Perfeccionismo: Um pecado aceitável?


 Provavelmente você já ouviu este discurso, ou então você mesmo o proferiu: Meu maior defeito? Perfeccionismo. 

Não ouviu? Vamos então agora imaginar a cena: um candidato a uma vaga de trabalho é questionado sobre sua maior qualidade e seu maior defeito. Numa boa parte das vezes a resposta sobre qualidade vai ser que é esforçado, pontual, criativo. E o defeito: "Meu maior defeito é que sou perfeccionista. Não consigo relaxar enquanto tudo não estiver perfeitamente correto."

Sinto muito, mas ao falar isto, geralmente a pessoa não está querendo dizer um defeito. Está querendo se promover. Esta autopromoção pode ser uma demonstração de insegurança, de orgulho, pode ser uma mentira consciente ou não. Mas pode ser uma verdade. Neste caso, é possível que a pessoa esteja sofrendo com  Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). 

Mas o que é o TOC?

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma desordem do cérebro e do comportamento. O TOC causa ansiedade severa nos afetados. O TOC envolve obsessões e compulsões que levam muito tempo e atrapalham atividades importantes que a pessoa valoriza. A pessoa com TOC não é simplesmente aquela que gosta que seu guarda roupa esteja arrumado, mas aquela que sente que se não arrumar o guarda roupa de modo perfeito, algo de muito ruim pode acontecer. Isto é apenas um exemplo que pode servir para diferenciar uma pessoa organizada de uma pessoa com TOC. 

O TOC era anteriormente classificado como um transtorno de ansiedade, mas agora geralmente é considerado de forma autônoma, sendo caracterizado por pensamentos obsessivos que levam a comportamentos compulsivos. Os pensamentos são invasivos e incontroláveis. Além disso, os pensamentos promovem a ansiedade, obrigando a pessoa a realizar certos comportamentos para aliviar temporariamente a ansiedade. Tanto os pensamentos quanto as rotinas compulsivas interferem na vida cotidiana em diferentes graus. Alguns pesquisadores não encontraram uma causa para TOC, mas identificaram partes do cérebro que parecem estar envolvidas.

Na cultura popular, às vezes usamos "TOC" para descrever pessoas com uma personalidade preocupada. Mas é importante distinguir o verdadeiro TOC de um desejo de ter as coisas limpas e/ou organizadas.  O perfeccionismo pode tornar uma pessoa ranzinza, murmuradora e crítica. Além disto, pode ser procrastinadora e isto tudo vai prejudicar mais do que ajudar. 

Precisamos entender que o TOC é uma doença mental real e é mais frequentemente ajudado através de formas específicas de terapia e medicação. 

Obsessões ou compulsões?

Obsessões e compulsões são muito semelhantes. Uma obsessão é uma ideia ou pensamento que continuamente se preocupa ou se intromete na mente de uma pessoa. Uma compulsão, como relacionada ao TOC, é uma vontade irresistível de se comportar de uma certa forma, especialmente contra os desejos conscientes. Dadas essas duas definições, podemos ver que uma compulsão é o resultado de uma obsessão.

Para a pessoa com TOC, a obsessão pode ser algo tão simples quanto pensar continuamente que o fogão deve ser desligado. A compulsão é verificar o fogão a cada três minutos por uma hora ou se recusar a sair de casa por medo de que a casa pegue fogo. Essa compulsão causa interrupções em suas vidas.


TOC e o Cristianismo


Muitos profissionais tentarão treinar o pensamento da pessoa ensaiando o cenário preocupante para que aprendam a superar a ansiedade da casa pegar fogo. Eles podem tentar documentar coisas usando listas de verificação para que possam ter certeza de que foi feito. Estas técnicas podem dar certo ou não e isto deixa algumas pessoas mais ansiosas ainda. Quando isso acontece, a medicação é frequentemente prescrita por um médico. 

Mas o que a Bíblia fala a respeito disto? 

Embora o TOC não seja mencionado pelo nome nas Escrituras, a palavra preocupação ocorre várias vezes.   O aviso consistente não é para se preocupar. A preocupação é um pecado porque ignora o poder da oração e obstrui a fé (Filipenses 4:6). 

Estabelecer hábitos para diminuir a ansiedade pode dar confiança à pessoa. No entanto, deixar Deus fora da solução torna-o para que devemos confiar em um método para garantir que tudo se torne certo. A Palavra de Deus é poderosa (Hebreus 4:12). Ele não só pode nos salvar (Romanos 10:12-17), mas através dele, Deus pode e vai nos proteger e guiar (Salmos 91; Salmo 119:9-13; 119:97-104; Provérbios 3:25-26).

Dito isso, é importante que aqueles que sofrem de TOC vejam o que a Bíblia diz sobre ansiedade e confiabilidade de Deus. A raiz do TOC ou comportamento semelhante ao TOC em quem não sofre com a doença, é a ansiedade. .

 Aqueles que nunca confiaram em Jesus como seu Salvador são escravos do pecado, como a preocupação e não podem se libertar (Romanos 6:17-22). 

Os crentes que lutam com preocupações crônicas ainda não entenderam sua liberdade em Jesus para ter vitória sobre o pecado (Efésios 6:10-18). 

Uma vez que tenhamos recebido Jesus como nosso Salvador, somos uma nova criação em Cristo. Os cristãos devem caminhar no Espírito para adiar sua natureza terrena e começar a pensar e agir como Jesus (Colossenses 3:1-10). Isso também é chamado de ter a mente de Cristo (1 Coríntios 2:15-16). Com a mente de Cristo, podemos definir nossas mentes sobre as coisas acima (2 Coríntios 10:5Colossenses 3:1-3Filipenses 4:8). 

Mais importante, à medida que crescemos em Cristo, começamos a entender a soberania de Deus e seu caráter. Passamos a confiar nele mais plenamente e, portanto, podemos abrir mão de nossas preocupações.

Aqueles que sofrem com TOC podem ser muito ajudados recordando a verdade das Escrituras. Quando confrontados com um pensamento invasivo, eles podem combatê-lo com a verdade. Uma base firme na Palavra de Deus provará uma base confiável a partir da qual avaliar pensamentos e compulsões. 

Os portadores também podem ser auxiliados por protocolos terapêuticos projetados especificamente para TOC, através do aconselhamento e do uso de medicamentos. Há muita esperança para aqueles que sofrem com TOC. 

Muitas vezes, é uma combinação de estudo bíblico pessoal, medicação e disciplina com um conselheiro bíblico que leva à liberdade. Independentemente de seus sintomas preocupantes, aqueles com TOC podem descansar no amor de Deus e contar com o poder do Espírito Santo para lhes dar graça para trilhar o caminho diante deles (2 Coríntios 12:8-10).

Sabendo agora o que é TOC, avalie: você tem realmente TOC? Então procure por ajuda. Você não tem TOC, mas apenas quer que as coisas sejam feitas de acordo com o teu manual? Entenda que este ato não demonstra o amor de Cristo para com os outros, que nós não somos perfeitos. Nem você, nem eu e nem os outros. Avalie se ao proferir que você tem TOC, você está sendo mentiroso, orgulhoso, controlador, etc. Se arrependa e caso necessário, procure por ajuda. O perfeccionismo é um obstáculo à santidade!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado