Alegria no Senhor




Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. João 15:11



Alegria é um conceito bíblico que atira algumas pessoas. Eles veem a palavra enfatizada nas Escrituras e assumem que, se não forem delirantemente felizes e positivos o tempo todo, há algo de errado em sua vida espiritual. Mas esse não é o tipo de alegria de que Jesus está falando. Para entender o que é alegria, ajuda saber o que não é.

Alegria não é o mesmo que felicidade.

A felicidade é afetada pelas circunstâncias. A felicidade ocorre quando:

  • as coisas estão indo do seu jeito;
  • as pessoas estão te tratando bem;
  • os desejos do seu coração parecem ao seu alcance.

Quando as circunstâncias mudam para pior, no entanto, a felicidade desaparece e a infelicidade toma seu lugar.

A alegria, por outro lado, existe à parte das circunstâncias. A alegria pode ser experimentada em meio a eventos infelizes. A alegria de que Jesus fala é a base, um fundamento imóvel sobre o qual você pode construir sua vida. Suas circunstâncias diárias podem mudar, mas a alegria que Jesus oferece não.

A alegria não é feita por si mesma.

No início de João 15, Jesus se refere a si mesmo como a “videira verdadeira” e a seus seguidores como ramos dessa videira. Assim como um ramo recebe seu sangue da videira, os crentes recebem a alegria de Jesus. Você não precisa depender de si mesmo para isso.

Na raiz da videira está o amor de Deus. Podemos experimentar uma alegria que muda a vida, porque Jesus nos ama como seu Pai celestial o amou. A palavra imensurável não começa a transmitir a enormidade do amor de que Jesus está falando. É um amor que não pode ser diminuído ou levado embora. E nem a alegria que produz.

A alegria não é para ser experimentada sozinha.

A alegria é escassa na vida de muitas pessoas. Se você aproveitou seu poder, tem a oportunidade de compartilhá-lo com outras pessoas. Melhor ainda, você pode direcioná-los para a Fonte.

Talvez a melhor maneira de compartilhar sua alegria seja manter um senso de paz e propósito em meio a circunstâncias difíceis. As pessoas percebem essas coisas - e respondem a elas. Se você estiver preparado para responder quando eles perguntarem de onde vem sua alegria, também poderá ajudá-los a encontrar alegria.

A alegria de que Jesus fala é a base, um fundamento imóvel sobre o qual você pode construir sua vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado