O que é justiça bíblica?


Oneness Embraced Softcover

O que é justiça bíblica?
Atualmente, tem havido muita atenção no termo justiça, e com razão. A justiça é fundamental para uma sociedade prosperar. Mas muitas pessoas rejeitam a justiça porque não sabem o que isso significa. No entanto, existe uma visão correta da justiça que busca proteger a liberdade individual e promover a responsabilidade individual.  Dr. Tony Evans examinará a autêntica justiça bíblica.Neste artigo, baseado no livro "Oneness Embraced" de Tony Evans, um dos tópicos tratados é a justiça bíblica.

O que é justiça?

A vida é toda sobre relacionamentos. Na maioria das vezes, o atrito surge nos relacionamentos por causa de mal-entendidos. Uma pessoa vê uma situação de uma maneira, mas a outra pessoa vê de outra maneira. Cada pessoa não consegue descobrir por que a outra pessoa não pode ver a situação como a vê e, às vezes, essas situações se tornam grandes argumentos. O problema está no fato de que, às vezes, vemos as situações de maneiras diferentes, porque pensamos de maneira diferente das outras pessoas.

A justiça é uma dessas situações incompreendidas. Especificamente, justiça social se tornou um termo complicado, que significa coisas diferentes para pessoas diferentes. É frequentemente usado como um slogan para formas ilegítimas de governo que promovem a redistribuição da riqueza e a expansão do governo civil. Essa visão da justiça social é uma negação da justiça autêntica. Por exemplo, o comando bíblico de "Não roubar" inclui roubo sancionado pelo governo por meio de redistribuição de riqueza imposta pelo Estado e tributação ilegítima.

É por isso que uso o termo "justiça bíblica". A justiça bíblica procura proteger a liberdade individual enquanto promove a responsabilidade pessoal. É a aplicação equitativa e imparcial do Estado da lei moral de Deus na sociedade. Não existe uma definição clara e correta de justiça que exclua Deus. Então, para entender a justiça, precisamos ir à Palavra de Deus. A Bíblia condena a injustiça porque Deus é justo. Como legislador supremo, ele se opõe fortemente à injustiça. Suas leis são justas e devem ser aplicadas sem parcialidade, porque a justiça identifica o padrão moral pelo qual Deus mede a conduta humana.

Portanto, no coração da justiça bíblica está a aplicação imparcial da lei moral de Deus em todos os domínios da sociedade, incluindo a justiça econômica, política, social ou criminal. Qualquer outra definição de justiça não será suficiente.

O que entra em sua mente quando você ouve a frase "justiça social"?

Justiça e liberdade

Ao contrário do que algumas pessoas sentem, o objetivo da justiça bíblica é a liberdade. A liberdade pode ser definida como uma libertação da escravidão ilegítima, a fim de fazer a escolha de exercer a responsabilidade de atualizar e maximizar tudo o que você foi criado para ser. A justiça bíblica incentiva a liberdade, afirmando a prestação de contas, a igualdade e a responsabilidade, vinculando o espiritual ao social. Ou seja, liberdade e justiça bíblica devem ser fundamentadas na verdade espiritual de nosso relacionamento vertical com Deus e expressas em nosso relacionamento horizontal um com o outro. Em outras palavras, a justiça bíblica é tudo sobre amar a Deus e amar os outros.

Jesus liga nossa atitude em relação a Deus (o espiritual) com nossa atitude em relação aos outros (o social). O amor não é apenas um sentimento, mas uma ação. O amor busca, com compaixão e retidão, o bem-estar do outro. Portanto, como amar os outros é buscar o melhor interesse deles, devemos procurar libertar qualquer pessoa da opressão e da desigualdade. Vemos isso no ministério terrestre de Jesus. Ele pregou o reino (o espiritual), mas também atendeu às necessidades físicas das pessoas (o social).

Ao lutarmos pela justiça e liberdade bíblica, precisamos de uma abordagem equilibrada. Nós devemos enfrentar o pecado e espalhar o evangelho. Mas igualmente importante, devemos também nos opor às injustiças, sejam elas raciais, socioeconômicas, políticas ou criminais. Se o evangelho mudou sua vida, louve a Deus. Se você está indo bem e Deus o abençoou, louve a Deus. Mas entenda, Deus não nos concede liberdade apenas para nós mesmos. Ele quer nos usar para ajudar os outros a ganhar sua liberdade. É aqui que a justiça bíblica entra em jogo, e é por isso que Deus nos diz para lutar pelos fracos, defender os que não têm voz e defender os direitos dos oprimidos e marginalizados.

Como está o seu amor por Deus e o amor pelos outros?

Justiça e Evangelho

Ao falar sobre justiça, algumas pessoas alegam que é de importância secundária. Alguns acham que há uma divisão entre compartilhar o evangelho e se engajar na obra da justiça bíblica. A preocupação com o destino eterno de uma pessoa importa apenas, e problemas como racismo, pobreza ou crime que afetam a vida das pessoas são irrelevantes. A única maneira de alguém acreditar nisso é quando não entende a natureza dupla do evangelho.

O conteúdo do evangelho aponta para os assuntos contidos nele. É limitado, o que significa que as Escrituras nos deram todos os elementos do evangelho - a morte de Jesus por nossos pecados, Seu enterro, ressurreição e aparência às testemunhas. As escrituras são claras que o evangelho traz salvação. A fé pessoal na obra consumada de Jesus Cristo na cruz traz às pessoas perdão dos pecados, um relacionamento reconciliado com Deus e vida eterna.

Mas o alcance do evangelho é mais abrangente e inclui a área da santificação ou o crescimento da santidade. O conteúdo aponta para a salvação, e o escopo aponta para a santificação, mas ambos estão ligados ao evangelho. Precisamos aprender a abordar o destino eterno de uma pessoa (conteúdo), bem como seus problemas físicos (escopo). Devemos entregar o conteúdo do evangelho para que as pessoas possam se reconciliar de volta a Deus, mas também devemos viver de acordo com o escopo do evangelho para que as pessoas possam testemunhar nossa caminhada e crescimento com o Senhor. Devemos imitar Jesus, que nos dá o exemplo perfeito de como navegar no conteúdo e no escopo do evangelho.

Como Jesus demonstrou uma abordagem equilibrada entre compartilhar o conteúdo do evangelho enquanto se preocupava com o escopo do evangelho?

Falar é fácil

Todas as casas são construídas sobre fundações que sustentam ou sustentam o peso de tudo o que é construído sobre elas. As escrituras dizem que a retidão e a justiça são o fundamento do trono de Deus. É aqui que recebo minha definição de justiça bíblica (a aplicação equitativa e imparcial do Estado da lei moral de Deus na sociedade).

Justiça é o padrão de Deus para a humanidade, que Ele expôs nas Escrituras, enquanto justiça é um termo usado para "o que é certo" ou "como deveria ser". Quando você junta esses dois, a justiça bíblica se torna uma ação de aplicação dos padrões morais de Deus um para o outro. Em outras palavras, não devemos apenas falar sobre justiça, devemos exercitá-la. É por isso que as Escrituras claramente nos ordenam "fazer justiça".

A justiça bíblica está enraizada na busca do bem-estar daqueles que são incapazes de se defender. Por quê? Porque esses são os tipos de pessoas que freqüentemente são abusadas e tratadas injustamente. As escrituras nos dizem para mostrar cuidado e preocupação pelos pobres, viúvas, órfãos e estrangeiros. Também se aplica a grupos de pessoas que são alvo de opressão sistemática com base na raça. Simplificando, devemos defender e buscar o bem-estar daqueles que são mais vulneráveis ​​a sofrer injustiça. A Bíblia nos diz para "fazer o bem a todos", para que a justiça se estenda a qualquer pessoa que esteja sendo tratada injustamente. Então, quando vemos situações que não estão certas, o que significa que elas vão contra os padrões morais de Deus, é nosso dever, como crentes, agir. Não podemos apenas falar sobre justiça; nós devemos fazer justiça. É por isso que Miquéias 6: 8 diz: "Faça justiça". Não fala sobre como devemos nos sentir ou não em relação à justiça. Diz que devemos fazê-lo.

Quais são algumas maneiras práticas pelas quais você pode "fazer justiça" em sua vida?

Baseado no Livro de Tony Evans - "Oneness Embraced" (em Inglês) 

Se você quiser mais, siga este link: "https://store.tonyevans.org/product/2165/oneness-embraced-softcover"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado