Como viver louvando a Deus mesmo em meio a provas - Parte 3



Nele também fomos escolhidos, tendo sido predestinados de acordo com o plano daquele que realiza tudo em conformidade com o propósito de sua vontade, para que nós, que fomos os primeiros a ter esperança em Cristo, possamos ser para louvor de seus glória. E você também foi incluído em Cristo quando ouviu a palavra da verdade, o evangelho da sua salvação. Tendo crido, você foi marcado nele com um selo, o prometido Espírito Santo, que é um depósito que garante nossa herança até a redenção daqueles que são possessão de Deus - para o louvor de sua glória. Efésios 1: 11-14 )

Como podemos viver uma vida de louvor, mesmo quando passamos por provações?
Enquanto Paulo estava preso em Roma, aguardando uma possível sentença de morte, ele escreveu o livro de Efésios. Em Efésios 1: 3-14 , especificamente, ele parece estar cantando uma canção de louvor a Deus. Começa com: “Louvado seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo” ( Efésios 1: 3 ).
Como Paulo poderia louvar a Deus enquanto estava na prisão - em meio a uma grande dificuldade? Sem dúvida, sua capacidade de elogiar veio de seu foco. Paulo não estava concentrado em suas circunstâncias infelizes, mas nas esferas celestiais, onde os crentes estão sentados em Cristo (v. 3). Nos versículos 3-10, ele detalha muitas das bênçãos espirituais do crente. Isso inclui eleição e adoção como filhos da família de Deus, redenção, perdão dos pecados e sabedoria e discernimento (v. 4-10).
Em Efésios 11-14 , ele continua essa música sobre as bênçãos espirituais que os crentes recebem em Cristo. Ao continuarmos este estudo, aprenderemos mais sobre viver uma vida de louvor, concentrando-nos nas bênçãos de Deus.
grande Questões:Por que Paulo louva a Deus nesta parte de seu cântico de bênção? Como podemos implementar a adoração em nossas vidas diárias, especialmente durante as provações?

Para Viver Louvado, os Crentes Devem Focar na Soberania de Deus

Nele também fomos escolhidos, tendo sido predestinados de acordo com o plano daquele que realiza tudo em conformidade com o propósito de sua vontade, para que nós, que fomos os primeiros a ter esperança em Cristo, possamos ser para louvor de seus glória. E você também foi incluído em Cristo quando ouviu a palavra da verdade, o evangelho da sua salvação. Tendo crido, você foi marcado nele com um selo, o prometido Espírito Santo ( Efésios 1:11 -).
Outro aspecto em que devemos nos concentrar para viver uma vida de louvor é a soberania de Deus. Paulo menciona novamente que os crentes foram escolhidos e predestinados (cf. v. 4-5), mas acrescenta "de acordo com o plano daquele que trabalha tudo em conformidade com o propósito de sua vontade" (v.11).
Paulo não apenas vê Deus no controle da salvação, como escolhe eleger alguns, mas também no completo controle de todas as coisas. Ele diz que Deus "trabalha tudo" - algumas versões dizem "todas as coisas" - em conformidade com o propósito de sua vontade. A palavra "obras" é a palavra grega energeo, da qual obtemos as palavras em inglês "energia" e "energizar".1 As escrituras ensinam que Deus está energizando todas as coisas para seus propósitos e, portanto, está no controle de tudo. Nada acontece além de sua vontade soberana. Sem dúvida, este foi um tremendo conforto para Paul enquanto ele estava na prisão.
Interpretação Questão: De que maneira vemos a soberania de Deus sobre "todas as coisas" ensinadas nas Escrituras?
1. As escrituras ensinam a ordenação de Deus para todos os dias do homem, como foram planejados previamente.
David diz: “Seus olhos viram meu corpo não formado. Todos os dias que me foram ordenados foram escritos em seu livro antes que um deles acontecesse ”( Salmo 139: 16 ). 
2. As escrituras ensinam o controle de Deus sobre os eventos naturais.
Cristo diz aos discípulos que Deus alimenta os pássaros e veste os lírios do campo ( Mateus 6:26, 30 ). Todos diríamos que isso acontece por processos naturais; no entanto, as Escrituras ensinam que os eventos podem ter múltiplas causas e, no entanto, Deus é a causa última. Os teólogos chamam isso de "lei da concorrência".
3. As escrituras ensinam o controle de Deus dos eventos fortuitos.
“O lote é lançado no colo, mas todas as decisões são do SENHOR” ( Provérbios 16:33 ). "O lote" também pode ser traduzido como "os dados", como no NLT.
4. As escrituras ensinam o controle de Deus sobre o coração dos homens.
No caso de Faraó e dos israelitas escravizados, as Escrituras ensinam que Faraó endureceu seu próprio coração e que Deus endureceu ( Êx 8:15, 14 : 8). Para apoiar isso, Provérbios 21: 1 diz: “O coração do rei está nas mãos do SENHOR; ele o dirige como um curso de água onde quiser. ”
5. As escrituras ensinam o controle de Deus sobre todos os desastres.
“Quando o desastre chega a uma cidade, o Senhor não o causou?” Amós 3: 6 ). Observe que Amós não qualifica isso como "alguns desastres", mas um desastre em geral.
6. As escrituras ensinam o controle de Deus sobre Satanás e o mal.
Na história de Jó, as Escrituras mostram Satanás recebendo permissão de Deus para atacar tudo o que Jó tinha, incluindo sua família ( Jó 1:12 ).
Como a água derramada em uma garrafa de plástico “se conforma” com a garrafa, tudo “se conforma” com a vontade de Deus e é de algum modo predeterminado (cf. Ef 1:11 ). De fato, ele está energizando tudo para o seu propósito. Isso é realmente um mistério!
Interpretação Pergunta: Como Deus pode estar no controle de tudo - incluindo as escolhas do homem e o mal no mundo - e ainda assim ser justo?
Uma escritura que pode nos ajudar a entender a soberania de Deus é Colossenses 1:17 : "Ele é antes de todas as coisas, e nele todas as coisas se mantêm juntas". Cristo mantém nosso corpo unido, bem como os anjos e demônios, átomos e tudo mais. Nada pode funcionar sem a energia dele. Portanto, nada pode agir além de seu controle. Deus não é como um relojoeiro, que faz algo que opera por conta própria, além de seu criador. As escrituras ensinam o controle total de Deus sobre a criação em todos os momentos ( Ef 1 : 11).
Com tudo isso dito, embora a Escritura ensine a soberania de Deus, ela também ensina que Deus não pode ser responsabilizado pelo pecado, ele não tenta o homem, e esse homem é responsável por suas próprias escolhas. “Quando tentado, ninguém deve dizer: 'Deus está me tentando.' Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta a ninguém ”( Tiago 1:13 ). Novamente, isso é um mistério.

As “duas vontades” de Deus

Outro conceito que pode nos ajudar a conciliar essa difícil verdade da soberania de Deus sobre as escolhas do homem e sua soberania sobre o mal é considerar a vontade de Deus. Muitos teólogos analisam a vontade de Deus em duas partes: sua vontade moral, ou perfeita, e sua vontade soberana. Nem tudo na vontade moral de Deus acontece. Por exemplo, as Escrituras dizem que Deus não está disposto a "perecer, mas que todos venham ao arrependimento", e ele deseja que todos os homens sejam salvos ( 2 Pedro 3: 9 , NVI, 1 Tim 2: 4 ). No entanto, nem todos serão salvos. Alguns perecerão, mesmo que essa não seja a perfeita vontade de Deus (cf. Mt 25:41 ). A vontade moral ou perfeita de Deus nem sempre acontece.
É vontade de Deus que crianças pequenas sejam abusadas? Não. É sua vontade que caíssemos em pecado? Não. Não é a perfeita vontade de Deus. Mas de alguma forma, na vontade soberana de Deus, é. Até a morte de seu Filho foi predestinada ( Atos 2:23 ). Deus trabalha em todas as coisas e usa tudo "para o bem daqueles que o amam" ( Romanos 8:28 ). Ele energiza todas as coisas de acordo com o propósito de sua vontade ( Ef 1:11 ), e o faz de tal maneira que não pode ser responsabilizado pelo mal, justamente responsabilizando homens e anjos por suas ações. Novamente, este é um mistério nas Escrituras - mas é um mistério necessário que aceitemos para nos alegrarmos nas provações. Deus está no controle e ele trabalha todas as coisas para o nosso bem - até as más.
Paulo conseguiu se alegrar e cantar na prisão porque se concentrou na soberania de Deus. Ele viu Deus no controle de sua eleição para a salvação, e também viu Deus no controle de suas circunstâncias infelizes. Ele tinha paz e alegria enquanto estava na prisão, aguardando uma possível sentença de morte porque via Deus totalmente no controle - não o diabo, nem os homens maus. Como ele diz em Romanos 8:28 , "E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, que foram chamados de acordo com seu propósito".
Foi essa teologia que deu a Joseph paz na presença daqueles que o venderam para a escravidão. Ele disse a seus irmãos: “O que você quis dizer com mal, Deus quis dizer com bem” ( Gênesis 50:20 , paráfrase). O mesmo aconteceu com Jó. Em vez de ficar zangado com quem o roubou ou com a morte de seus filhos, ele simplesmente disse: “O Senhor dá e ele tira. Bendito seja o nome do Senhor ”( Jó 1:21 , paráfrase). Quem não entende ou se concentra na soberania de Deus vê apenas o diabo e o povo. Em vez disso, eles se concentram neles e isso tira a alegria deles - a música deles. Mas Jó e José se concentraram na soberania de Deus, e Paulo também.
Com tudo isso dito, Paulo não apenas viu a soberania de Deus, mas também viu a responsabilidade humana. Ao continuar elogiando a eleição do crente, ele diz:
para que nós, que fomos os primeiros a ter esperança em Cristo, possamos ser para o louvor de sua glória. E você também foi incluído em Cristo quando ouviu a palavra da verdade, o evangelho da sua salvação. Tendo crido, você foi marcado nele com um selo, o prometido Espírito Santo, que é um depósito que garante nossa herança até a redenção daqueles que são possessão de Deus - para o louvor de sua glória. Efésios 1: 12-14 )
Curiosamente, nesta seção, ele fala primeiro aos judeus e depois aos gentios. Ele diz: “para que nós [judeus] que fomos os primeiros a esperar em Cristo” (v.12) e “vocês [gentios] também estivessem incluídos em Cristo quando ouviram a palavra da verdade” (v. 13). Ao falar aos judeus que primeiro depositaram sua esperança em Cristo e depois aos gentios que ouviram a palavra da verdade e creram, Paulo está reconhecendo a responsabilidade humana - embora seja secundária à soberania de Deus. Os judeus e gentios responderam porque foram escolhidos e predestinados de acordo com o propósito daquele que trabalha tudo de acordo com o propósito de sua vontade. Esta é uma visão equilibrada. Focar na soberania de Deus não é uma negação do esforço ou da responsabilidade humana, nem mesmo da obra do maligno. Pelo contrário, é um reconhecimento de quem está finalmente no controle.
Sim, reconhecemos nosso pecado, as falhas dos outros e a obra do maligno - mas não aparte do governo soberano de Deus, que trabalha tudo para o bem daqueles que o amam. Na soberania de Deus, ele pode até usar o meu pecado, os fracassos dos outros e a tentação do maligno de me transformar na imagem de seu Filho, que ele predestinou antes do tempo ( Rm 8: 28-29 ). É assim que podemos viver em louvor enquanto sofremos. Devemos ver Deus como soberano e no controle sobre os eventos de nossas vidas.
Você vê Deus como soberano? Ou você tende a se concentrar mais nos homens e no diabo do que em Deus? É aquele que se concentra na soberania de Deus que pode cantar em uma cela de prisão.
Inscrição Pergunta: Por que o entendimento da soberania de Deus é importante para nossas vidas espirituais?
1. É importante para a oração.
Se Deus não está no controle, por que orar? Por que orar a um Deus que não controla tudo? Como você pode ter fé que suas orações serão respondidas se Deus não estiver absolutamente no controle?
2. É importante para o conforto.
Como você pode se confortar em um mundo que é ímpio - cheio de demônios e homens maus - a menos que tenha a confiança suprema de que Deus está finalmente no controle? Se você não acredita na soberania de Deus, provavelmente será uma pessoa amarga, zangada ou, pelo menos, queixosa. Quando Simei amaldiçoou Davi, quando ele fugiu de Absalão, os soldados de Davi quiseram matar Simei. Davi respondeu: “Deus disse a ele para amaldiçoar, que amaldiçoasse (parafraseando)” ( 2 Sm 16:11 ). Davi viu Deus no controle das maldições dos homens maus e confiou nos propósitos de Deus. Em vez de se tornar amargo, irado e vingativo como seus homens, Davi confiou em Deus.
Jó era o mesmo. Quando ele perdeu sua família e carreira, ele disse: “O Senhor dá e ele tira; bendito seja o nome do Senhor (paráfrase). ” Os que não têm essa doutrina não terão conforto.
3. É importante para a fé.
Podemos viver e ministrar em confiança, porque o Deus Soberano nos proverá, nos protegerá e nos capacitará. Ele é nosso pastor e não nos faltará ( Salmo 23 ). Ele provê os lírios do campo e os pássaros do ar, e certamente proverá para nós ( Mt 6: 25-34 ).
Inscrição Perguntas: Como o entendimento da soberania de Deus o conforta ou encoraja? Como podemos manter um equilíbrio adequado quando consideramos os eventos à luz da soberania de Deus, da responsabilidade do homem e da obra do maligno?

Para Viver Louvado, os Crentes Devem Focar no Ministério do Espírito Santo

Tendo crido, você foi marcado nele com um selo, o prometido Espírito Santo, que é um depósito que garante nossa herança até a redenção daqueles que são possessão de Deus - para o louvor de sua glória. Efésios 1:13 b-14)
Observação Perguntas: Que termos Paulo usa para descrever o Espírito Santo em Efésios 1:13 b-14, e o que eles significam?
A próxima causa de alegria de Paulo é o ministério do Espírito Santo na vida do crente. Deus deu a cada crente o Espírito Santo, e ele tem muitos papéis na vida do crente. Aprendemos muito sobre esses papéis pelas palavras que Paulo usa para o Espírito: "selo" e "depósito".
Interpretação Pergunta: O que a palavra “selo” nos diz sobre a obra do Espírito Santo na vida do crente?
1. Como selo, o Espírito Santo representa autenticidade - ele prova que a salvação do crente é real.
John MacArthur diz o seguinte:
O selo de que Paulo fala aqui se refere a uma marca oficial de identificação que foi colocada em uma carta, contrato ou outro documento importante. O selo geralmente era feito de cera quente, que era colocada no documento e depois impressa com um anel de sinete. O documento foi assim identificado oficialmente com e sob a autoridade da pessoa a quem o sinete pertencia.2 
O Espírito Santo autentica o crente. Romanos 8: 9 diz: "Se alguém não tem o Espírito de Cristo, ele não pertence a Cristo". O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus ( Rm 8:16 ). Ele nos autentica, mudando-nos, tornando-nos mais à imagem de Cristo. Ele nos dá novos desejos - deseja orar, servir, amar a Deus e aos outros e ler sua Palavra. Se um crente que professa não tem esses afetos sagrados, ele não é verdadeiramente salvo - está sentindo falta do selo do Espírito Santo.
2. Como um selo, o Espírito Santo representa a propriedade de Deus.
Naqueles dias, escravos e gado traziam os selos de seus donos. O Espírito Santo não apenas autentica o crente, mas também demonstra a propriedade de Deus.
3. Como um selo, o Espírito Santo representa a segurança do crente.
Os selos também foram usados ​​como uma forma de segurança. Freqüentemente, reis ou outras pessoas com autoridade selavam algo para dizer que não deveria ser tocado ou adulterado. Os comentários de John MacArthur também são úteis aqui:
Nos tempos antigos, o selo de um rei, príncipe ou nobre representava segurança e inviolabilidade. Quando Daniel foi jogado na cova dos leões, o rei Dario, juntamente com seus nobres, colocou seus selos na pedra colocada sobre a entrada da cova, “para que nada pudesse mudar em relação a Daniel” ( Dan. 6:17 ) . Qualquer pessoa, exceto o rei, que quebrou ou perturbou esse selo, provavelmente teria perdido sua vida. De maneira semelhante, o túmulo onde Jesus foi sepultado foi selado. Temendo que os discípulos de Jesus pudessem roubar Seu corpo e reivindicar falsamente Sua ressurreição, os líderes judeus obtiveram a permissão de Pilatos para colocar um selo na pedra e guardá-lo com soldados ( Mt 27: 62–66 ).3
Essa é uma das razões pelas quais sabemos que a salvação do verdadeiro crente é segura. O Espírito Santo o sela. Considere o que Paulo diz em Efésios 4:30 : "E não entristece o Espírito Santo de Deus, com quem você foi selado para o dia da redenção". Embora tenhamos sido redimidos da escravidão para o pecado, nossa redenção final aguarda nossos corpos ressuscitados. O Espírito Santo nos sela até que o trabalho final aconteça, assim como Jesus e o Pai:
Minhas ovelhas ouvem minha voz; Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e eles nunca perecerão; ninguém pode arrancá-los da minha mão. Meu Pai, que me deu, é maior que tudo; ninguém pode arrancá-los da mão de meu pai. Eu e o Pai somos um. João 10: 27-30 )
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo asseguram e protegem a salvação do crente.
4. Como um selo, o Espírito Santo representa autoridade.
Ter um anel ou selo de sinete do rei significava manter seu poder e autoridade (cf. Ester 8: 8-12 ). Do mesmo modo, o selo de Deus nos crentes representa sua autoridade para ensinar a Palavra de Deus, defendê-la, usar seus dons espirituais para edificar o reino de Deus, etc. Cristo disse isso quando subiu ao céu:
“Toda autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vá e faça discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo que eu lhe ordenei. E certamente estou sempre com você, até o fim dos tempos. Mateus 28: 18-20 )
Por termos sido selados com o Espírito Santo, temos a autoridade do rei para realizar seu ministério.
Interpretação Pergunta: O que significa receber o Espírito Santo como um "depósito"?
Paulo não apenas disse que o Espírito Santo era um selo, mas também um “depósito que garante nossa herança até a redenção dos que são posses de Deus” ( Ef 1:14 ). O Espírito Santo assegura nossa herança.
Deve-se notar que "nossa herança" também pode ser traduzida como "foram feitas uma herança".4 Pode significar que Deus nos deu uma herança ou que somos herança de Deus. Em Efésios 1:18 , ele focaliza os crentes como uma herança para Deus: “Oro também para que os olhos do seu coração sejam iluminados, a fim de que você conheça a esperança para a qual ele te chamou, as riquezas de sua gloriosa herança. nos santos. ” Contudo, o contexto aqui (Efésios 1: 3 - "nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais") aponta para interpretar o versículo 14 como "nossa herança", como na NVI.)
Agora, de que maneira o Espírito Santo é um depósito?
1. Como um depósito, o Espírito Santo garante nossa herança futura.
A palavra depósito pode ser traduzida como "sincera" ou mesmo "anel de noivado".5 Um anel de noivado é uma promessa para casamento futuro. Um sério é "o adiantamento para garantir a compra final de alguma mercadoria ou propriedade".6 Quando uma pessoa comprava um imóvel naqueles tempos, depositava dinheiro real. Isso garantiu que o resto do dinheiro estava chegando. Se ele não pagasse, perderia a sério. Chamamos isso de "adiantamento" hoje.
O Senhor nos deu o Espírito Santo como garantia de que receberemos todas as bênçãos espirituais em Cristo na íntegra.
2. Como depósito, o Espírito Santo é um antegozo de nossa herança no céu.
Um pagamento sério fazia parte de um pagamento futuro. Do mesmo modo, o Espírito Santo é um antegozo de nossa futura herança celestial. “Pois o reino de Deus não é questão de comer e beber, mas de justiça, paz e alegria no Espírito Santo” ( Romanos 14:17 ). O céu estará cheio de justiça, paz e alegria, todas as bênçãos que o Espírito Santo deseja nos dar agora. Ele quer se livrar do pecado em nossas vidas e nos encher de retidão, e nos dar paz e alegria - não importando as provações que encontrarmos. Nossa experiência atual no Espírito Santo é uma amostra da nossa recompensa celestial.
Como podemos cantar durante nossas provações? Podemos cantar porque Deus nos deu uma herança. Ele nos selou e está nos protegendo. Ele nos deu sua autoridade para usar em sua glória. Ele confirmou que somos dele. Ele nos deu um gosto e uma garantia do céu. Enquanto Paulo estava na prisão, ele teve um gostinho de sua herança no céu através da obra do Espírito Santo. Embora ele tivesse perdido tudo o mais, ele tinha tudo em Cristo e através da obra do Espírito Santo. Isso é verdade para nós também. Vamos cantar por causa de nossa herança celestial, da qual podemos desfrutar agora.
Inscrição Perguntas: De que maneira o papel do Espírito Santo como selo e depósito o conforta ou incentiva? Como podemos aplicar melhor essas realidades à nossa vida e ministério?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar na glória de Deus

para que nós, que fomos os primeiros a ter esperança em Cristo, possamos ser para o louvor de sua glória. E você também foi incluído em Cristo quando ouviu a palavra da verdade, o evangelho da sua salvação. Tendo crido, você foi marcado nele com um selo, o prometido Espírito Santo, que é um depósito que garante nossa herança até a redenção daqueles que são possessão de Deus - para o louvor de sua glória. Efésios 1: 12-14 )
Finalmente, Paulo se concentra na glória de Deus. "Glória" refere-se ao peso de algo, ou à grandeza de uma pessoa ou coisa. Nos versículos 12 e 14, ele diz que a razão última pela qual Deus nos salva é para o louvor de sua glória. A salvação não tem a ver com o homem; é sobre Deus e sua glória. Deus é glorificado através de nossa salvação, porque isso só poderia acontecer através de sua iniciativa em eleger e salvar o homem. A salvação glorifica a Deus porque foi através de sua sabedoria e poder que esse plano foi feito e realizado.
De fato, isso é mencionado várias vezes ao longo da carta. Uma das maneiras pelas quais a salvação do homem glorifica a Deus é demonstrando a graça e a sabedoria de Deus para os anjos no céu. Veja estes versículos:
E Deus nos levantou com Cristo e nos assentou com ele nos reinos celestiais em Cristo Jesus, para que, nas eras vindouras, ele mostre as riquezas incomparáveis ​​de sua graça, expressadas em sua bondade conosco em Cristo Jesus. Efésios 2: 6-7 )
Sua intenção era que agora, através da igreja, a múltipla sabedoria de Deus fosse divulgada aos governantes e autoridades nos reinos celestiais ( Efésios 3:10 ).
A quem Deus está demonstrando sua graça e sabedoria? Os anjos. Quando os anjos demoníacos caíram no céu, os anjos nunca viram a graça de Deus. Eles viram o perfeito julgamento e ira de Deus sobre os demônios. Mas no homem, eles vêem a graça de Deus - favor imerecido - enquanto ele salva um povo que não merece. Eles também vêem sua sabedoria, pois isso foi planejado antes do tempo. A salvação é, em última análise, uma obra que glorifica a Deus. Às vezes, as igrejas pregam o evangelho como se a salvação fosse o propósito último de Deus e das Escrituras. Não - a glória de Deus é. Salvar o homem é um meio de glorificar a Deus e revelar suas características a todos, inclusive aos anjos.
Paulo foi capaz de cantar na prisão porque viu que o objetivo final de sua vida era glorificar a Deus. Ouça, se o objetivo final de sua vida é conforto, felicidade e alegria, você não será capaz de cantar durante suas provações; em vez disso, você se preocupará, reclamará e ficará amargo.
Somente aqueles que percebem que Deus está finalmente no controle e que tudo está em conformidade com o plano de Deus para trazer glória a si mesmo, o elogiam mesmo durante as provações. Eles dizem: “Se meu sofrimento traz glória a Deus, que assim seja. Se minha perseverança traz glória a Deus, que assim seja. Se minha prosperidade traz glória a Deus, que assim seja. Mas que tudo na minha vida seja para a glória de Deus. ” Esse é o tipo de coração e o tipo de foco que pode louvar a Deus em todas as provações.
Qual é o seu foco? É a sua felicidade, seu sucesso e sua glória? Nesse caso, você não poderá cantar durante as provações, como Paulo fez. "Então, se você come ou bebe ou o que quer que faça, faça tudo pela glória de Deus." 1 Cor 10:31 ).
Amém. Seja assim.
Inscrição Questão: Como podemos viver para a glória de Deus?
1. Vivemos para a glória de Deus, fazendo o nosso melhor nos empreendimentos para os quais ele nos chamou.
“Faça o que fizer, trabalhe com todo o coração, como trabalhando para o Senhor, não para os homens ( Cl 3:23 ).
2. Vivemos para a glória de Deus confiando nele em tudo.
“Confie no SENHOR com todo o seu coração e não se apóie no seu próprio entendimento” ( Pv 3: 5 ).
3. Vivemos para a glória de Deus, submetendo-lhe a tudo.
Como Cristo, devemos orar: "Não é a minha vontade, mas a tua vontade" ( Lucas 22:42 , paráfrase).
4. Vivemos para a glória de Deus procurando refleti-lo em tudo o que fazemos.
“Sede imitadores de Deus, portanto, como filhos amados” ( Ef 5: 1 ). Quando imitamos a Deus, nós o glorificamos.
5. Vivemos para a glória de Deus agradecendo-o em tudo e adorando-o, como Paulo fez.
"Agradeça em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus" (1 Ts 5:18 ).
Inscrição Perguntas: O que torna difícil viver uma vida totalmente focada na glória de Deus? Por que é tão fácil se distrair com isso? Como Deus está desafiando você a tornar a glória dele seu foco em tudo, até nas provações?

Conclusão

Como podemos viver uma vida de louvor, mesmo durante as provações? Em Efésios 1: 3-14 , vemos o cântico de louvor de Paulo na prisão. Com isso, aprendemos:
  1. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu novo lar - os reinos celestiais.
  2. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas bênçãos espirituais.
  3. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua união com Cristo.
  4. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas eleições.
  5. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua adoção como filhos.
  6. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar na abundante graça de Deus.
  7. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua redenção.
  8. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu perdão.
  9. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu discernimento espiritual.
  10. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar na soberania de Deus.
  11. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar no ministério do Espírito Santo.
  12. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar na glória de Deus.
Direitos autorais © 2016 Gregory Brown

1 MacArthur, JF, Jr. (1986). Efésios (pp. 31–32). Chicago: Moody Press.
2 MacArthur, JF, Jr. (1986). Efésios (p. 34). Chicago: Moody Press.
3 MacArthur, JF, Jr. (1986). Efésios (pp. 34–35). Chicago: Moody Press.
4 MacArthur, JF, Jr. (1986). Efésios (p. 30). Chicago: Moody Press.
5 MacArthur, JF, Jr. (1986). Efésios (p. 36). Chicago: Moody Press.
6 Wiersbe, WW (1996). O comentário da exposição da Bíblia (Vol. 2, p. 13). Wheaton, IL: Livros Victor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado