A Raiva de Aitofel, o pai de Bate Seba


Enquanto isso, Absalão e todos os homens de Israel entraram em Jerusalém, e Aitofel estava com eles.2 Samuel 16:15

Resumo: Bate - Seba foi levada e seu marido morto por David. O filho de Aitofel, Elaim, teve uma filha chamada Bate-Seba. Então, esse rancor: Bate-Seba foi roubada por David e seu marido, morto por David. Agora, Bate-Seba perdoou a Davi, mas Aitofel, avó de Bate Seba,  nunca.


Eu li várias histórias sobre pessoas que tentaram desarmar bombas e talvez elas tenham explodido na cara delas. Manusear uma bomba-relógio poderia ser uma coisa muito perigosa.

Você já conheceu uma pessoa que é como uma bomba-relógio? Eles parecem pessoas normais, mas você entra em um determinado assunto e eles explodem. Há uma coisa que é como um gatilho, e se você falar sobre isso com essa pessoa, isso apenas os desencadeia. São bombas-relógio. A menor eletricidade estática os dispara. Um comentário, uma palavra.

Uma coisa que torna as pessoas instáveis e as pessoas que são as bombas-relógio é quando elas carregam rancor. Eles se ofenderam com algo ou determinado assunto, e você mencionou esse assunto e eles são explosivos.

Eu conheci muitas pessoas assim. Tanto na família como na igreja.  Talvez eles não fossem mais à igreja e tivessem um motivo para não irem à igreja. Muitas vezes, paravam de frequentar a minha casa por alguma discussão tola. 

E se você quisesse descobrir o motivo, iria sentar-se e conversar com eles, mas raramente funcionou. Porque havia algo em que se sentiam feridos, que estavam carregando e que havia acumulado muita pólvora em suas vidas. Eles estavam carregando rancor.

O dicionário define rancor como uma "antipatia estimada". Não é uma palavra interessante? Desagrado estimado. Agora, uma coisa é valorizar algo que você gosta. Isso faz sentido. Você esposa, seus filhos, seu Deus; mas quando apreciamos algo que não gostamos, o que está acontecendo? ...

ROCHA MACIA. Este é um oximoro - palavras combinadas que simplesmente não fazem sentido. Não existe rocha macia, existe? Férias de trabalho. Ou, quase salvo. Essas palavras simplesmente não andam juntas. Isso é um oximoro. Apreciar uma antipatia é um oximoro. Isso é o que é guardar rancor. É um ferimento que agarramos a nós mesmos e nos agarramos.

Imagine alguém que ama a ferida, você sabe. Eles quebraram o braço e o valorizam: “Uau, eu amo isso. Não é ótimo? Quero dizer, olha isso! ”…. As pessoas que guardam rancor estão exibindo feridas, estão acalentando feridas e são bombas-relógio. Porque se você tocar nessa ferida, eles explodem. Você nunca sabe quando eles vão explodir.

Aitofel era uma bomba-relógio. Ele era uma pessoa assim. Normal em todas as circunstâncias, parecia ser uma pessoa amigável, uma pessoa muito inteligente, boa amiga do rei Davi, mas estava mais apertado que um relógio. E ele estava pronto para explodir. Agora, não era que ele não fosse inteligente. Ele era um homem muito inteligente, mas havia uma parte de sua vida em que ele era realmente estúpido. Até mesmo pessoas inteligentes podem fazer coisas realmente estúpidas.

2 Samuel 16:23 - “Naqueles dias, o conselho que Aitofel deu era como aquele que pergunta a Deus. Foi assim que Davi e Absalão encararam todos os conselhos de Aitofel ”.

Isso não é incrível? Quando se tratava de julgamento na maioria das coisas, conversando com Aitofel, era como se você estivesse conversando com Deus. Como você gostaria que isso dissesse sobre você? "Quando você recebe conselhos do pastor Ovidiu, é como se estivesse pedindo a Deus."

Lemos em 1 Crônicas 27:33 que Aitofel era o conselheiro do rei. Agora, Aitofel não era apenas um homem sábio, mas como conselheiro do rei, ele tinha muito status no reino, porque sempre que o rei tinha um problema, ele chamava por Aitofel. Ele teria acesso ao palácio e a David diretamente. Sempre que o rei queria boas informações, ele perguntava a Aitofel. Seria como hoje, o Presidente Obama sempre pedindo conselhos. "Eu preciso saber o que fazer no Oriente Médio. O que você precisa que eu lhe diga o que fazer?"

Ele teria muito a dizer no reino. Mas Aitofel, por mais sábio que fosse, estava carregado de pólvora. Ele era uma bomba-relógio. Ele estava carregando rancor. Ele estava cheio de amargura, raiva e hostilidade por causa de uma experiência que ele teve, que ele não foi capaz de superar. Qual era o rancor que ele estava carregando?


Qual é o rancor que você está carregando? Você está carregando alguma coisa? Existe algo em sua vida que está aumentando a pólvora, de ser uma bomba-relógio que, se alguém tocar em você sobre esse assunto, realmente o desencadeia? Talvez tenha sido algo sobre o qual você se machucou. Talvez alguém que tenha feito algo totalmente errado para você. Existe alguém, existe algo em sua vida que o desencadeia?

Vamos ver o que desencadeou Aitofel. Você se lembra da história da Bíblia em que Absalão se rebelou contra Davi. A Bíblia diz que ele roubou o coração dos homens de Israel. E podemos ler sobre isso em 2 Samuel 15: 2-4 . (ler)


"Bem, eu ajudaria você. Eu faria isso. Eu faria isso. Apenas vote em mim como seu próximo rei". E ele roubou o coração do povo.

Absalão estava fazendo isso bem debaixo do nariz do rei. Após 4 anos de campanha eleitoral, beijando o povo, minando Davi como rei e mostrando-se a todos, Absalão disse ao rei em 2 Samuel 15: 7 : "Deixe-me ir a Hebron e cumprir o voto que fiz ao Senhor.

Hebron fica a cerca de 32 quilômetros ao sul de Jerusalém. Quando ele chegou a Hebron, ele enviou mensageiros secretos para as tribos de Israel e esta mensagem está em 2 Samuel 15:10 . "Assim que ouvir o som das trombetas, diga: 'Absalão é rei em Hebron." Ele foi a Hebron, não para completar sua promessa, mas para derrubá-la. Mate o rei legítimo, David, e Absolom seja o rei.

Houve Absalão em Hebrom, iniciando uma rebelião. Ele estava reunindo um exército, organizando seu gabinete, alcançando todos que o apóiam e ele estava se preparando para marchar em Jerusalém.

2 Samuel 15:12 : “Enquanto Absalão oferecia sacrifícios, ele também chamou Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi, para vir de Gilo, sua cidade natal. E assim a conspiração ganhou força, e os seguidores de Absalão continuaram aumentando ”.

Absalão pediu Aitofel para se juntar à rebelião. Agora, como ele poderia fazer isso? Aitofel era um homem sábio. ele era conselheiro de Davi há muito tempo. Ele estava servindo no gabinete de David. Ele alcançou diretamente o grupo particular de conselheiros de Davi, os que tinham todo o poder, e conseguiu que um deles se juntasse à rebelião. E o que a Bíblia diz? Porque ele fez isso, sua conspiração ganhou força. Como Absalão foi capaz de atrair alguns dos conselheiros de Davi, todo mundo começou a pensar: "Bem, acho melhor chegarmos ao lado certo disso. Porque Ahitophel também está deste lado"…

Como Absalão conseguiu Aitofel para fazer isso? Certamente ele era esperto o suficiente para saber que isso não era uma coisa certa: rebelião. Absalão sabia algo sobre Aitofel. Ele sabia que era uma bomba-relógio. Ao longo dos anos, Absalão teve a oportunidade de descobrir que Aitofel carregava rancor, rancor muito pesado, uma antipatia por Davi.

Imagino que esse rancor tenha causado Aitofel abandonar David. Agora, o que era esse rancor? O que levaria Aitofel a abandonar seu amigo de longa data, David? Bem, eu juntei alguns versos. Você não precisa procurá-los todos.

2 Samuel 23:34 apresenta uma lista dos poderosos de Davi e menciona Eliam, filho de Aitofel. Então descobrimos que Aitofel tinha um filho chamado Eliam.

Em 2 Samuel 11: 2 , lemos: “Davi se levantou da cama e andou pelo telhado do palácio. Do telhado, viu uma mulher tomando banho. A mulher era muito bonita e David mandou alguém descobrir sobre ela. O homem disse: "Não é Bate-Seba, filha de Eliam e esposa de Urias, o hitita?"

Bate-Seba, neta de Aitofel, foi tirada do marido e seu marido foi morto por Davi. O filho de Aitofel, Elaim, teve uma filha chamada Bate-Seba. Portanto, esse rancor: Bate-Seba havia sido roubado por Davi e Urias, o hitita, seu marido havia sido morto por Davi.

Bate-Seba indubitavelmente perdoou David. E talvez Elaim, o pai de Bate-Seba, perdoou David. E certamente sabemos que Deus perdoou a Davi. Mas Aitofel, o avô, nunca deixou passar. Ele nunca perdoou Davi por esse pecado. Ele carregava rancor, e durante anos, anos e anos, ele apodreceu nele até que finalmente explodiu quando teve oportunidade na rebelião de Absalão de abandonar Davi. Absalão foi alienado de seu pai e Aitofel aproveitou a oportunidade para participar da rebelião.

Bem, é claro que sabemos a história do que aconteceu depois disso. Absalão expulsou Davi de Jerusalém. Depois que Davi estava fora de Jerusalém, Absalão perguntou a Aitofel o que ele deveria fazer a seguir. O conselho de Aitofel foi, entre outras coisas, usar doze mil homens e perseguir Davi imediatamente.

Mas, em vez de seguir seu conselho, Absalão decidiu perguntar a outra pessoa. Foi Hushai. E você se lembra do resto da história. Hushai era na verdade o amigo de David, que havia ficado para trás para frustrar o conselho de Aitofel, e seu conselho era que ele deveria esperar e depois fazer um ataque em larga escala a David em sua fortaleza. Todos os homens de Absalão disseram que o conselho de Husai era melhor que o conselho de Aitofel.

Acho que o conselho dele atraiu o ego de Absalão de que ele faria um grande ataque em larga escala a David. Enfim, esse final do conselho de Aitofel. Qual foi o fim de Aitofel?

2 Samuel 17:23 “Quando Aitofel viu que seu conselho não havia sido seguido, ele selou seu jumento e partiu para sua casa em sua cidade natal. Ele colocou sua casa em ordem e depois se enforcou. Por que ele se enforcou? Ele sabia que a causa estava condenada. Ele sabia que Davi seria capaz de reunir as tropas e, no final, vencer a batalha.

Na realidade, o fim de qualquer rancor, o fim de carregar amargura em nossos corações é um colapso total. Não destrói a outra pessoa que estamos tentando ferir. Isso nos destrói. Se não somos capazes de experimentar o perdão e estender o perdão aos outros, não é que destrua os outros, mas destrua a nós mesmos. Jesus estava pendurado na cruz e disse: "Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem.

O perdão não é algo que damos às pessoas quando elas chegam rastejando até nós de joelhos. O perdão não é algo que estendemos às pessoas quando elas finalmente percebem que estavam erradas e que estávamos certas e elas imploram perdão. O perdão é uma atitude em relação às pessoas que não guardamos rancor. Nós não carregamos amargura. A amargura é um veneno como um bumerangue. Você joga e pode se sentir bem quando joga, mas volta para cortar nosso coração. Carregar rancor nos destrói. Não destrói os outros.

Você pode imaginar fazendo com a ferida física o que às vezes fazemos com uma ferida espiritual?


Pego um corte na minha mão e coloco um curativo nele e mostro para meu marido, que diz: "Tudo bem, não se preocupe. É apenas um pequeno corte". No dia seguinte, tiro o band aid e mostro a ele que diz: "Sim, está melhorando. Parece bom." Mas eu digo: "Não, não está". E então eu a abro a ferida novamente. Eu a aperto até que sangre. "Olha como isso é ruim!" E ele diz: "Sim, isso é muito ruim, deixe-me cuidar de você." Eu queria alguma simpatia, alguma atenção e finalmente consegui. Mas o pior é que fui eu mesmo que abri a ferida que estava cicatrizando. Eu nunca faria isso com um corte físico.

Por que fazemos isso com lesões emocionais? Por que, quando sou emocionalmente ferido por alguém, vou a outra pessoa e continuo abrindo o corte? Continue mostrando para que a infecção continue a crescer? E, novamente, eventualmente me destrói como se tivesse destruído Aitofel em seu suicídio. Não cuide de rancor. Não permita que o veneno do passado polua o presente.

Se os pecados do passado são seus ou de outros, aceite uma experiência da graça de Deus. Quando entendemos o perdão de Deus por nós, somos capazes de estender esse perdão a outras pessoas, mesmo quando elas não pedem. Talvez eles não o desejem porque estamos perdoando não por eles, estamos perdoando não por eles, mas por nós. Estamos expressando a eles a graça de Deus da mesma maneira que Deus expressou Sua graça para nós, morrendo por nós enquanto ainda éramos pecadores. E assim, por sua vez, somos capazes de morrer pelos outros, perdoar aos outros, viver graciosamente pelos outros, mesmo enquanto eles são pecadores. Não colete o pó de uma bomba-relógio, sua explosão o destruirá.

• Aitofel não tinha o direito de estar ofendido? Com certeza!

• Davi não fez uma coisa horrível? Com certeza!

• Ahitophel não tinha o direito de se machucar? Com certeza!

• Ele tinha o direito de ser implacável e de carregar essa amargura por toda a vida? Não. Não se ele iria experimentar o que Deus quer que experimentemos. Deus perdoou Davi. Aitofel aparentemente nunca o fez.

A melhor maneira de neutralizar um rancor é o perdão antes de ser perguntado. Mesmo que nunca seja pedido. Os cristãos perdoam. Nossa Escritura hoje Rom. 12: 17-21

Jesus fez isso antes de nós…

Pense em alguém contra quem você esteja guardando rancor. Pode não ser grande, apenas um relacionamento quebrado. Talvez um relacionamento distante. Agora, pense em uma maneira de neutralizar isso: envie uma mensagem para essa pessoa, talvez um convite para o jantar, talvez uma ligação. Lembre-se de pegar sua ferida e continuar a abri-la e você acabará morrendo de infecção. Permita que a graça purificadora de Deus limpe essas infecções.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado