A ÚNICA ESPERANÇA DO MUNDO




A ATUAL SITUAÇÃO DO MUNDO É O CAOS TOTAL



Vivemos num século de luz, progresso, instrução e especulações intelectuais, mas tudo isso não solve os graves problemas da hora presente.
Estamos vivendo numa situação idêntica à de Babilônia,Grécia, Egito e Roma, cuja sociedade não salvou esses grandes reinos.
Vemos e ouvimos de homens desmaiando de terror diante da expectativa mundial de uma pandemia que se alastra de forma assustadora. 
Atualmente estamos nos vendo diante de uma grave depressão financeira; mas é realmente o dinheiro a maior necessidade?
Exemplo: o jovem rico, com toda a sua fortuna e honras, ainda inquiriu: “O que necessito para me salvar?”

As filosofias não satisfazem as necessidades imperativas.
Exemplo de Nicodemos. Fariseu, um lider entre os judeus, provavelmente membro do Sinédrio.
Ele aparece três vezes no Evangelho de João. 
Na primeira vez, visita Jesus durante a calada da noite, provavelmente por não ser visto pelos outros lideres judeus.  Neste encontro Jesu fala para ele sobre o novo nascimento, relato contido em João 3:1-21, quando Jesus afirma a necessidade para que cada pessoa “nascer de novo” (João 3:3),  tanto da água quanto do espírito. Nicodemos inicialmente ficou confuso e Jesus enfatizou a fonte da nova vida se autodefinindo como exemplo daquele que “desceu do céu”, a qual Deus enviou pois Ele “amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:13 16).
A segunda vez que Nicodemos é mencionado é em João 7:45-53,  quando os Fariseus e os principais do sacerdotes procuram prender Jesus enquanto durante a Festa do Tabernáculo em Jerusalém. João então lembra no versículo 50 que Nicodemos  era o mesmo homem que “de noite fora ter com Jesus” e afirma  que Nicodemos foi reprovado quando lembrou a multidão que suas leis não condenavam homem algum sem antes ouvir o que ele tinha a dizer.
Alguns teólogos mencionam Nicodemos  como um discípulo secreto de Jesus ou como um que representa aqueles que tinham falta de fé suficiente para o apoiar abertamente, um 007 cristão, ou seja, é cristão, mas ninguém sabe disto.  
Entretanto, em João 19:38-42, onde relata a terceira aparição, Nicodemos, veio quando era dia, trazendo consigo generosas quantidades de especiarias para que José de Arimateia preparasse o corpo já morto de Jesus. Ele então demonstra publicamente a quem ele seguia. Isto aconteceu após  a crucificação e morte de Jesus, permitindo Nicodemos ver o cumprimento de uma profecia feita por Jesus de que ele seria levantado “como Moisés levantou a serpente no deserto” (João 3:14).
Nicodemos reconhece que a única esperança para o mundo é Jesus. 

Jesus foi ansiosamente esperado por séculos. 
Anjos cantaram Seu nascimento.
A voz de Deus proclamou Seu Filho no batismo e Seus próprios inimigos admitiram:”Em verdade Ele era o Filho de Deus”.

Temos que reconhecer que Ele é o filho de Deus, mesmo em meio a catástrofes. Vejamos o exemplo relatado em Atos 16:22-30.  Paulo e Silas foram açoitados e mandados para a prisão.
Amarrados e sofrendo as dores em virtude dos açoites,  passaram a noite em oração e louvor, com os outros prisioneiros a ouvir (versículo 25). Durante essa noite, houve um violento terramoto.
Este terremoto libertou Paulo e Silas, mas eles usaram da liberdade não para fugir, mas para transmitir a mensagem cristã ao carcereiro e à sua família e provavelmente aos companheiros de cela. 
O comportamento de Paulo e Silas, primeiro pelo seu louvor e depois pela recusa em fugir, impactou ao carcereiro e os companheiros de prisão. 
Com certeza, uma catástrofe causa muito sofrimento, mas ainda assim Deus é capaz de trazer algum bem, até mesmo através do pior desastre.

3. Os problemas que ainda agitam o coração humano são os mesmos em todos os tempos e lugares. 
A necessidade de ontem é a mesma de hoje. Reconhecermos que fora de Jesus não há salvação
Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".  Atos 4:12.
4. Mas afinal, salvos de que?  
a) Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" Mateus 1:21
O pecado expulsou o homem do Paraíso. Pregou a Jesus na cruz e enegreceu o coração humano. 
Todos nós somos pecadores: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. I João 1:8.

a) Crer em Jesus implica andar como Ele andou e fazer a Sua vontade
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. I João 2:6

Ao conhecer a Jesus e andar como Ele andou, temos os nossos corações transbordando em amor e paz. E esta alegria chega ao nosso lar, também. Na continuação da história em Atos 16, vemos que o carcereiro, após Paulo e Silas falarem para ele que não haviam fugido, entrou na cela e se prostrou diante deles. A seguir, como relata no versículo 30, tirou-os para fora e perguntou o que era necessário para que ele se salvasse. a resposta esta no v. 31: 
31
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

A história continua: 
32
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
33
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
34
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.

Toda a casa dele se alegrou. Nossa casa irá se alegrar. Creia nisto e deixe de lado o pessimismo. Mesmo em meio a catástrofes, devemos nos prostrar, reconhecer que Jesus é a nossa salvação e nos alegrar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado