Vinho, azeite e pão



No salmo 104, entre muitas outras verdades, vemos que o Espírito Santo de Deus é quem dá todas as formas de vida. “Envias o teu espírito, eles são criados” (v. 30). 

E no Credo Niceno, que recitamos hoje, confessamos que cremos “no Espírito Santo, o Senhor, o doador da vida ”. Ele foi quem meditou sobre a face das profundezas na primeira criação, e Ele foi quem foi derramado sobre os primeiros residentes da nova criação no Pentecostes. Ele é o doador da vida e o doador da nova vida. Neste salmo, somos convidados a exultar nas verdades da criação e em uma providência detalhada .


Verso 15 . E vinho que alegra o coração do homem. Com a ajuda de chuveiros geniais, a Terra produz não apenas itens necessários, mas luxos, o que fornece um banquete e o que faz uma refeição. Oh, aquele homem foi sábio o suficiente para saber como usar este produto de alegria da videira; mas, infelizmente, ele muitas vezes o transforma em má conta e se rebaixa com isso. Sobre isso, ele próprio deve assumir a culpa; ele merece ser miserável, que transforma até bênçãos em maldições.
E óleo para fazer seu rosto brilhar. Os orientais usam o óleo mais do que nós, e provavelmente são mais sábios a esse respeito do que nós: eles se deliciam em ungir com óleos perfumados e consideram o brilho do rosto como um emblema de alegria. Deus deve ser louvado por todos os produtos do solo, nenhum dos quais poderia vir até nós se não fosse ele que o fez crescer.

E pão que fortalece o coração do homem. Os homens têm mais coragem depois de serem alimentados: muitos de um espírito deprimido foram consolados por uma boa refeição substancial. Devemos abençoar a Deus pela força do coração e também pela força dos membros, pois, se os possuímos, são ambos os frutos de sua bondade.

Verso 15 . - Quando você foi tirado do ventre , em que imponente palácio ele te trouxe para o mundo que você achou preparado e preparado, com todas as coisas para a sua manutenção, como Canaã foi para os filhos de Israel; uma casa imponente que não edificas, árvores que não plantaste, um rico dossel coberto, estendido como uma cortina sobre a tua cabeça; ele estabelece um atarraxamento para que você trabalhe junto ao sol, até que se canse ( Salmos 104: 23 ), e depois desce sem a sua vontade, pois "sabe que está se pondo" ( Salmos 104: 19 ); então ele desenha uma cortina na metade do mundo, para que os homens descanse: "Tu causas trevas, e é noite" ( Salmos 104: 20Como casa, este mundo é tão curiosamente inventado que, em todos os cômodos, mesmo em todas as aldeias pobres, nascentes vêm como canos para encontrar-te água (Sl 104: 11). A calçada em que casa você pisou e produz o seu alimento (Sl 104: 14): "Pão de força, vinho para alegrar o coração, óleo para fazer brilhar o rosto" ( Salmos 104: 15 ). Quais são as três que são sinecóquicamente colocadas para todas as coisas necessárias à força, ornamento e deleite. - Thomas Goodwin.
Verso 15 . - Vinho que alegra o coração do homem . O vinho mencionado tinha a qualidade dos licores fermentados; alegrou o coração. Assim, se levado em excesso, levaria à intoxicação. O termo hebraico é "yayin", respondendo aos oinos gregos, e incluindo todas as formas que o suco da uva pode ser tomado como bebida. Foi disso que Noé participou quando ficou bêbado ( Gênesis 9:21 Gênesis 9:24 ). Melquisedeque trouxe a Abraão ( Gênesis 14:18 ). As filhas de Ló deram ao pai e o embriagaram ( Gênesis 14:35 ). A partir disso, o nazireu se separou ( Números 6: 3-20Essa é a bebida altamente intoxicante mencionada com frequência por Isaías ( Isaías 5: 11-22 12:13 28: 1-7); mas justamente por isso, pode tornar-se uma dessas misericórdias para o homem, em conexão com o uso do qual ele deveria exercer constante autocontrole. Levado em excesso, era uma maldição; gozado como de Deus, era algo pelo qual o homem era chamado a agradecer. - John Duns.
Verso 15 . - E óleo para fazer seu rosto brilhar . Observe, após a menção do vinho, ele fala de óleo ou unguento, porque nos banquetes entre judeus e outros povos orientais, como depois entre gregos e romanos, havia um uso frequente de unguentos. As razões pelas quais a pomada foi derramada sobre a cabeça foram: Para evitar intoxicação: Para melhorar a saúde: Para contribuir com prazer e prazer. Homero freqüentemente se refere a esse costume, e há uma alusão a ele por Salomão, Eclesiastes 9: 8: "Que suas vestes sejam sempre brancas; e que sua cabeça não tenha pomada". Veja também Salmos 23: 5 . - Le Blanc.
Verso 15 . - Os antigos fizeram muito uso de óleo para embelezar suas pessoas . Lemos sobre "óleo para fazer brilhar o rosto do homem". Rute se ungiu para decoração ( Rute 3: 3 ), e a mulher de Tekoah e o profeta Daniel omitiu o uso de óleo pelo motivo contrário ( 2 Samuel 14: 3 Daniel 10: 3 ). O costume também é mencionado em Mateus 6:17 Lucas 7:46 . - Ambrose Serle em "Horae Solitariae", 1815.
Verso 15 . Pão que fortalece o coração do homem . Na fome, não apenas a força é prostrada, mas a coragem natural também é diminuída. A fome não tem empreendimento, emulação ou coragem. Mas quando, nessas circunstâncias, um pouco de pão é recebido no estômago, mesmo antes que a mistura possa ter tempo para prepará-lo para o alimento, a força é restaurada e os espíritos revividos. Este é um efeito surpreendente, e ainda não foi contabilizado satisfatoriamente. Adam Clarke.
Verso 15 . Pão que fortalece o coração do homem . Na Odisséia de Homero, encontramos a expressão "Pão, a medula dos homens".
Verso 15 . Coração do homem . Não é sem razão que, em vez da palavra ~ dah, de Adão, usada nos Salmos 104: 14 , aqui é empregada a palavra fwba, um homem débil e fraco, porque ele menciona aqueles nutrientes dos quais não havia necessidade. antes da queda, e que são especialmente adequados para nutrir e alegrar o homem débil. - Venema.
Verso 15 . - Se a terra transitória é tão cheia das coisas boas de Deus , o que teremos quando chegarmos à terra dos vivos? - Starke, no comentário de Lange.

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