A perspectiva do cristão e a pandemia do COVID-19

Fonte: www.bible.org
Tradução: Denise Mardegan 
Versão dos versiculos: NVI

O direito de um cristão a seus direitos (1 Coríntios 8-10)

Os direitos de Filipenses e o bem de outros (Filipenses 2: 4-11)
No final da Segunda Guerra Mundial, Langdon Gilkey escreveu um livro intitulado Shantung Compound . Gilkey, junto com 2.000 outros "ocidentais", foi internado por seus captores japoneses em um acampamento presbiteriano na província chinesa de Shantung. O acampamento não foi projetado para lidar com tantos internos, mas a tarefa de Gilkey era alocar acomodações para todos os internos. Isso apresentou um desafio monumental. Também deu a Gilkey a oportunidade de observar o comportamento de seus colegas internos sob pressão. Seu livro descreve como as pessoas mudavam (às vezes para o bem; geralmente, de outra forma) quando estavam sob pressão.
Pelo que me lembro, Gilkey descreveu uma situação em que havia duas salas idênticas. Um dos quartos tinha 11 ocupantes, o outro 13. Parece um "acéfalo", não é? Mas os argumentos apresentados pelos moradores na sala de 11 pessoas (por não adicionar mais uma pessoa) foram incríveis. Em outro caso, havia uma acomodação com dois quartos. Um pastor insistiu que ele e sua esposa tivessem esse alojamento para que ele pudesse estudar, em vez de permitir que uma família com vários filhos morasse lá.
Está começando a se parecer com o composto Shantung nos Estados Unidos e em outros lugares, graças à pandemia COVID-19. Há um bom número de pessoas que insistem em exercer as liberdades de que desfrutavam anteriormente, embora isso possa ser prejudicial para os outros. Até alguns cristãos estão expressando esse ponto de vista do "Não me impeça de exercer meus direitos". A Bíblia desafia esse pensamento.
É um bom momento para revisar algumas passagens bíblicas e revisar a mentalidade cristã, e como isso deve impactar nossas vidas neste momento do “Shantung”. Vamos começar considerando a carta de Paulo aos coríntios, focando particularmente nos capítulos 8-10.
A questão em questão é "carnes oferecidas aos ídolos". Pelo que entendi, o assunto realmente não é sobre a carne em si (veja 1 Coríntios 10:27 ), mas sobre a participação na cerimônia de adoração de ídolos, onde essa carne é sacrificada, e a refeição é compartilhada com os “adoradores” (ver 1 Coríntios 10: 18-22Houve quem sugerisse um argumento aparentemente acadêmico que lhes permitia comer carnes de ídolos. No capítulo 8, versículos 4-6, alguns argumentaram dessa maneira: “Realmente existe apenas um Deus verdadeiro (nosso Deus) e, portanto, os ídolos não têm sentido, pois representam 'deuses' que nem sequer existem. E como a adoração a ídolos não é realmente a adoração a nenhum deus, isso não tem importância. Assim, é permitido participar de refeições de sacrifício de ídolos, incluindo a ingestão de sacrifícios de animais ali oferecidos. ”
Paulo não rejeita imediatamente esse argumento (o que ele fará mais tarde, no capítulo 10, e que já foi decidido no Conselho de Jerusalém ( Atos 15:20, 29 ).) Ele primeiro argumenta que, mesmo que essa fosse uma opção legítima, são aqueles para quem isso seria pecado.E se alguém comer carnes oferecidas aos ídolos encorajou alguém que achou errado fazê-lo de qualquer maneira (porque outros o fizeram), fazer com que esse irmão pecasse também seria pecado da nossa parte ( 1 Coríntios 8: 7-13 ).
Paulo se propõe a demonstrar a atitude cristã adequada em relação ao exercício das liberdades, usando a si mesmo e a Barnabé como exemplos. Ele e Barnabé, como apóstolos, tinham o direito legítimo e bíblico de serem sustentados em seu ministério - o que pressupunha renda suficiente para levar a esposa ( 1 Coríntios 9: 1 e segs.). Este foi um direito exercido pelos outros apóstolos (9: 4-5). Era um direito que tinha o apoio do Antigo e do Novo Testamento (9: 7-12). Não havia dúvida de que ser apoiado era um direito que Paulo e Barnabé poderiam legitimamente exercer.
E, no entanto, eles escolheram não aceitar (ou pedir) apoio financeiro, pelo bem do evangelho, e aqueles que possam adotá-lo para a salvação.
Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho.
Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!
Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.
Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo.
Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.
Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.
Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.
Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.
1 Coríntios 9:15-23
O raciocínio de Paulo é simples e fácil de seguir. Há um bom número de pessoas que pregam em prol do lucro egoísta (ver Atos 8: 9-23 ; 2 Pedro 2:15 ; Judas 1:11). Os incrédulos os observam (como alguns podem observar alguns televangelistas hoje) e concluem que todos os ministros cristãos devem estar nele apenas pelo dinheiro. Assim, receber apoio financeiro pode ser um obstáculo ao evangelho. E assim, para remover esse obstáculo (ou pelo menos minimizá-lo), Paulo se sustentava. De fato, Paulo trabalhou com suas próprias mãos para apoiar a si mesmo e aos outros ( Atos 18: 1-4; 20:34 *; 1 Coríntios 4:12 ; 1 Tessalonicenses 2: 9), pelo bem do evangelho. Como alguém poderia acusar Paulo de ser motivado por ganhos financeiros, quando seu ministério era um sacrifício financeiro?
Esse direito de receber apoio financeiro era legítimo e consistente com a prática dos ministros do Antigo Testamento e apóstolos do Novo Testamento. No entanto, Paulo deixou isso de lado por causa do evangelho e por aqueles que seriam salvos por meio dele. Isso tornou a vida e o ministério mais difíceis para Paulo? Sim, mas Paulo estava convencido de que valia a pena o sacrifício. Eu acredito que esta declaração de Paul resume isso,
 "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.
1 Coríntios 6:12
"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.
1 Coríntios 10:23
A vida cristã exige renunciar a certos direitos e liberdades para o benefício de outros, embora às nossas custas. Jesus chamaria isso de "tomar nossa cruz".
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Filipenses 2:4-11 , grifo meu).
As coisas não estavam indo "sem problemas" para Paulo ou para os filipenses:
pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,
já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.
Filipenses 1:29,30 (grifo meu)
Alguns dos santos filipenses estavam em desacordo com seus irmãos 
O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.
Filipenses 4:2,3
 O chamado de Paulo à unidade é baseado na prática da humildade - colocando os interesses dos outros acima dos nossos próprios desejos. O exemplo supremo é o de nosso Senhor Jesus, Sua encarnação e morte sacrifical pelos pecadores.
No Complexo Shantung, e em muitas partes do mundo hoje, as pessoas estão buscando seus próprios interesses e exigindo seus "direitos", apesar do impacto que isso possa ter sobre os outros. No capítulo 2 de Filipenses, Paulo continuará mostrando como a humildade funciona em termos de ministério para os outros. Timóteo, ao contrário de muitos outros, coloca os interesses dos santos filipenses acima dos seus, e assim Paulo o envia, com a recomendação de que ele é um homem que realmente se preocupa com o bem-estar deles (2: 19-20). Epafrodito também era um homem que modelava humildade. Ele colocou sua própria vida em risco indo ministrar às necessidades de Paulo (2: 25-30). E depois há Paulo, que, preocupado com os santos, mandou embora os dois homens que mais o teriam beneficiado, se ele os tivesse mantido com ele para ministrar às suas necessidades.
Nestes dias em que o sacrifício pessoal é desesperadamente necessário, consideremos cuidadosamente quais direitos podemos e devemos reservar para o bem dos outros e para a glória de Deus 
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado