Vencendo a ansiedade



Ansiedade é uma resposta natural às incertezas que enfrentamos na vida. Mas o que fazemos com nossa ansiedade - e quanto tempo nós permitimos que esteja conosco - é a chave. 

Ansiedade:

O que é ansiedade? Se você já experimentou isso em sua própria vida, você sabe de primeira mão que definir a amplitude de pensamentos e sentimentos associados a essa emoção pode ser muitíssimo difícil. Então antes de irmos adiante, eu quero definir ansiedade para você porque eu penso que as pessoas precisam entender o que realmente isso significa.

O dicionário Merriam-Webster define ansiedade como:

Uma inquietação ou nervosismo apreensivos, geralmente devido a um mal iminente ou antecipado; um sentido anormal e devastador de apreensão e medo, frequentemente marcado por sinais físicos (tanto como tensão, suor, e aceleração do batimento cardíaco), pela dúvida acerca da realidade e natureza de uma ameaça, e por auto-dúvida sobre a capacidade de lidar com isso.

Quando pensamos em termos de ansiedade, nós estamos realmente pensando nos termos de sentir terror, apreensão, e incerteza sobre as coisas. 
Existem três áreas principais de onde esta incerteza começa em nossas vidas:

Quando nós estamos incertos sobre alguma que atualmente se passa em nossas vidas.
 Quando estamos incertos sobre coisas que aconteceram no passado e porquê elas continuam nos incomodando.
Quando estamos incertos sobre o futuro.

O ponto final sobre todos os nossos sentimentos de terror, apreensão, e incerteza se reduz a uma coisa: O medo de não estar no controle. Se existe algo além do nosso controle e sentimos incerteza sobre resultado, isto irá criar uma ansiedade em nós. No Novo Testamento, a palavra ansiedade significa estar distraído ou separado, ou seja, o oposto de estar em paz.
 Essa "distração" - essa "separação" - irá criar estresse em nós. E este estresse, se percebermos ou não, terá um efeito profundo em nossas vidas.

Reconhecer o que isto é e aprender a lidar com o toda abrangência da emoção da ansiedade é de suprema importância em sua vida.
Nossas emoções são presentes de Deus, e elas têm muita influência em nossas visitas. Às vezes as expressamos aos outros com alegria, felicidade, paz, gentileza, e bondade. Outras vezes, nossas expressões emocionais são brutais, destrutivas, grosseiras, e nocivas. Como nossas retrocedem e progridem através dos altos e baixos da vida, nós devemos sempre lembrar que o Pai deu nossas emoções então nós podemos aproveitar a vida e expressar nosso ser interior aos outros. O problema, no entanto, surge quando nossas emoções nos controla ao invés de nós a controlarmos.

A ansiedade pode ter um efeito devastador na sua saúde . Imagine que você é um psiquiatra ou psicólogo. Você passar oito ou mais horas de cada dia de trabalho de escuta para as pessoas derramar suas angústias, problemas e encargos. Você ouve as mesmas pessoas que compartilham a mesma coisa semana após semana . E não importa quão sábio ou bem treinado você é em seus diagnósticos e tratamentos, remover a ansiedade não acontecerá sem a ajuda e a intervenção de Deus (Jr 30: 17a).

Os médicos de hoje oferecem algo que você pode tomar para se acalmar . Mas Deus criou -nos para viver uma abundante vida preenchida com alegria , paz e atividade, não acalmou todo o tempo . Para a pessoa quem está continuamente preocupado com a ansiedade, torna-se um distúrbio real em sua vida . Doença cardiovascular, coração doença, a hipertensão, a maioria das dores de cabeça, colite, úlceras, doenças de pele, psoríase, eczema, acne, e enfraqueceu imunológico resposta pode tudo abra uma pessoa a mais grave doença. Eu posso ouvir você perguntar : “Você quer dizer a dizer -me que a ansiedade pode causar isso?” É o que diz a profissão médica. Isso é o que as pessoas que lidam com a ansiedade dia do lado de fora tem que dizer.
Quando a ansiedade desaparece , as coisas físicas começam a desaparecer . Foi assim que Deus criou nosso corpo . Ele fez esse corpo funcionar corretamente. E quando não estou pensando direito e estou cheio de incerteza, medo, medo e frustração, isso afetará meu corpo .

Para muitas pessoas , é muito mais fácil falar do que fazer.
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Filipenses 4:4-7


As pessoas estão fisicamente doentes por causa de sua ansiedade e muitas vezes, ao não saber lidar com isso, eles simplesmente ignoram. Ou eles correm para o médico e recebem receita após receita, na esperança de que isso entorpece seus pensamentos e sentimentos de ansiedade .
Mas eu encontrei que há algo muito mais fácil do que isso: descubra o que Deus tem a dizer em Sua Palavra sobre a ansiedade e como Ele nos instrui a pensar e lidar com a ansiedade, depois coloque isso em prática .
E desde que eles possam ir a um médico e conseguir algo para acalmá-los e aliviar a tensão, eles continuarão com isso. Desde modo eles não vai em busca do que está preso dentro delas, trancadas nela, e então se vêem dependentes de algum outro ser humano para lhes dar algo sintético para ajudá- las a passar pela vida . Isso é absolutamente, totalmente oposto do tipo de vida Deus quer um crente ao vivo ( João 10:10). Isso não é quem nós somos. Não há um único versículo nas Escrituras que, de alguma forma, concorde com isso. Em Sua Palavra , Deus nos a solução para a ansiedade.

Através das Escrituras, nós vemos muitas pessoas expressando suas emoções. Saul estava com ciúmes de Davi (1 Samuel 18 6-9). Ana expressou sua grande tristeza e clamou a Deus (1 Samuel 1-10). Elias, supostamente um homem poderoso de grande fé e coragem, confessou inúmeras vezes na Palavra que estava com medo ( 1 Reis 19:2-4). E quando você olha para o Sermão do Monte, Jesus compartilha três diferentes vezes àqueles que se reuniam para ouvi-lo, "Não estejam ansiosos... Não estejam ansiosos... Não estejam ansiosos" (Mateus 6:25-34).

Não muito tempo atrás, eu realizei um levantamento informal procurando encontrar qual emoção era a mais predominante no pensamento das pessoas. De longe, ansiedade era a número um. Pessoas estavam ansiosas sobre seu trabalho, saúde, situação financeira, família, escola, relacionamentos, e direção nacional e liderança, apenas para nomear alguns. Não há dúvida que vivemos em um tempo de ansioso e incerto. 
E "incerteza" é a palavra chave quando se trata de ansiedade. Quando estamos lutando com a ansiedade, nós estamos incertos sobre o que vai acontecer no momento presente, incertos sobre como a vida será no futuro, ou incertos sobre o impacto do passado em cada parte de nossas vidas.

Ansiedade por si só não é pecado. É uma resposta natural às incertezas que enfrentamos nas situações que acontecem diante de nós todos os dias. O problema é o que nós fazemos com nossas ansiedades e quanto tempo permitimos que elas vivam em nós. Ganhar o controle desta emoção destrutiva é a chave para viver a vida que Deus projetou para que vivêssemos. E nos próximos dias, eu vou lhe mostrar como você pode ganhar vantagem sobre a ansiedade e desfrutar de uma vida vitoriosa e cheia de fé.

A origem de nossa ansiedade

Qual é a origem da ansiedade? É algo que criamos dentro de nós? Ou é originado de Deus?

É importante entender que a ansiedade não é de Deus... Ele não criou isso (2 Timóteo 1:7). Então se Deus não criou a ansiedade, de onde isso vem?

Para começar, existe duas coisas não contadas na vida que podem causar ansiedade. Há apenas algumas coisas desoladoras na vida que naturalmente irão criar ansiedade. Esperar resultado de testes do seu doutor, perder seu emprego e fonte de renda, ou se seu companheiro registra divórcio (para nomear alguns) são todas razões legítimas para sentir-se ansioso.

Segundo, há vezes que a ansiedade surge de um pensamento errado em nossas mentes, não crendo totalmente em Deus e Sua Palavra, e não colocando todo pensamento cativo em obediência à Cristo (2 Coríntios 10:5). 

Terceiro, há vezes quando a ansiedade surge de alguma coisa que não percebemos. Isto é certo: Nós podemos nos tornar ansiosos sobre algo e nem mesmo sabermos o que é. Há vezes que em minha vida eu sabia que Deus estava falando diretamente a mim e tentando mostrar algo a mim, mas eu não podia entender da maneira certa o que era que Ele estava tentando revelar. Parecia que quanto mais eu tentava entender Sua vontade, mais eu não entendia. Então por um curto período de tempo, eu me tornei meio ansioso, perguntando: "Senhor, o que Você está tentando me dizer? O que está tentando me mostrar?" Eu não queria perder a Sua vontade. E porque eu estava incerto enquanto esperava Sua ordem, eu lutei com os mesmos pensamentos ansiosos de quando você enfrenta a incerteza.

Mas eu não deixava a ansiedade tomar habitação em minha vida. E nem você deveria.

Sem levar em conta a origem da ansiedade, lidar com isso de frente é de maior importância. Uma vez que, a emoção da ansiedade em si não é um pecado, isso não deveria durar. Não deveria continuar. Não deveria ter um efeito negativo. Nós devemos estar dispostos a encarar e lidar com nossos pensamentos e sentimentos ansiosos. Ansiedade é simplesmente uma reação à alguma circunstância ou situação, essa é sua prioridade número um. Quando Deus vê algo acontecendo em sua vida que precisa de instrução ou correção, você precisa dar à Ele sua total atenção. Caso contrário, você estará seguro em viver uma vida cheia de ansiedade e dúvida.


Existem incontáveis origens para ansiedade - qualquer coisa pode causa isso. Enquanto a emoção em si não é um pecado, não lidar com isso da maneira certa é. E amanhã, nós veremos algumas razões importantes que deveríamos lidar em nossa ansiedade tão cedo quanto isto surge e fazer o nosso melhor para evitar isso completamente.


Agora que já falamos sobre o que é ansiedade, porque devemos evitá-la, e os efeitos devastadores que isto pode ter em nossa saúde, deixe-me lhe perguntar algumas coisas: Como você está lidando com sua ansiedade? Existe algo que você faça ou algum relacionamento que você dependa para lhe impulsionar através disso? Ou você apenas ignora seus pensamentos e sentimentos ansiosos, esperando eles irem embora por contas própria?

Muitas pessoas que conheço escolhem reclamar continuamente sobre suas tribulações ao invés de direcionarem a atenção às provisões de Deus. Eles ficam ansiosos sobre o futuro e são incapazes de pensar sobre qualquer outra coisa além dos difíceis desafios que estão diante deles. Seus medos são avassaladores e frequentemente parecem insuperáveis. Consequentemente, o foco incessante em seus problemas faz com que se sintam como se a vida deles nunca fosse melhorar.

Se alguma dessas coisas soa familiar para você, deixe-me lhe certificar de que 
esse nervosismo contínuo que você sente não é de Deus (2 Tim. 1:7). O Senhor nunca planejou que você enfrente um ataque implacável de ansiedade. Pelo contrário, Ele quer que você lide com suas preocupações e medos, confiando Nele em cada aspecto de sua vida.

Em Mateus 6:25-34, Jesus nos ensina sobre preocupação e a provisão de Deus para nós. Ele não negou que a ansiedade existe mas mostrou duas verdades significantes que são importantes para nós notarmos:

1. Medos não nos levam a nada de valor.

2. Acreditar em Deus alivia o medo.

Houve um tempo em minha vida quando eu enfrentei um impedimento terrível em minha fé. Eu não podia entender por quê eu estava sofrendo ou por quê eu estava tão agitado-todas as coisas em minha vida parecia estar indo bem. Eu recordo na época orar repetidamente para o Senhor me ajudar a crer mais Nele. Mas por qualquer razão que seja, eu não podia romper a "parede do impossível" que me mantinha longe de acreditar Nele completamente.

Finalmente, eu pedi por ajuda a alguns amigos que amavam a Deus. Eu sabia que me dariam um excelente conselho. Eles se comprometeram de estarem em comunhão comigo - orando e discutindo os eventos de minha vida - até que o Pai me mostrasse o que estava acontecendo e de onde minha ansiedade implícita estava vindo.

Nos encontramos e conversamos ao longo de alguns dias. Contei tudo o que conseguia lembrar sobre minha história pessoal. Eu estava determinado a não fugir do problema, mas encará-lo de frente, lidando com ele de uma vez por todas. Contei a meus amigos de confiança tudo o que havia para  contar e não escondi nada.

Então, um dos meus amigos me fez uma pergunta que nunca esquecerei: “Imagine que seu pai apenas lhe pegou nos braços e lhe segurou. O que você sente?" Ele foi direto ao centro do meu problema, e eu comecei a chorar. Não consegui parar de chorar por um bom tempo.

Meu pai faleceu quando eu tinha apenas. Mais tarde meus avós me contaram que ele sempre ia escondido na escola para me ver. Mas ele nunca enfrentou a minha mãe e lutou por mim.  Perdê-lo em uma idade tão jovem criou uma área profunda de vazio, medo e incerteza dentro de mim que eu nem percebi que havia lá.
Quando me aquietei em meio as lagrimas, minha amiga perguntou novamente: "O que você sente?" Pensei por um momento e depois respondi: “Me sinto aquecida, segura e aceita. Sinto-me amada." Pela primeira vez, entendi que Deus me amava - que eu poderia ter um relacionamento real e pessoal com Ele além da salvação. Por favor, note que eu tenho pregado sobre o amor incondicional do Senhor por toda a minha vida. Eu acreditava nisso, mas nunca havia experimentado isso profundamente no meu espírito até aquele dia.

Alguma vez eu já disse a mim mesmo que o Senhor realmente não me amava? Não. Eu já duvidei do amor de Deus? Não. Então, o que foi dentro de mim que criou essa incapacidade de experimentar o amor do Pai de maneira significativa?

Era a necessidade que uma menina tinha de seu pai terreno que nunca foi atendida. Minha mente aprendeu a bloquear a dor, sem a presença física dele e sobreviver. Ninguém era culpado. Mas eu precisava do meu pai, e isso afetou a maneira como minha mente processou informações sobre o Senhor. O mais surpreendente de tudo era que eu não tinha absolutamente nenhum ideia de que esses padrões de pensamento auto-protetores e ansiedades implícitas existiam até serem expostos.

Imaginar Deus me segurando como um pai terreno segura sua filha era exatamente o que eu precisava para superar o obstáculo. De repente, minha luta com Deus fez sentido, e finalmente me senti perto Dele. Reconhecer Sua presença de maneira tão tangível abriu as comportas para um profundo alívio e alegria - e mudou completamente minha vida e ministério.

Minha querida, você não sabe o que não sabe sobre si mesmo. Nenhum de nós sabemos. Descobrir as feridas e ansiedades ocultas de nossas vidas requer a obra do Espírito Santo, que é capaz de nos examinar e ministrar de formas extraordinárias (Rom. 8: 26-27). Confie nEle para revelar esses lugares secretos de dor em você e lidar com sua ansiedade de uma vez por todas.

A solução de Deus para a ansiedade

O apóstolo Paulo sabia muito sobre ansiedade. Ele lidou com dificuldades, julgamentos, provações, prisões, espancamentos, sofrimentos e perseguições - apenas para citar alguns. Mas escute o que ele tem a dizer em Filipenses 4: 4-7.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Você pode olhar para esta passagem escrita por Paulo e inspirada pelo Espírito Santo para encontrar a solução de Deus para qualquer ansiedade ou preocupação que enfrente.

1. Você deve reconhecer sobre o que está ansioso, preocupado, ou aflito. Você deve estar disposto a ser honesto consigo mesmo e admitir que está sofrendo de ansiedade. Quanto mais ignora a ansiedade, mais ela lhe intoxicará, tomando parte de sua vida. Esteja disposto a encontrar coragem para encarar suas ansiedades e preocupações de frente.

2.Traga suas preocupações ao Pai com o espírito agradecido. Lembre-se que o Senhor está sempre por perto. Venha diante Dele com agradecimento, expressando gratidão à Ele por ser seu Deus, amando você incondicionalmente, ouvindo suas orações, entendendo exatamente onde você está, e estando disposto e pronto a lhe ajudar. 

3. Deixe seu pedido ser notado por Deus. Conte a Ele tudo o que lhe preocupa. Compartilhe com Ele suas ansiedades, preocupações, medos, e incertezas, então peça que Ele lhe ajude a superar todos de uma vez por todas. 

4. Creia que Ele ama você, ouve suas orações, e promete lhe ajudar. Esteja completamente convencido que Deus não somente lhe ama e ouve suas orações, mas Ele prometeu ajudar-lhe a superar e derrotar qualquer dificuldade que esteja enfrentando. 

5. Confie que Ele tem poder e provisão para realizar aquilo que você pedir.  Lembre-se seu todo-poderoso, onipotente, onisciente e onipresente Deus tem provido tudo aquilo que você necessitará para superar as ansiedades e preocupações que lhe consome. Pela grandeza de Seu Espírito, Seu poder não está apenas disponível para você, mas mora em você para ajudar-lhe a superar e operar todas as coisas para o seu bem.

6. Descanse na paz e conhecimento que Deus lhe dará a vitória. A paz de Deus guardará você, o que significa que o Pai transformará a sua ansiedade em Sua paz. Ele cobrirá você e lhe protegerá com isso, construindo um muro impenetrável de proteção a sua volta. É uma questão de simplesmente entregar suas preocupações a Ele.

Pensamentos e situações de ansiedade estarão sempre se presentes nesta vida, mas o quanto você se apega à ansiedade - essa é a chave. O que quer que você esteja passando, prometo que, se você seguir a passagem de Filipenses mencionada acima e meditar sobre ela, pedindo a Deus que trabalhe em seu coração, Ele promete que lhe dará uma paz que supera todo entendimento (Filipenses 4: 7) Eu vi Ele fazer isso repetidamente em minha própria vida, e sei que Ele fará isso por você.

Meu amado, minha amada, você não tem que viver em uma ansiedade a não ser que escolha. Eu oro para que o Pai ajude você a superar sua ansiedade e lhe guie a vitória de uma vez por todas. Se você disposto a crer Nele, Ele irá lhe libertar, com certeza.


Existem muitas razões para evitarmos a ansiedade. 

Primeiro, a ansiedade vai contra as Escrituras.
Em Mateus 6:25-34, Jesus diz três vezes na mesma passagem, “Não sejam ansiosos, não sejam ansiosos, não sejam ansiosos.” Para nós que somos crentes, afirmamos acreditar em Deus e Seu Filho, Jesus; que Ele nos ama incondicionalmente e prometeu suprir nossas necessidades; e que Ele é um Deus que mantém a sua Palavra. Então, se tudo isso for verdade, viver uma vida cheia de ansiedade não se encaixa em quem somos como filhos de Deus. E devemos lidar com a ansiedade porque ela irá gerar todo tipo de desânimo e derrota em nossa vida

Segundo, a ansiedade terá efeito negativo em todas as áreas da nossa vida. Há inúmeras maneiras de a ansiedade afetar negativamente nossa vida. Ao compreendê-las, você identificará melhor os estresses de sua vida e poderá ajudar outros a superar os deles. 

A ansiedade divide sua mente. A ansiedade é uma distração. Seu objetivo é puxá-lo em várias direções diferentes para que você não consiga se concentrar ou se focar. E tudo o que divide sua mente, desvia sua atenção de assuntos importantes e tira seu foco.
 A ansiedade diminui sua produtividade. Não importa o que você estiver fazendo, se estiver ansioso, isso vai te atrapalhar. Se sua mente está divida e preocupada com a ansiedade, você não conseguirá dar total atenção e energia ao que deveria estar focado.
 A ansiedade afeta seu relacionamento com outras pessoas. Todos conhecemos pessoas cheias de ansiedade. Cada vez que as vemos, elas descarregam em nós as coisas pelas quais andam ansiosas e preocupadas, nunca de fato resolvendo-as. Essa ansiedade contínua afeta o relacionamento delas com os outros ao redor – incluindo você. 
 A ansiedade leva a decisões insensatas. Quando a pessoa é ansiosa, ela tende a pular à frente: “Se eu não fizer agora, posso perder;” “Se eu não me casar com ele agora, vou perdê-lo.” Pessoas tomam decisões insensatas porque são ansiosas sobre um futuro incerto e deixam escapar oportunidades que podem não voltar. E sempre há consequências para quem vive desta maneira.
 A ansiedade rouba sua paz e alegria. Você não pode ter alegria e estar cheio de ansiedade. Você não pode ter paz e estar cheio de ansiedade. Ter paz significa estar “unido”, enquanto ansiedade significa estar “dividido”. Então, você pode ter um ou o outro – mas não pode experimentar os dois.
 A ansiedade é um terrível desperdício de tempo e energia. Quando você está frustrado, ansioso e incerto sobre as coisas, não pode dar o seu melhor. Você sentirá que não está no seu melhor. E isso te levará a consequências verdadeiramente indesejáveis para sua vida.

Deus não nos quer vivendo uma vida cheia de ansiedade. Quando penso em todas as coisas que acabei de mencionar, não consigo imaginar vivendo desta maneira. A ansiedade divide sua mente, desvia sua atenção, diminui sua produtividade, afeta seu relacionamento pessoal, leva a decisões insensatas, rouba sua alegria e paz, e demonstra ser uma perda de tempo e energia. Amigo, tudo o que me leva a isto, não quero na minha vida. E eu tenho certeza de que você não vai querer na sua.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado