Cristãos, parem de divulgar Fake News!

How to Spot Fake News - FactCheck.org
CS Lewis uma vez alertou os cristãos,
"Suponha que alguém leia uma história de atrocidades imundas no jornal. Então, suponha que algo apareça sugerindo que a história pode não ser verdadeira, ou não tão ruim quanto foi revelada. É o primeiro sentimento de alguém: 'Graças a Deus, mesmo que eles não sejam tão ruins assim', ou é um sentimento de decepção e até uma determinação de se apegar à primeira história pelo puro prazer de pensar que seus inimigos são tão ruins quando possível? Se é o segundo, receio que seja o primeiro passo de um processo que, se seguido até o fim, nos transformará em demônios. Veja bem, começa-se a desejar que o preto fosse um pouco mais preto. Se dermos esse desejo a sua cabeça, mais tarde desejaremos ver o cinza como preto, e depois ver o próprio branco como preto. Finalmente, insistiremos em ver tudo - Deus e nossos amigos e nós mesmos - como ruins”.
Essa é uma afirmação bastante terrível, mas dados os eventos recentes dificilmente poderia ser mais apropriado. O medo, a raiva e o nojo estão em alta fervura no nosso Brasil à muito tempo e muitas pessoas, inclusive cristãos,  estão no limite. Em momentos como esse, é tentador ignorar o aviso de Lewis e aproveitar qualquer informação que valide nossa frustração. No entanto, como cristãos emotivos são geralmente cristãos ingênuos. 
Somente neste mês, os crentes entraram em frenesi com várias histórias de "notícias" que acabaram se tornando invenções completas. Isto na política, na saúde, em fofocas de artistas, etc...

Há um tempo atrás, nos Estados Unidos surgiu uma noticia  afirmando que os pastores estão sendo presos por se recusarem a oficiar um casamento entre pessoas do mesmo sexo. Detalhe, esta noticia não foi vinculada em nenhum dos principais sites de noticias americanos, apenas em sites pequenos, e foram se alastrando pelas mídias, chegando inclusive aqui no Brasil. E até hoje ainda tem gente achando que é verdade. 

Uma das primeiras coisas que temos que checar para não sermos divulgadores de mentiras, ou se preferir usar um vocabulário mais contemporâneo, de "fake news" é exatamente verificar a fonte da informação. Na dúvida, não divulgue.. 

Outra noticia norte americana que vazou  muito por aqui foi de um homossexual que estava processando a Bíblia em virtude de versículos considerados homofóbicos.  Cheguei a assistir pregação onde os pastores falavam da perseguição aos cristãos usando esta estória (isto mesmo "estória", com e, pois se trata de numa invenção). 
A verdade é que um homosexual "desejou" processar a Bíblia no ano de 2008, mas nunca foi aberto processo algum pois os tribunais rejeitaram esta ação na mesma hora. Porém, até hoje tem gente contando esta "estória". 
Como cristã eu entendo que muitas vezes questionamos as atitudes da nossa sociedade, e muitos crentes pensam que é apenas uma questão de anos antes que nossos direitos religiosos sejam perdidos. No entanto, isso não é desculpa para criar pânico moral, falsa indignação e fake news. 
A Bíblia nos chama a viver com integridade e honestidade:
Provérbios 28:18 ) 
Enfrentar todos os novos desafios com sabedoria e entendimento 
Provérbios 16:16 ). 

Se não podemos confiar que somos verdadeiros, como podemos esperar compartilhar as Boas Novas de Cristo?
Você já prejudicado por fake news? 
Você é divulgador de fake news?
Lembre-se, nosso Deus é soberano em todas as coisas, a quem devemos temer?



Referencia Bibliografica: Duncan, Ryan. Disponível em:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado