Como a fé pode levar nosso casamento à ressureição

Celebramos a Páscoa em alguns dias. Para muitos, o feriado da Páscoa traz à mente os coelhos e uma diversão repleta de chocolate e doces. 

Mas o principal é nos lembrarmos do maior sacrifício conhecido pelo homem. O sacrifício que é resumido no muito popular versículo bíblico João 3:16, que você encontrará de vez em adesivos de carros, em quadros de estabelecimentos comerciais. Além disto, é bem provável que este tenha sido o primeiro versiculo que você decorou.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna".

Esse versículo resume a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Sua ressurreição salvando nossas vidas é a essência da fé cristã. Mas como essa fé, em geral, afeta nossos relacionamentos e mais especificamente, nosso casamento? Ou não afeta? A fé realmente tem a ver com nosso casamento?


Alguns podem pensar que a fé não tem nada a ver com nosso casamento. Eu discordo e, por meio do meu casamento, a fé teve mais impacto do que qualquer outra coisa. Nossa fé é a pedra angular, aquele tijolo ou pedra sobre a qual tudo o que fazemos em nosso casamento e vida é construído. É o nosso sistema de valores. O fato de meu esposo e eu compartilharmos essa fé nos dá uma base sólida para conversarmos quando temos desentendimentos e também como quando estamos fazendo planos para nossa vida e nossa família. Então, para nós, nossa fé é tudo. É o que nos juntou e que nos mantém juntos. 

Afinal, nosso casamento é um contrato ou uma aliança?

Um dos maiores desafios que enfrentamos nos casamentos hoje é honrar nossos compromissos. Minha fé fornece uma distinção entre um acordo contratual e uma aliança. Para meu esposo e eu, vemos nosso relacionamento como uma aliança, o que significa que é incondicional, permanente, baseado no amor. no respeito, na procura do bem estar do outro.  Em contraste, um contrato é por tempo limitado, é baseado em ações específicas, tem um aspecto “se ... então” e é para benefício próprio. Nossa fé influenciou a maneira como vemos nosso relacionamento. 

Mesmo que esta fé não seja compartilhada com teu marido, como a tua fé tem influenciado tua visão de casamento?

Ressuscitando um casamento morto

Ao nos aproximarmos da Páscoa, todo ano fico impressionada com o fato de que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para que pudéssemos ser reconciliados com Deus e podermos ver a ressurreição em nossas próprias vidas também . 

Como 2 Coríntios 5: 17-18 nos diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que coisas novas surgiram. Agora, todas essas coisas vêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo ... ”

Já vi essa ressurreição em minha própria vida - não sou a mesma pessoa que era antes de receber a Cristo como meu Senhor e Salvador. E eu vi essa ressurreição nas histórias que li de casais que viram seu casamento ser renovado pelo poder de Cristo.

Assim como Jesus Cristo ressuscitou da morte para a vida, nosso casamento pode precisar de uma ressurreição. O meu casamento já precisou. Fomos seriamente atacados e demorou muito tempo para que as feridas cicatrizassem.  Demorou muito para que pudemos voltar a apreciar a felicidade de estarmos juntos e podermos dizer que nosso casamento está vivo e bem.  Demorou para reorientar e reconstruir nosso alicerce conjugal. Exigia que nós dois estudássemos um ao outro para que nos entendêssemos melhor. Tivemos que fazer escolhas difíceis e considerar algumas coisas inegociáveis ​​quando se tratava de nosso casamento, como amizades e privacidade. Quando começamos a fazer essas coisas, fomos capazes de encaixar de volta em pedaços, até mesmo corações partidos, e agora podemos aproveitar nosso casamento e a nova vida que veio com ele.

Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu i ministério de reconciliação, ou seja que Deus em Crista estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.   II Corintios 5:18-19

No ano que precedeu o topo da crise do nosso casamento, meu marido e eu estávamos ficando cada vez mais isolados  e  no final, não tínhamos mais esperança de salvar nosso casamento ou nem mesmos tínhamos esperança de conseguirmos viver felizes juntos na mesma casa. No caminho da reconstrução, foram várias as vezes que achamos que não íamos conseguir,  Muitas vezes ouvia claramente Satanás dizendo para desistir. Meu marido lutava bravamente, mas eu por vezes ainda estava presa nas dores do passado, remoendo magoas do passado, sempre armada, não querendo me entregar, para evitar mais dores.

Para encurtar a história, um dia finalmente eu notei que ele já havia mudado tanto, mas que eu continuava presa, sem conseguir ver que aquele homem com quem eu tinha firmado uma aliança, tinha mudado por mim.  Pedimos perdão um ao outro e nos dedicamos a buscar a unidade um com o outro e a criar um legado cristão ao nosso redor.

A transformação que ocorreu com meu marido é incrível. Deus realmente falou com ela. Espero que minha transformação seja digna de meu príncipe.

Nos próximos dias, conforme a páscoa está se aproximando, considere que Cristo ressuscitou dos mortos para que possamos experimentar uma nova vida. 

Amo as palavras do apóstolo Paulo em Efésios 1: 18-19, onde ele ora para que os olhos de nossos corações sejam iluminados, para que conheçamos a esperança de Seu chamado e experimentemos a “insuperável grandeza de Seu poder sobre os que creem . ”

O mesmo poder que ressuscitou Cristo dos mortos está disponível para nós. Pode nos tornar novos e pode ressuscitar qualquer relacionamento que pareça sem esperança, inclusive o teu casamento. 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado