Saber sobre Jesus ou Conhecê-lo?

As primeiras palavras do Evangelho de João são um retorno intencional às primeiras palavras de Gênesis 1. Por que João abre seu relato da vida de Jesus dessa maneira? Ele está argumentando que Jesus não é apenas outro profeta, sacerdote ou rei - Jesus nem mesmo é apenas o Messias, o escolhido de Deus - mas Jesus é Deus . 


A afirmação radical de João é que Jesus é a Palavra viva de Deus, a segunda pessoa da Trindade, o Libertador prometido e o legítimo Rei da criação. E ele comunica isso referindo-se à primeira página da Bíblia. 


Esta introdução está estruturada de uma forma que teria transmitido claramente aos leitores judeus e gregos a realidade de quem é Jesus. E assim começa o livro de João: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)


Este versículo teria feito seus leitores judeus e gregos acenarem com a cabeça em concordância. O povo judeu teria ouvido “Palavra” e assumido que João estava falando sobre a Torá e a sabedoria de Deus. Seu público grego teria pensado que ele estava se referindo à "alma do universo". 


Não seria até o versículo dois que eles começariam a fazer perguntas. 


Ele estava com Deus no início. João 1: 2

No versículo dois, João faz uma troca e chama a palavra “ ele ”. Ambos os grupos provavelmente teriam coçado a cabeça em confusão. De acordo com suas visões de mundo, a Palavra não era ele , a Palavra era um coisa -a muito poderoso coisa , mas certamente não é uma pessoa. 


E João continua. No versículo 14, ele diz:


O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, a glória do único Filho, que veio do Pai, cheio de graça e verdade. João 1:14 

A Palavra que estava com Deus no princípio, a Palavra que é Deus, a Palavra por meio da qual todas as coisas foram feitas, a Palavra em quem há vida e luz e esperança e graça e verdade - aquela Palavra revestida de pele e ossos, e se tornou uma pessoa. 


Essa pessoa é Jesus, que morreu voluntariamente na cruz para resgatar a humanidade do pecado e abrir um caminho para a restauração da criação. 


Portanto, podemos ter confiança e esperança sabendo que Aquele que seguimos não é apenas um professor sábio ou uma boa pessoa. Em vez disso, Ele é o Deus de toda a criação. 


Reflexão:

Como saber que a Palavra de Deus não é um “o quê”, mas um “quem” muda a forma como você se engaja neste estudo? 

Qual diferença entre saber sobre alguém e realmente conhecê- lo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado