Jesus é nossa bandeira da vitória



Quando comemoramos a Páscoa, celebramos o maior triunfo de toda a história. Através da morte e ressurreição de Cristo, Ele derrotou para sempre o poder do pecado e da morte e todos os seus efeitos secundários, e escolheu dividir a vitória conosco. Nesta semana de Páscoa, vamos conhecer mais profundamente algumas fortalezas que Ele conquistou, refletir sobre a batalha que Ele lutou por nós e louvá-Lo como sendo a nossa Bandeira da Vitória.


Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus pela primeira vez e comeram o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal no jardim do Éden, o pecado tornou-se parte da natureza do homem. Desde então, os humanos nascem naturalmente separados de Deus por causa desse pecado. Porque Ele é perfeito, Deus simplesmente não pode estar perto do pecado. Frequentemente, no Antigo Testamento, os Israelitas tinham de sacrificar um cordeiro perfeito para expiar os pecados. A oferta tinha de ser perfeita para cobrir a dívida do pecado - era a única forma que uma pessoa tinha para estar perante Deus.

Jesus é muitas vezes referido como o "Cordeiro de Deus", porque o Seu sacrifício na cruz cobriu o pecado da humanidade. Um dos várias milagres da cruz foi a reversão da maldição do pecado de Adão e Eva: assim como apenas um ato de pecado separou toda a humanidade de Deus, o sacrifício feito por uma pessoa perfeita cobriu o pecado de todas as pessoas e abriu o caminho para reconciliação. Porque Jesus Se ofereceu por nós, nós temos a oportunidade de ter um relacionamento com Deus novamente. Quando Deus olha para nós, Ele não vê o nosso pecado - Ele vê a justiça do Seu Filho.

Ao entrarmos nesta semana de Páscoa, passe algum tempo a refletir sobre o dom incrível que Jesus nos deu quando Ele deu a Sua vida para cobrir o nosso pecado. O apóstolo Paulo começa Romanos 6:23 por dizer, "o pecado paga-se com a morte." Nós estavamos essencialmente mortos no nosso estado de iniquidade, destinados a uma separação eterna de Deus. Mas Paulo continua o versículo com a verdade máxima redentora: "mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em união com Cristo Jesus, nosso Senhor." Graças a Jesus, a dívida do nosso pecado foi paga, e nós podemos passar a eternidade na presença de Deus!

Da mesma forma, como Jesus nos cobriu com a Sua justiça, nós somos livres do poder do pecado nas nossas vidas. Não permita ser escravizado pela sua velha natureza pecaminosa. Jesus ganhou a vitória sobre o pecado, e Ele partilhou livremente essa vitória consigo! É para a liberdade que Jesus o libertou. Ande nela!


Vitória Sobre a Culpa

Um dos objetivos de Satanás é que vivamos na escuridão da culpa pelos nossos passados. Satanás sabe que, mesmo que acreditemos que Jesus morreu por nossos pecados, se ainda carregarmos a culpa, não recebemos verdadeiramente a bênção e a liberdade do Seu perdão. Viveremos à sombra do nosso pior pecado. Em João 9:5, Jesus refere a Si mesmo como sendo a Luz do mundo, mas em Mateus 5:14 e 16, Jesus também diz: "Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte...Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu." Jesus jamais esperaria que fôssemos a luz da Sua glória sem ter nos dado um caminho para sair da escuridão da culpa.

Salmo 103:10-12 nos diz que o amor de Deus por nós é muito maior do que podemos imaginar e que Ele afastou o pecado de nós para tão longe que não conseguimos sequer conceber tamanha distância. Quando Jesus morreu na cruz, Ele levou o peso do pecado daqueles que creem para sempre. Agora podemos receber o Seu perdão livremente, viver sem culpa e nos sentir aceitos e adotados na presença de Deus.

Ao nos aproximarmos da comemoração pela ressurreição de Jesus, lembremos que a Sua morte não só adquiriu o perdão dos nossos pecados, mas também a autoridade para remover o peso da culpa. A dívida do pecado, até mesmo do seu pior pecado, foi paga com o sangue de Jesus. Caminhe na liberdade Dele hoje!

Vitória Sobre a Vergonha
O inimigo adora falar. A Palavra de Deus diz que Satanás anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Em Apocalipse, é dito que ele é o acusador; que ele nos acusa diante de Deus dia e noite. Satanás é astuto e ele sabe que uma das melhores formas de matar, roubar e destruir o potencial que Deus nos deu é criar um comentário sobre o nosso pecado que irá nos levar ao eterno pensamento de que não temos valor. Ele quer que vivamos sob o peso da vergonha.

Veja, a culpa trata do que fizemos, mas a vergonha se refere a quem somos. Muitos de nós aceitam o perdão de Deus para o que fizemos, mas continuam permitindo que o inimigo nos acuse e nos cale com suas mentiras sobre quem sempre fomos e seremos. Essas mentiras nos paralisam, impedindo que abracemos e caminhemos no propósito de Deus para as nossas vidas. Somos chamados a usar os dons e talentos que Deus nos deu para fazer a diferença neste mundo, mas se não conseguirmos nos libertar da vergonha e do senso de não-valia, nunca conseguiremos plenamente conquistar aquilo para o qual Ele nos criou.

Quando Jesus trocou o nosso pecado pela Sua retidão na cruz, Ele nos fez totalmente novos. Quem éramos antes não tem mais nenhum poder sobre quem somos hoje. Somos filhos de Deus, totalmente perdoados, cobertos pela graça, empoderados para fazer boas obras para a Sua glória. Só isso já forma a nossa identidade. A voz da vergonha que contradiz essa verdade é simplesmente uma mentira.
Durante esta semana da Páscoa, lembre-se do que Deus fala ao seu respeito, Seu filho e leve cativo qualquer pensamento que não se alinhe com a Sua Palavra. Jesus veio para que tivéssemos vida abundante. Lance fora a vergonha e busque viver a plenitude do seu propósito divino!

Vitória Sobre a Tentação
Não precisamos de ninguém para nos lembrar que a tentação é real – nunca antes o mundo esteve tão prontamente disponível ao clique de um botão. Mas nós já paramos para pensar nas maneiras específicas pelas quais Satanás nos tenta? Precisamos entender como a tentação funciona, para que possamos nos defender melhor.

Em Gênesis, Satanás tentou Eva, questionando a Palavra de Deus e Seus motivos, e a resposta dela trouxe pecado e morte ao mundo. Em 2 Samuel, o rei Davi escolheu ficar em casa durante "o tempo em que os reis partem para a guerra", enviando outros para lutar em seu lugar. Se Davi estivesse onde Deus o havia chamado, ele nunca estaria sozinho no telhado para ver Bate-Seba. Como resultado, vemos infidelidade e assassinato introduzidos na história de Davi. E quando o Espírito levou Jesus ao deserto em Mateus 4, Satanás tentou o próprio Filho de Deus citando as Escrituras.

O inimigo está constantemente trabalhando para nos fazer questionar a Palavra de Deus, Seu plano e Seu amor por nós. Se Satanás puder nos prender nessa conversa, será uma ladeira escorregadia que introduzirá caos e dor em nossas vidas. Mas Jesus sabe como é experimentar a tentação de questionar Deus – de fato, Ele passou por todo tipo de tentação que experimentamos – e criou um caminho para que rejeitemos a tentação e caminhemos em liberdade. Quando Jesus pagou a dívida de nossos pecados na cruz, Ele quebrou o poder do inimigo sobre a humanidade. Por causa de Seu sacrifício, não estamos mais sujeitos à autoridade de Satanás!

É importante notar que caminhar na vitória de Jesus sobre a tentação exige grande intencionalidade de nossa parte. Precisamos reconhecer diariamente que o inimigo tentará retomar seu antigo território em nossas vidas, por isso precisamos responder nos mantendo alerta, criar defesas para proteger nossa vida de liberdade em Jesus, pedir ajuda a Deus diante da tentação e nos cercar de amigos cristãos que nos responsabilizarão. O apóstolo Paulo disse, em Efésios 6, que precisamos vestir ativamente a armadura de Deus para que possamos resistir aos planos do diabo.

Ao continuarmos nesta semana da Páscoa, lembre-se de que Jesus removeu o poder do inimigo sobre a sua vida. Ore Efésios 6:10-18 e vista Sua armadura todos os dias. Agradeça a Deus por lhe dar forças para viver livre da tentação e pergunte a Ele se há alguma área em que seu nível de alerta precise aumentar. Ele o ajudará a identificar onde você é fraco e o capacitará a se posicionar contra o inimigo. Na vitória de Jesus, você não será vencido!

Vitória Sobre a Morte 
Quando Cristo morreu por nossos pecados e comprou nosso perdão, Ele nos salvou de uma eternidade separados de Deus. Ele substituiu a desesperança da morte por uma esperança viva em um futuro eterno na presença do Senhor. E quando ressuscitou da sepultura, Jesus mostrou Sua vitória final sobre a morte, provando que o poder dela não é nada em comparação com o Seu. Em Apocalipse 1:18, Ele declarou: “Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos.

Embora a morte seja uma realidade difícil para nós nesta vida, à medida que experimentamos a dor de perder aqueles que estão próximos a nós e, eventualmente, temos que lidar com nossa própria mortalidade terrena, agora podemos nos ancorar na verdade de que Jesus possui as chaves da morte, e Ele criou um caminho para atravessarmos uma porta diferente para uma eternidade de vida. A morte na terra não é o fim da história. Há muito mais por vir! Jesus prometeu em João 11:25: “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.

Porque Jesus nos salvou da permanência da morte, não precisamos viver nossas vidas com medo. Somos livres para viver com ousadia e abundância, sabendo que, não importa o que aconteça aqui na terra, viveremos para sempre na presença de Deus e na comunidade de Sua família. Mesmo quando lamentamos pelos entes queridos, lamentamos com esperança, sabendo que, se eles depositaram sua fé em Jesus, nos reuniremos e experimentaremos a glória de Deus juntos.

Neste domingo de Páscoa, deixe que as implicações do triunfo de Jesus sobre a morte sejam absorvidas por seu coração e mudem sua perspectiva da fragilidade desta vida para a nossa eterna segurança no céu. A morte realmente não tem o poder de ferir! Celebre a vitória Dele, encha-se de gratidão e cresça em sua convicção de que todos na terra precisam ter a esperança do céu que você tem. Esse era o propósito de Jesus ao morrer pelos pecados de toda a humanidade: que nenhum de nós passasse a eternidade longe Dele. Não há maneira melhor de expressar sua gratidão pelo que Ele fez por você do que contar ao mundo sobre o amor Dele por todos. É assim que aproveitamos ao máximo esta vida. Então vá e viva ao máximo – porque Ele vive!

Vitória Sobre o Medo
Em nosso mundo de hoje, bombardeado com informações e cercado pelo que parece ser um fluxo interminável de notícias ruins, é fácil ficar sobrecarregado pelo medo. Temos medo do desconhecido, medo da dor e da perda, medo de não termos o que é necessário para ter sucesso. Mas quando o nosso inocente Salvador assumiu a cruz para pagar pelos nossos pecados, Ele nos mostrou um amor perfeito. O poder desse amor derrotou todos os efeitos colaterais do pecado e das trevas no mundo, incluindo o medo.

1 João 4:18 nos diz que “o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo”. Por meio de sua demonstração definitiva de amor na cruz, Jesus reivindicou vitória sobre o medo e nos convida a participar dessa vitória. Ele quer que vivamos com paz em nossa mente, coração e espírito. Mas cabe a nós receber e andar no poder vitorioso de Seu amor. Em Romanos 8:38, o apóstolo Paulo disse que estava convencido de que nada poderia nos separar do amor de Deus. Nós também temos a oportunidade de estarmos inabalavelmente confiantes no amor de Deus por nós e permanecermos na paz proporcionada por esse amor. Se você tiver um momento em que questione a extensão do amor de Deus por você, tudo o que precisa fazer é olhar para a cruz.

Quando o medo chegar, você tem que fazer uma escolha: deixá-lo tomar conta ou lembrar-se do vitorioso ato de amor de Jesus e escolher acreditar que Ele venceu a batalha por sua paz. Quando tudo parecer dar errado no seu mundo, mantenha-se firme na verdade de que o medo não tem poder sobre você. Reivindique a paz Dele, e siga em frente, confiante de que está totalmente coberto pelo Seu amor!

Vitória Sobre a Doença
A Palavra de Deus nos diz que pelas marcas de Jesus somos curados. Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele derrotou o pecado, a morte e a doença em todas as suas formas por toda a eternidade. É incrível que, através dele, participemos dessa vitória! Mas o que a vitória sobre a doença significa para nós enquanto ainda vivemos em um mundo caído?

Em todo o Novo Testamento, encontramos exemplos de curas incríveis realizadas por Jesus, bem como pelos apóstolos agindo no poder de Seu nome. Ao ler esses testemunhos de cura, pode ser fácil supor que Deus responderá às nossas orações sobre a doença de uma certa maneira: liberdade instantânea da dor, cura total de um diagnóstico incurável ou terminal ou uma vitória completa sobre a ansiedade. Então, o que fazemos quando nossa experiência não atende às nossas expectativas? Precisamos ter cuidado para não limitar a profundidade incrível que a cura pode ter.

O apóstolo Paulo nos disse em Romanos 8:28 que Deus usa todas as coisas para o bem daqueles que O amam. Isso não significa que tudo o que acontece é bom – a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte não eliminou todas as provações de nossas vidas na Terra. De fato, em João 16:33, Jesus prometeu que teríamos problemas neste mundo, e a doença é, sem dúvida, parte das dificuldades que enfrentamos. Enquanto Deus ainda intervém muitas vezes de maneiras milagrosas, não temos necessariamente a garantia de uma cura completa deste lado do céu. Mas podemos ter certeza da vitória eterna que nossa salvação garante. Passaremos a eternidade na presença de Deus, cheios de alegria e completamente livres de doença, pecado, morte, dor e ansiedade.

Não desanime com o que pode parecer uma oração sem resposta ou um resultado que não atenda às suas expectativas. Deus ouve suas orações e, em todas as coisas, Ele está trabalhando para o seu bem e Sua glória. Ao continuarmos nesta época da Páscoa, peça a Deus que lhe dê uma perspectiva eterna. Quando mantemos em mente a realidade do céu, somos capazes de orar com ousadia e andar com confiança em qualquer provação, sabendo que, independentemente do resultado, vencemos.







Gostaríamos de agradecer à Igreja de Highlands por fornecer este plano. Para maiores informações, visite o site: https://www.churchofthehighlands.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado