A Ideia Messiânica no Judaísmo

A crença na eventual vinda do Messias é uma parte básica e fundamental do judaísmo tradicional. É parte dos 13 Princípios de Fé de Rambam, os requisitos mínimos da crença judaica. Estes são os os elementos da vinda do messias: ajuntamento dos exilados; restauração dos tribunais religiosos de justiça; o fim da maldade, do pecado e da heresia; recompensa aos justos; reconstrução de Jerusalém; restauração da linhagem do rei Davi; e restauração do serviço do Templo. Estudiosos modernos sugerem que o conceito messiânico foi introduzido mais tarde na história do judaísmo, durante o idade dos profetas. Eles observam que o conceito messiânico não é explicitamente mencionado em nenhum lugar da Torá (pentateuco). 
 No entanto, o judaísmo tradicional sustenta que a ideia messiânica sempre fez parte do judaísmo. O messias não é mencionado explicitamente na Torá, porque a Torá foi escrita em termos que todas as pessoas podia entender, e o conceito abstrato de uma recompensa distante, espiritual e futura estava além do compreensão de algumas pessoas. No entanto, a Torá contém várias referências ao "Fim dos Dias" (acharit ha-yamim), que é o tempo do messias; assim, o conceito de messiash era conhecido nos mais antigos vezes. O termo "messias" significa literalmente "o ungido" e refere-se à antiga prática de ungir reis com óleo quando assumiam o trono. O messias é aquele que será ungido como rei no Fim dos Dias. A palavra "messias" não significa "salvador". A noção de um ser inocente, divino ou semi-divino que sacrificar-se para nos salvar das consequências de nossos próprios pecados é um conceito puramente cristão que não tem base no pensamento judaico. O messias será um grande líder político descendente do rei Davi (Jeremias 23:5). 
O messias é muitas vezes referido como "messias ben David" (messias, filho de Davi). Ele será bem versado na lei judaica e observador de seus mandamentos (Isaías 11:2-5). Ele será um líder carismático, inspirador outros a seguirem o seu exemplo. Ele será um grande líder militar, que vencerá. batalhas por Israel. Ele será um grande juiz, que toma decisões justas (Jeremias 33:15). Mas, acima de tudo, ele será um ser humano. Tem sido dito que em cada geração, uma pessoa nasce com o potencial. para ser o messiash. Se o momento é certo para a era messiânica dentro disso a vida da pessoa, então essa pessoa será o messias. Mas se essa pessoa morre antes de completar a missão, então essa pessoa não é o messias. 
 Quando virá o messias de acordo com os judeus? Há uma grande variedade de opiniões sobre o assunto de quando o messias vai vir. Algumas das maiores mentes do judaísmo amaldiçoaram aqueles que tentam prever o tempo da vinda do messias, porque erros em tais previsões poderiam causar pessoas a perder a fé na ideia messiânica ou no próprio judaísmo. Isso realmente aconteceu no século 17, quando Shabbatai Tzvi afirmou ser o messiash. Quando Tzvi se converteu ao Islã sob ameaça de morte, muitos judeus se converteram com ele. No entanto, esta proibição não impediu ninguém de especular. sobre o tempo em que o messias virá. Embora alguns estudiosos acreditassem que Deus se estabeleceu além de uma data específica para a vinda do messias, a maioria das autoridades sugere que a conduta da humanidade determinará o tempo da vinda. 
Em geral, acredita-se que ele virá em um momento em que for mais necessário (porque o mundo é tão pecaminoso), ou em um momento em que ele é mais merecido (porque o mundo é tão bom). Por exemplo, cada um dos itens a seguir tem foi sugerido como o momento em que ele virá: se Israel se arrependesse um único dia; se Israel observasse um único Shabat corretamente; se Israel observasse dois Shabats seguidos corretamente; numa geração totalmente inocente ou totalmente culpada; numa geração que perde a esperança; em uma geração em que as crianças são totalmente desrespeitosas com suas pais e idosos; O que ele fará? Antes do tempo do messias, haverá guerra e sofrimento (Ezequiel 38:16).) O messias trará a redenção política e espiritual do povo judeu, trazendo-os de volta a Israel e restaurando Jerusalém (Isaías 11:11-12; Jeremias 23:8; 30:3; Oséias 3:4-5). 
Ele estabelecerá um governo em Israel que será o centro de todo o governo mundial, tanto para judeus quanto para gentios (Isaías 2:2-4; 11:10; 42:1). Ele reconstruirá o Templo e restabelecerá sua adoração (Jeremias) 33:18). Ele restaurará o sistema judicial religioso de Israel e estabelecerá A lei judaica como a lei da terra (Jeremias 33:15). Olam Ha-Ba: A Era Messiânica O mundo depois que o messias vem é muitas vezes referido na literatura judaica como Olam Ha-Ba (oh-LAHM hah-BAH), o Mundo Vindouro. Este termo pode causar alguns confusão, porque também é usado para se referir a uma vida após a morte espiritual. Em inglês, comumente usamos o termo "era messiânica" para se referir especificamente ao tempo do messias. Olam Ha-Ba será caracterizado pela coexistência pacífica de todas as pessoas (Isaías 2:4). O ódio, a intolerância e a guerra deixarão de existir. Algumas autoridades sugerem que as leis da natureza mudarão, de modo que os animais predadores não mais tempo buscar presas e a agricultura trará abundância sobrenatural (Isaías 11:6-11:9). 
Outros, no entanto, dizem que essas declarações são meramente um alegoria para a paz e prosperidade. Todo o povo judeu retornará de sua exílio entre as nações para sua casa em Israel (Isaías 11:11-12; Jeremias 23:8; 30:3; Oséias 3:4-5). A lei do Jubileu será restabelecida. No Olam Ha-Ba, o mundo inteiro reconhecerá o Deus judeu como o único verdadeiro Deus, e a religião judaica como a única religião verdadeira (Isaías 2:3; 11:10; Miquéias 4:2-3; Zacarias 14:9). Ali não haverá assassinato, roubo, competição ou ciúme. Não haverá pecado (Sofonias 3:13). Os sacrifícios continuarão a ser trazido para o Templo, mas estes serão limitado a ofertas de ação de graças, porque há não haverá mais necessidade de ofertas expiatórias. 
 Alguns gentios tentaram dar um toque feio a essa teologia, alegando que Os judeus planejam forçar as pessoas a se converterem à nossa religião, talvez com base em sua religião. a história da própria religião de fazer exatamente a mesma coisa. Não é assim que Os judeus entendem a era messiânica. Acreditamos que, nesse tempo futuro, todos simplesmente saberão qual é a verdade, da mesma forma que sabemos que 2 + 2 = 4, e não haverá mais nenhuma razão para discutir sobre isso. É muito como uma situação que testemunhei no trabalho uma vez: dois programadores de computador foram discutindo em voz alta e longamente sobre se era possível para um usuário inserir dados em um determinado ponto de um programa. Finalmente alguém pressionou uma tecla e eles todos viram que nada aconteceu. Agora eles sabiam a verdade, fim da discussão. 
Quando mashiach vem, verdades teológicas serão igualmente óbvias para a humanidade, e não haverá razão para discutir sobre isso. E quanto a Jesus? Os judeus não acreditam que Jesus era o messias, pois as profecias descritas acima não foram cumpridas, de acordo com eles. Afirmam ainda que outro judeu nascido cerca de um século depois chegou muito mais perto de cumprindo o ideal messiânico do que Jesus fez. Seu nome era Shimeon ben Kosiba, conhecido como Bar Kokhba (filho de uma estrela), e ele era um carismático, brilhante, mas brutal senhor da guerra. Rabino Akiba, um dos maiores estudiosos da história judaica, acreditavam que Bar Kokhba era o messias. Barra Kokhba lutou uma guerra contra o Império Romano, capturando a Décima Legião por surpresa e retomada de Jerusalém. Ele retomou os sacrifícios no local do Templo e fez planos para reconstruir o Templo. Ele estabeleceu um governo provisório e começou a emitir moedas em seu nome. Este é o que o povo judeu estava procurando em um mashiach; Jesus claramente não se encaixa nesse molde de acordo com eles. Em última análise, no entanto, o O Império Romano esmagou sua revolta e matou Bar Kokhba. Após a sua morte, todos reconheceu que ele não era o messias. 
 Ao longo da história judaica, tem havido muitas pessoas que afirmaram ser o messias, ou cujos seguidores alegaram que eles eram o messiash: Shimeon Bar Kokhba, Shabbatai Tzvi, Jesus e muitos outros numerosos demais para nome. Passagens Bíblicas Referindo-se ao messias As seguintes passagens no Judeu as escrituras são aquelas que os judeus consideram de natureza messiânica ou relativa ao fim dos dias. Estes são os que confiamos no desenvolvimento nosso conceito messiânico: Isaías 2, 11, 42; 59:20 Jeremias 23, 30, 33; 48:47; 49:39 Ezequiel 38:16 Oséias 3:4-3:5 Miquéias 4 Sofonias 3:9 Zacarias 14:9 Daniel 10:14

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