ANO 5782 - O ANO SHEMITAH

Rosh Hashaná (o ano novo judaico) para o ano hebraico 5782 começou em Segunda-feira, 6 de setembro de 2021 e termina ao anoitecer em Quarta-feira, 8 de setembro de 2022.
Rosh Hashanah (hebraico: ראש השנה ), (literalmente "cabeça do ano"), é o Ano Novo judaico, sendo celebrado dez dias antes do Yom Kippur. Rosh Hashanah é observado nos primeiros dois dias de Tishrei, o sétimo mês do calendário hebraico. 

O ANO DE SHEMITAH

O ano de 5782 é o ano de Shemitah, ou seja, o último ano de um ciclo de sete anos. Um ano de perdão da dívida e uso da terra prescrito para Israel no Antigo Testamento.  
cada sete anos, o povo de Israel era instruído a perdoar dívidas de outros israelitas, abster-se de cultivo direto e permitir que pessoas e animais colhessem todo o cultivo de safras que ainda houvesse. 
As instruções relativas ao Shemitah são mencionadas em passagens como Êxodo 21: 2 ;23: 10-11 ; Levítico 25: 1–7 ; Deuteronômio 15: 1–6 31: 10–13.
O objetivo da Shemitah era permitir que a terra se recuperasse da agricultura, bem como fornecer sustento para os pobres, ao mesmo tempo que interrompia  o ciclo de dívida perpétua e pobreza em que muitas pessoas se encontravam presasEste ano sabático refletiu a decisão de Deus de descansar no sétimo dia da criação Gênesis 2: 1-3Tal como acontece com muitos conceitos religiosos, existem diferentes interpretações do ano sabático dentro de cada uma das várias vertentes do Judaísmo.
Historicamente, a Shemitah parece ter sido praticamente ignorada pelo Judaísmo, mesmo nos dias do Antigo Testamento. Hoje, o único aspecto do ano sabático em Israel que parece ser mantido é a proibição de certos tipos de exportação de alimentos para safras realmente cultivadas dentro dos limites de Israel durante o sétimo ano do ciclo. As razões modernas para rejeitar esta lei envolvem alegações de que as leis agrícolas só se aplicam dentro das fronteiras de Israel e que geralmente não estão mais em vigor, cancelando assim as leis associadas sobre perdão de dívidas.
Estudiosos hebreus e líderes religiosos criaram interpretações e leis religiosas que restringem a Shemitá. Um exemplo é definir o perdão da dívida como apenas aplicável a dívidas privadas e, em seguida, tornar todas as dívidas privadas uma questão de registro público para anulá-las de ShemitahOutro exemplo permite que os judeus tenham suas terras cultivadas por não-judeus durante o sétimo ano para escapar de Shemitá. A utilização de estufas ou certidões especiais aos fazendeiros são dadas, de modo a criar brechas para o não cumprimento, ou um cumprimento parcial (texto em inglês).
Hoje, a prática bíblica de Shemitah continua a ser observada na moderna nação de Israel sob jurisdição rabínica por apenas uma minoria de judeus praticantes. No entanto, as lacunas permitem o cultivo hidropônico em estufas estruturadas de forma que as plantas não fiquem ligadas ao solo e, portanto, livres do mandamento. Além disso, as importações internacionais de alimentos compensam a falta remanescente de produtos locais. 
Muito parecido com o que vemos em vários segmentos religiosos cristãos, onde sempre se procura uma maneira de justificar a falta de obediência a Deus. Te convido em refletir algumas questões: 
Como este ano Shemitah ocorre um contexto contemporâneo em Israel, em todo o mundo no corpo de Cristo, na nossa família e para cada um de nós individualmente? 
Como podemos nos preparar para viver o ciclo Shemitah no âmbito econômico, social, ambiental e ministerial? 
O ano sabático, o Shemitah não foi criado apenas para que a terra descansasse, mas para que as pessoas tivessem seu ano para se dedicar ao estudo da palavra de Deus. É o ano em que devemos nos dedicar mais e mais a conhecer o "chasown" (visão) de Deus para a nossa vida. 
Shemitah é um texto-prova bíblico de que há um tempo para semear, um tempo para colher e um tempo - decretado do alto - para a restauração. É um tempo em que podemos ver que não é tarde demais para que a saúde seja restabelecida. 
Durante o sétimo ano, os judeus podiam colher alimentos das plantas “voluntárias” que brotavam nos campos e comer uvas das vinhas não podadas. Não poderia haver colheita organizada de safras e tudo estava disponível para todos. Animais, domesticados e selvagens, comeriam o que restava da produção da terra.
Deveriam ser bons administradores da terra que um dia entregariam a uma nova geração. O Senhor deseja que pensem em alguém que não seja a si próprios. Um ano sabático ensinava os judeus a confiar no Senhor, não em si mesmos, para prover suas necessidades.
Seria fácil sentir uma sensação de apreensão ao se aproximar do ano de Shemitah, mas não é essa a intenção. A intenção era demonstrar que precisamos tirar o foco de si mesmo, cuidar do próximo e, o mais importante, se reconectar com Deus.
Podemos mudar de vida, podemos descansar, podemos nos dedicar mais a Ele, podemos nos dedicar mais aos outros. Não apenas um dia, numa virada de ano, mas um ano todo de restauração, de arrependimento, de perdão, de desapego aos bens, de comunhão. 

A volta de Cristo

O chamado para se arrepender e buscar a salvação é certamente bíblico (II Crônicas 7:14).  Deus quer nos mostrar que a tudo o que nos temos pertence a Ele. Que nossa prosperidade depende dele. Ele é a fonte das bênçãos, quer sejam elas espirituais, físicas ou financeiras. Deus está no trono. Deus está acima e está no comando de todas as coisas. Ele é o Deus de misericórdia e restauração. Ele é o Deus de esperança e é Sua vontade restaurá-lo. Ele nunca se esquece de Seu povo. E quando Ele faz uma promessa, Ele a cumpre. E quando o faz, está perfeitamente na hora certa. 
Os sinais da volta de Cristo estão cada vez mais presentes. É tempo de se arrepender, é tempo de se encher do azeite de Deus em sua vida. É tempo de sermos noivas prudentes, não deixando que nosso azeite se acabe! Mas podemos ainda fazer mais do que isso: podemos espalhar a palavra de Deus neste ano sabático de modo que as virgens imprudentes busquem o seu azeite a tempo. Não temos como dar o nosso azeite para elas, mas podemos falar do dono da terra, do dono da oliveira, do dono do azeite. Podemos falar daquele que abriu mão de seu trono e que em vez de colher as regalias do reino, assumiu e morreu pelos nossos pecados
Este foi o ano em que devemos reafirmar nossa crença de que é Deus quem cuida de você e dedicar um tempo especial ao estudo, à oração, à adoração.
Podemos passar por este ano mais fortes,  mais sábios, mais unidos. Nós, como corpo devemos reservar recursos para apoiar toda a comunidade durante os tempos de restauração. É um ano no qual as virgens prudentes devem ter oleo para distribuir para todos. Aquele que tiver mais, reparta com o que tem menos, 
Como noiva, devemos nos abastecermos para termos não apenas o suficiente para nós, como ocorreu com a noivas prudentes, mas termos também para doar. O teu oleo não é apenas teu, é de todos. É tempo de doar sem limites, é tempo de amar sem barreiras, é tempo de orar por todos. É tempo de refletirmos a face de Cristo
O Cristianismo se tornou uma fé contra-cultural ao invés de uma fé cultural. Com o tempo, a divisão entre cristãos e não-cristãos aumentará. Isso forçará as pessoas a estarem totalmente posicionadas diante de Cristo.   O corpo de Cristo deve se preparar para essa mudança ficando totalmente conectadas com Deus em oração, adoração, se firmando na Sua palavra.
Hebreus 3:7-4:11 interpreta este ano de descanso de modo escatológico, exortando os cristãos a entrarem no lugar de descanso preparado por Deus. 
Por um lado, o 'descanso' pode ser experimentado agora por todo aquele que se torna um seguidor de Jesus e encontra 'descanso para a alma', mesmo que ainda viva em um mundo cheio de incertezas e longe de ser seguro.  Porém, este descanso escatológico só se tornará realidade completa quando aquele 'manso e humilde' Cordeiro se tornar 'Senhor dos senhores e Rei dos reis'(Apocalipse 17:14 ) e aqueles que 'morrem no Senhor' puderem 'descansar de seu trabalho' por sempre (14:13)Isso realmente será descanso!

Comentários

  1. Texto maravilhoso. Que Yeshua abençoe ricamente, por compartilhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado