém fizesse bullying com outro colega, existia alguns caminhos a seguirem: ignorar, praticar bullying de volta ou partir para a briga. Hoje em dia, em nome da proteção da infancia, tem se criado jovens fracos, não resilientes, que sofrem por tudo. Numa vida em que vive a procura de "curtidas" nas mídias sociais, buscam aprovação constante e quando acontece de alguém não curtirem e pior ainda, criticarem ou até ofenderem, são feito marcas profundas na alma da pessoa. Marcas que alteram a sua rotina e ate mesmo a sua vida. 

Muitas vezes ouvimos exemplo de pessoas que comem demais, justificando este ato por ter passado fome na infância. De outro lado temos pessoas que morrem de medo de engordar pois na infância foram crianças mais fofinhas. Os dois lados da mesma moeda: da idolatria do corpo. 

Quem sabe foi abuso sexual? Infelizmente são muitas as crianças que foram abusadas sexualmente, mas já passou a hora de superar o trauma.

Tem pessoas que tem um complexo de inferioridade, uma insegurança que atrapalha até mesmo. Deus nos chamou para sermos luz e é impossível sermos luz enquanto estivermos convivendo com om complexo de inferioridade. 

O que está atrás deste "trauma de estimação"? Será que ele hoje em dia se transformou numa muleta que te impede a trilhar caminhos mais longes, caminhos que foram traçados por Deus para você trilhar?

Temos o outro lado da mesma moeda também. Pessoas orgulhosas, egoístas, que acham que Deus tem que fazer as coisas de seu modo, no seu tempo. Pessoas que vivem a procura de novas provas cm Deus.

"Deus, o Senhor mandou eu pregar para aquela pessoa. Estou aqui, mas ela não quer me escutar. Se for da tua vontade mesmo que eu pregue, faça um carro azul parar em frente da minha casa...."

Filhos mimados, que quando recebem um "Não" ou um"ainda não", fazem birra e travam. 
Filhos inseguros do amor do Pai. 

Pode ser que este sentimento esteja enraizado na infância, motivados por pais ausentes, omissos ou abusivos, mas está mais do que na hora de enterrar este "trauma de estimação" e se posicionar como um filho de Deus maduro.

Está mais do que na hora de deixar o leitinho, que foi feito para crianças e ir para comida que dê sustância. Chega de pregações rasas, chega de orações preguiçosas, chega de comportamento espiritual infantil. 

Cristãos que vivem uma vida inteira indo à igreja, tem 10, 20 anos de crente, 30 anos de crente e são, possuem o mesmo temperamento de 20 anos atrás. Como é possível? Prisões que impedem de crescer e de cumprir o proposito pelo qual fomos chamados. 
Crescer em domínio próprio, em mansidão, em amor. Como andar com Cristo e não ser cada dia mais parecido com Ele? Você acha que é ser cristão isso?
Jesus requer tudo de nós. E se você é cristão vai dizer: Amém, que Ele tome tudo. Tudo é dEle, inclusive nossos traumas.



O que você precisa enterrar? O que você precisa mudar?
Sinto muito, mas eu não tenho uma formula mágica de "três passos para ser curado". 

Qualquer estratégia que eu te passar, será estratégia da carne e a nossa carne é pecaminosa. 
A unica forma de vencermos é colocar tudo aos pés do Espirito.



MATE O QUE ESTÁ TE DESTRUINDO OU ELE VAI TE DESTRUIR.

 I Coríntios 10: 31 lemos: Portanto quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
Quando eu leio esse texto, eu percebo que não se trata da questão de você não fazer nada de errado durante o dia. Para o cristão, a questão não é: “Olha, hoje eu não fiz nada de errado.”
A questão é: Eu glorifiquei a Deus hoje como eu deveria com a minha vida no dia de hoje?
Glorifico a Deus na minha vida profissional? Me comporto no meu serviço do mesmo jeito que me comporto na igreja? Por favor, entenda que para Cristo não existe vida secular e vida eclesiástica, existe apenas vida. 
Glorifico a Deus na minha vida acadêmica? Sou o melhor aluno que posso, procuro ajudar os outros? Sou amavel e educado com os colegas e profissionais?
Glorifico a Deus na minha vida social, na minha vida familiar? 
Mas como submetermos a nossa vida ao Espirito? 
Romanos 8:13 diz que"pelo Espírito", devemos dedicar nossas mentes às "coisas do Espírito", o que vemos agora significa: fixar sua mente na palavra de Deus nas Escrituras. O que torna esse anel tão verdadeiro é a conexão com Efésios 6:17, onde Paulo diz que em nossa batalha contra o mal devemos “pegar o capacete da salvação e a espada do Espírito , que é a palavra de Deus ”.
Ou seja, precisamos conhecer  o Espirito o que ele quer. Precisamos de intimidade e a intimidade é adquirida pela comunhão, pela oração, pelo estudo da palavra diário. 
Não orações de petições, mas orações de gratidões. Não o que eu chamo de "orações preguicosas" que se caracterizar pelo "da-me", mas orações de louvor, de gratidão, de honra a Deus?
Supere teus traumas pela gratidão por tudo o que você já passou e mesmo assim chegou até aqui. 
Pergunta:Se você decidisse fazer uma oração apenas para agradecer a Deus por tudo o que Ele te fez, especificando as situações, você levaria quanto tempo?
Falo isto pois tem gente que diz que não consegue orar por mais do que dez minutos; Será que dez minutos você conseguiria especificar tudo o que /deus te fez desde que voce nasceu?
Experimente então parar com as orações preguiçosas que só pedem mais coisas, e entrar em orações que glorificam a Deus pelo que Ele já te deu.

Experimente se deixar ser usado por Deus, abandonando os traumas de estimação para então poder servir a Deus com plenitude. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado