A mansidão, gentileza e humildade de Jesus


A palavra grega traduzida como “manso” aqui ocorre apenas três outras vezes no Novo Testamento: na primeira bem-aventurança, que “os mansos” herdarão a terra; na profecia de Mateus 21 de que o rei Jesus “vem ter convosco humilde e montado num jumento”; e no encorajamento de Pedro às esposas a nutrirem mais do que qualquer outra coisa “a pessoa oculta do coração com a beleza imperecível de um espírito manso e quieto”. 

Manso. Humilde. Gentil. Jesus não gosta do gatilho. Não rude, reacionário, facilmente exasperado. Ele é a pessoa mais compreensiva do universo. A postura mais natural para ele não é um dedo apontado, mas os braços abertos.

O significado da palavra “humilde” se sobrepõe ao de “manso”, comunicando juntos uma única realidade sobre o coração de Jesus. Esta palavra específica humilde é geralmente traduzida como “humilde” no Novo Testamento, como em Tiago 4: 6: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes ”. 

Mas, tipicamente, em todo o Novo Testamento, esta palavra grega se refere não à humildade como uma virtude, mas à humildade no sentido de miséria ou sendo empurrado para baixo pelas circunstâncias da vida.

No canto de Maria durante a gravidez de Jesus, por exemplo, essa palavra é usada para falar da maneira como Deus exalta aqueles que são “humildes”. Paulo usa a palavra quando nos diz para “não sermos arrogantes, mas nos associarmos com os humildes ”, referindo-se aos socialmente inexpressivos, aqueles que não são a vida da festa, mas fazem o anfitrião se encolher quando eles aparecem. 

O objetivo de dizer que Jesus é humilde é que ele é acessível . Apesar de toda a sua glória resplandecente e santidade deslumbrante, sua singularidade e alteridade supremas, ninguém na história da humanidade foi mais acessível do que Jesus Cristo.

Sem pré-requisitos. Sem obstáculos para pular. A barra mínima a ser envolvida no abraço de Jesus é simplesmente: abra-se a ele. É tudo o que ele precisa. Na verdade, é a única coisa com que ele trabalha. O versículo 28 de nossa passagem em Mateus 11 nos diz explicitamente quem se qualifica para ter comunhão com Jesus: “todos os que trabalham e estão sobrecarregados”. 

Você não precisa desabafar ou se recompor e depois vir a Jesus. Seu próprio fardo é o que o qualifica para vir. Nenhum pagamento é exigido; ele diz: “Eu vou te dar descanso”. Seu descanso é um presente, não uma transação. Esteja você trabalhando ativamente duro para restringir sua vida à suavidade ou encontrando-se passivamente oprimido por algo fora de seu controle, o desejo de Jesus Cristo de que você encontre descanso, que saia da tempestade supera até mesmo o seu.

"Gentil e humilde." Este, de acordo com seu próprio testemunho, é o próprio coração de Cristo. Este é quem ele é. Macio. Abrir. Acolhedor. Amigável. Entendimento. Disposto. 

Se nos for pedido para dizer apenas uma coisa sobre quem é Jesus, estaremos honrando o próprio ensino de Jesus se nossa resposta for gentil e humilde


Fonte (em inglês):

https://my.bible.com/reading-plans/19302-gentle-and-lowly-a-14-day-devotional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado