Poder da Língua


Eu me converti numa época  na qual a teologia da prosperidade estava no auge ao redor de todo o Brasil. Raras eram as igrejas que não apresentavam uma dose de poder para palavra canalizada para obter bens materiais. Cheguei a ver coisas absurdas, tais como pessoas profetizarem que o cônjuge de outra pessoa seria dela (???????) ou que o vizinho venderia a casa por um preço extremamente baixo pois ele era ímpio e a pessoa que estava "profetizando" era filho do Rei.

Como muitas vezes já ouvi e também falei: TEXTO FORA DO CONTEXTO VIRA PRETEXTO.

Estas atitudes me chocavam e eu decidi entender o que a Bíblia falava sobre o poder deste pequeno músculo, pois eu não conseguia acreditar num deus tão ganancioso. Ouvi também várias vezes um pastor dizer que tínhamos que ser como crianças que quando queriam alguma coisa pediam sem parar até que Deus atendesse, usando como exemplo uma criança que quando quer algo faz birra até ganhar o que quer.  Eu não aceitava este pai permissivo! Afinal se meu filho me torrasse a paciência querendo algo, mesmo eu dizendo que não era a hora, provavelmente ele iria para o quarto de castigo até aprender a me respeitar. E ao sair do quarto, tentaria mostrar para ele que mesmo eu amando-o, não iria obedece-lo e nem servi-lo, pois eu era a responsável pela sua conduta perante o mundo até que ele estivesse maduro o suficiente. 

Aprendi então que este é nosso Deus: pai amoroso e presente. Que quer que a gente entenda que a vida e morte estão no poder da língua e que este pequeno membro deve ser usado para a glorificação do pai e não para a sua vergonha.  Entre todas as partes do nosso corpo, a língua é uma das mais poderosas e pode destruir muitas pessoas ou trazer vida para as almas fatigadas. Qual destas atitudes você acha que agrada ao nosso Papai?

Nossas línguas e seu poder de usar palavras é um presente único e influente dado por Deus. Quando lemos o livro de Provérbios, temos que notar que versículo após versículo sobre o poder das palavras continuam destacando-se nas páginas. Provérbios 12:6 nos ensina que nossas palavras tem o poder de destruir e o poder de construir. Estamos usando as palavras de nossas línguas para construir ou destruir na vida das pessoas? Quem está no comando de nossas línguas? A quem podemos culpar quando coisas dolorosas saem por nossas bocas? É essencial que façamos uma decisão consciente de controlar a produção de nossas próprias línguas. 

A Palavra nos diz que nossas palavras podem ser como fogo ardente, separando amigos próximos, incitando raiva, e fornecendo a insensatez dos tolos. Por outro lado, a Palavra também diz que nossas línguas podem proferir palavras que trazem vida… palavras como frutos novos, água da vida e mel para a alma. Nossas palavras trazem impacto para bem ou para mal.

Uma vez que as palavras poderosas, positivas e bonitas podem curar e levantar, devemos enriquecer estas palavras. Quando ditas com verdade, as palavras tem a habilidade de mudar vidas. Pare e pense em como você se comunica. Não apenas nas palavras, mas como elas são faladas. As mesmas palavras podem mudar o sentido de acordo com o tom de sua voz. Sua voz é autoritária, mansa, irônica? Quando você fala, você olha para seu interlocutor ou fica no celular, ou quem sabe assistindo televisão?  Suas ações dão força às suas palavras ou você não vive o que fala?

As suas palavras incentivam pessoas a alcançarem grandes coisas espirituais ou apenas bens materiais? As suas palavras suportam e ajudam alguém que está sofrendo, ou apenas criticam e dão palpites? Suas palavras cuidam, nutrem e inspiram seus próprios filhos ou apenas criticam, exigem e espantam?</p>

Infelizmente, emoções como rancor, medo, ira, dúvida, frustração e ressentimento podem também ser expressados e alimentados pelas palavras. Sejam por palavras escritas, ditas e até apenas expressas por nosso comportamento,  podem quebrar, destruir, minar os ambientes saudáveis, assim como relacionamentos. Palavras amargas, murmuração constante, ironia, falta de atenção, são vampiros nos relacionamentos que sugam nossa alegria. 

Anos atrás, aceitei um desafio apresentado em Efésios 4:29 que diz para nós não usarmos palavras  que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Nem sempre é fácil, principalmente quando voce convive com pessoas amargas, ou quando você está passando por problemas diversos. Mas quem disse que seria fácil domar nossa língua? Que diretriz incrível! 

Testemunhando o deserto árido de palavras dolorosas, eu estava animada para entrar nesta aventura da minha nova vida. Eu queria inspirar vida no meu mundo começando pela minha própria língua. Houve momentos que tive que fechar literalmente a boca e engolir em seco. Houve momentos que tive que pedir para alguém parar de falar  só porcaria para mim, pois era como se estivessem colocando uma pedra de moinho ao redor de meu pescoço e me atirando ao mar. Houve momentos que simplesmente me calei, escutei e coloque a pessoa e suas reclamações perante Deus, para que Deus decidisse se enviaria o mana. Houve momentos que tive que sair de um grupinho de pessoas murmuradoras, pois senão eu ia começar a emitir palavras de destruição. 

Já que nossa língua exerce o poder majestoso da vida e da morte, devemos estar atentos no que dizemos e como dizemos. Considere suas palavras. Suas palavras podem mudar tudo!

Reflita: Pequenas. Rápidas. Fáceis. Considere o impacto de suas palavras. Como você pode dizer mais dádivas verdadeiras e não palavras que destroem? Como você pode ajudar as pessoas ao seu redor a pararem de murmurar? 

Oração:

Meu Papai, meu Amado, meu Senhor, Salvador e Rei, sou grata pela minha vida e quero ver bons dias, então oro para que eu mantenha minha língua longe do mal e meus lábios afastados do discurso enganador. Que as palavras que uso sejam transparentes e honestas para que sua face se reflita na minha. Oro contra pensamentos de mentira, conversa maliciosa ou qualquer outro uso negativo das palavras, porque a fala não foi dada para eu faça uso errado. Em vez disso, deixe-me edificar as pessoas com palavras que vêm de Você, Por favor, ajuda-me a estar consciente do poder da minha língua e das palavras que escolho. Ajuda-me a inspirar vida e não morte. Em nome de Jesus. Amém. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado