O Tesbita Elias


Quem foi Elias?

Não se sabe  muito sobre as origens de Elias. A Bíblia relata apenas que ele era um tisbita e que surgiu na história de Israel num momento em que a nação precisava de uma intervenção divina. Deus sempre tem uma providência certa para cada situação. O nome  Elias significa Jeová é Deus ou Jeová é meu Deus.
Elias foi um dos primeiros profetas e, sem dúvida, está entre os mais importantes. Num período de extremos na área social, onde os ricos eram muito ricos, e os pobres eram miseráveis, ele alimentou aos necessitados. Ele lutou contra a adoração a falsos deuses, em especial a deus fenício Baal. Uma diferencial que encontramos em relação a Elias, é que é dado maior importância na Bíblia às suas obras do que às suas profecias. Lutou contra o Rei Acabe, rei do Reino do Norte (Israel)

Quem foi Acabe?

Acabe era um rei extremamente competente e hábil, porém desleal a Deus. Era submisso a deuses estranhos, os quais sua esposa Jezabel servia. Ele foi Rei de Israel por 19 anos (869 a,C a 850 a.C) e provocou a ira do Senhor, mais do que todos os reis antes dele (1 Reis 16:33)
Acabe  era um judeu,  filho do Rei Onri, que fez aliança com os fenícios a fim de tentar impedir o avanço do rei da Síria. Essa aliança foi selada com o casamento de seu filho com Jezabel, filha do rei de Sidom.
Cuidado com suas alianças, elas podem destruir sua família!
A aliança fortalece a posição politica e militar do Rei Acabe, mas cria problemas sociais sérios. Aumentou mais ainda a distãncia entre os ricos e os pobres, e trouxe a adoração a deuses estranhos. À nação de Israel, que se corrompeu espiritualmente.
Acabe deu nome a seus filhos que honravam a Deus, porém seus atos eram de desonra.
De nada adianta atos vazios, sem comprometimento com a Palavra.
A maioria de seus suditos não eram judeus, mas em vez dele ser um judeu que, usando a autoridade de rei, facilitaria os seus suditos a conhecerem o Deus verdadeiro, ele permitiu que esses suditos trouxessem a adoração aos deuses falsos para o meio de seu reinado.
Sua esposa, Jezabel, era serva aos deuses fenícios, em particular aos deuses Melcart e Astarte. Esses eram deuses da fertilidade, cujas práticas rituais eram crueis e imorais, incluindo a prostituição sagrada nos templos e santuários. Ela tentava forçar a sua religião em Israel e Acabe não se opôs, muito pelo contrário, erigiu um templo para Baal em Samaria, a capital. Quando ao povo, os que não adoravam aos deuses fenícios, não tinham coragem de contrariar aquele reinado tirano e cruel.

Principais Passagens do personagem Elias

Referência
Fato
Consequência
Obs:
I Reis 17:1
Confrontou Acabe, profetizando que não choveria, nem cairia orvalho pelo poder da palavra dele
Seguiu-se uma forte seca e fome, fato confirmado pelos registros históricos da época
As profecias são poderoso instrumento para nos alertar do risco de nossos erros
1 Reis 17.1-7
Elias foge e se esconde na torrente de aguas do Rio Querite
Deus manda corvos para alimenta-lo de carne e ele bebia das águas da torrente
O Senhor providencia para nós recursos naturais (torrente) e sobrenaturais (corvo trazendo carne) para nos dar os recursos necessários
1 Reis 17.8-16
O riacho secou. O Senhor manda Elias para Sarepta, para que uma viuva, serva de deuses estranhos, o alimente
Elias mais uma vez usa da palavra para que a fome daquela família e a sua cesse.

1 Reis 17.17-24
O filho da viúva adoece e morre. Ela culpa ao profeta.
Elias ora e o menino ressuscita. Ele entrega o menino a mãe, que reconhece o Deus de Israel em Elias
Você culpa a Deus quando as coisas vão mal?
Como tem estado o teu testemunho?
I Reis 18:27
Elias confronta Acabe novamente. Obadias, servo do Rei Acabe é usado, e declara ter escondido 100 profetas em cavernas
Elias desafia a reunir todo o povo e leva-los ao monte Carmelo junto com 450 sacerdotes de Baal
Elias demonstra o poder de Deus em contraste a omissão de Baal. O povo reconhece a soberania de Deus e sob o comando de Elias, os sacerdotes de Baal são mortos.
I Reis 19
Jezabel fica furiosa e Elias foge para Judá e depois para o Monte Horebe
Lá Elias passa por uma grande ventania, um terremoto e fogo, mas Deus não estava neles.
Depois ouve um murmúrio de uma brisa suave, que era a voz de Deus, que manda-o para Síria
É alimentado a pão e agua
Deus pode estar no vento impetuoso ou na brisa suave.
O que importa não é a velocidade do vento, mas Deus. Ele é onipresente e com Deus o pão e agua nos fortalece. Sem Ele, mesmo com manjares, morreremos

Na Síria Elias unge Hazael como Rei da Síria Jeú como Rei de Israel e Eliseu como o profeta que o sucederia

Tem vezes que Deus usa métodos simples e naturais para transmitir suas mensagens

Acabe deseja a vinha de Nabote. Jezabel arquiteta um plano para que Acabe fique com a vinha, através de uma acusação falsa contra Nabote
Elias confronta Acabe, profetizando que a dinastia dele seria destruída, por ele ter usado de artifícios legais para culpar Nabote e que ele e Jezabel morreriam sem filhos.
Não podemos usar de posição privilegiada para conseguir vantagens.
I Reis 18:41-46
Elias profetiza chuva
Surge uma nuvem do tamanho da mão de um homem
Não importa o tamanho da nuvem. O que importa é o tamanho do teu Deus. Ele está agindo mesmo se você ainda não pode ver.
II Reis 2
Elias pede a Eliseu que o deixe e Eliseu nega, acompanhando ao mestre
Eliseu pede a porção dobrada da herança do profeta e recebe após Elias ser levado aos céus em um redemoinho, enquanto um carro de fogo os dividia
Qual a herança espiritual que você vai deixar para seus filhos e subalternos?

Conclusão:

Curiosidade: Nas comunidades sírias, antes de se tornarem cristãs, Elias, por influência das lendas judaicas, já havia se transformado num ser misterioso, meio anjo e meio homem, coberto de penas e capaz de voar para socorrer aqueles que a ele se dirigiam.
Sincretismo religioso desagrada a Deus.
Mas a Bíblia diz que ele era humano como nós.
"Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio." (Tiago 5:17)
Jesus o citou como exemplo em Mateus 11:10-14
Muitas pessoas daquela época, não sabendo ainda que Jesus era o Messias prometido, o compararam a Elias

Se Elias pode, nós também podemos. Seu segredo: Elias, sob o poder de Deus, realizava milagres. Sua intimidade com Deus, uma das maiores da História, lhe permitia isso. Viveu exclusivamente para que não o vissem, mas enxergassem a glória de Deus nele. Mostrou ao povo que, mesmo com o pecado abundante, a graça do Senhor podia alcançar os pecadores que se arrependessem e O temessem.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado