Relacionamentos: Melhor do que o Normal

Normal significa estar em conformidade com um padrão, tipo ou padrão regular. O termo normal geralmente se refere a algo que é típico ou natural e algo que a maioria das pessoas faz, e anormal parece ser o oposto. Com isso em mente, definiremos normal da seguinte maneira: comportamento típico, esperado e que se ajusta a um padrão que a sociedade estabeleceu.


Mas com a quantidade de diferentes culturas que existem no nosso mundo, é possível dizer que algo é normal? Afinal, o que pode ser normal em uma cultura pode não fazer sentido em outra.


Às vezes, nossa ideia de normal é sequestrada, o que nos faz entrar em pânico e não saber como reagir. “Quando as coisas vão voltar ao normal?” é uma pergunta que fazemos quando as coisas param de parecer normais ou quando estamos em diante de desafios em que a data de término parece inatingível. Mas, eventualmente pode ser que venhamos a pensar ou dizer algo como: "Bem, acho que este é o nosso novo normal." 


Mas final, o que há de tão atraente no normal? Acredito que o motivo seja que geralmente sabemos o que esperar e encontramos conforto no normal, mesmo que não seja bom ou saudável. Mas, conforto nem sempre é sinônimo de saúde. E se optássemos por uma vida que está além desse conceito de normalidade? E se buscarmos uma vida melhor do que o normal ? 


Como cristãos, somos chamados a viver de maneira diferente. O mundo nos diz para seguirmos nossos corações, mas sabemos que nossos corações podem ser enganosos. 


“Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado." Jeremias 17:9


O mundo diz para buscarmos um corpo perfeito, mas sabemos que a busca pela santidade deve ser nosso objetivo maior. 


 "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor Deus será elogiada." Provérbios 31:30


"Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro." I Timóteo 4:8


O mundo nos diz para nos colocarmos em primeiro lugar, mas sabemos que viver uma vida onde doamos aos outros é mais gratificante e gentil.
Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3


Minha atenção é vermos algumas das maneiras que o normal simplesmente não resolve. Em vez disso, aprenderemos como mudar a maneira como vivemos no normal por uma vida melhor do que o normal. 

Os relacionamentos fazem parte de todas as nossas vidas. Existem relacionamentos profissionais, acadêmicos, familiares, dentre outros mais. Alguns deles podem ser saudáveis, enquanto outros não. Às vezes, nós sentimos mais próximos de pessoas com as quais não somos parentes e distantes das pessoas de nossa própria família. 

Dentro desses relacionamentos, podemos testemunhar o bem na vida das pessoas que amamos, mas também temos que navegar pelas dificuldades - como mágoa, traição e frustração (para citar alguns)E a maneira normal de muitas pessoas reagirem quando essas coisas acontecem é negar o perdão, buscar vingança e não mostrar misericórdia. 

Quando alguém faz algo que nos magoa ou nos ofende, geralmente consideramos isso um ataque pessoal. Presumimos que eles pretendiam nos machucar e, às vezes, as pessoas o fazem. Quando mais próximo a pessoa for, muitas vezes, mais difícil é perdoar. Mas, na maior parte, somos apenas pessoas imperfeitas que estão apenas sendo ... imperfeitas.  

Além de como as pessoas nos tratam, precisamos examinar como lidamos com os relacionamentos do nosso lado. Nós edificamos as pessoas com nossas palavras ou as destruímos? Somos mais gentis com as pessoas que podem fazer algo por nós em troca ou tratamos a todos com honra e respeito? 

O apóstolo Paulo compartilha instruções muito específicas em Romanos 12: 9-18 sobre como devemos operar em nossos relacionamentos. Ele diz que somos chamados a amar uns aos outros como irmãos e irmãs, honrar um ao outro além do que daríamos a nós mesmos, compartilhar com os outros que estão em necessidade e, possivelmente, a parte mais difícil ... não retribuir com o mal quando alguém nos feriu.

Quando se trata de nossos relacionamentos, vamos olhar para as ideias contrastantes que encontramos no que é aceito como normal e o que poderia ser melhor do que o normal :

Normal abandona relacionamentos quando erros são cometidos, mas melhor do que o normal perdoa.
Normal permite que problemas insignificantes criem frustração, mas melhor do que o normal é paciente.
Normal cede à tentação, mas melhor do que o normal escolhe a pureza.
Normal argumenta quando há diferenças, mas melhor do que o normal constrói pontes entre os diferentes
Normal cuida de si mesmo, mas  melhor do que o normal cuida dos outros.
Normal faz piadas às custas dos outros, mas melhor do que o normal fala com respeito a todos.

Devemos ter ciência de o normal nem sempre é um lugar saudável para se estar, mas sem dúvida  é mais confortável para nós do que o desconhecido. Portanto, vamos escolher ser melhores do que o normal na maneira como amamos e vivemos com as pessoas ao nosso redor, principalmente com nossos cônjuges.

Impossível não citar I Corintios 13:4-7 que afirma que 

4Quem ama é paciente e bondoso.
Quem ama não é ciumento,
nem orgulhoso, nem vaidoso.
5Quem ama não é grosseiro nem egoísta;
não fica irritado, nem guarda mágoas.
6Quem ama não fica alegre quando alguém
faz uma coisa errada,
mas se alegra quando alguém
faz o que é certo.
7Quem ama nunca desiste,
porém suporta tudo com fé, esperança
e paciência.

Você tem relacionamentos em sua vida que não são saudáveis? Pense nas pessoas em sua vida e em como você interage com elas. Decida o que é saudável e o que precisa ser mudado para garantir que seus relacionamentos honrem a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado