Série Sexo no Casamento: Falta de desejo sexual no casamento (Parte 3)

Uma queixa comum de casais em relacionamentos de longo prazo é um declínio no desejo sexual. Embora descobertas culturais demonstrem que geralmente a parte que mais reclama é o homnem, pesquisas sugerem que relacionamentos de longo prazo podem ter um efeito anestesiante em qualquer parceiro por razões que não são apenas devido ao envelhecimento.

No meu ministerio pastoral encontrei várias vezes casais nos quais o ressentimento, a crítica e a impaciência apontavam para muitas questões em suas vidas que encobrem a rejeição e a vergonha associadas à crença de que não são mais sexualmente desejados. Quando são finalmente capazes de encarar estes sentimentos, ouve-se comentários como:

Meu conjuge nunca toma iniciativa eu não preciso de alguém cumprindo sexo por obrigação Faz meses que meu con juge não se interesse por sexo. Como voce acha que eu me sinto com isso?

Considerando que os problemas sexuais de um casal são na verdade um reflexo de problemas em outras áreas, o inverso também é verdadeiro. Muitos casais vão brigar por qualquer coisa em vez de enfrentar o que não está acontecendo no quarto.

O que muitas vezes é mal compreendido pelos parceiros é o quanto a falta de seu próprio desejo sexual ou de seus parceiros é resultado de uma autoimagem negativa, de presunção de rejeição, falta de compreensão do que hmens e mulheres desejam, falta de compreensão do que homens e mulheres temem, falta de compreensão do que os torna desejáveis e evitar até mesmo falar sobre a vida sexual.

Pesquisas, livros e artigos escritos sobre o desejo sexual em mulheres casadas, o mito do "azulzinho milagroso" para os homens, por que as mulheres fazem sexo, como o romance dura e o impacto da vida doméstica na paixão sexual oferecem aos casais algumas informações que podem ajudá-los a entender a falta de desejo sexual em seu casamento. Pode até oferecer algumas ideias para trazer de volta esse sentimento amoroso.

Aqui está uma lista de mini descrições de grandes descobertas sobre o desejo sexual

As mulheres realmente variam mais como um grupo e até individualmente no desejo sexual em função de ciclos mensais, hormônios e papéis de vida. Há mais estimulos sociais para os homens pensarem sobre sexo e ficar sexualmente excitado. Os homens aprendem a interpretar quando o seu corpo esta excitado.

Considerando que o desejo sexual está mais ligado à excitação física nos homens, para as mulheres é uma função de muitos outros fatores, incluindo contexto, crenças, atitudes, sentimento desejado, sentimento de aceitação e comunicação aberta em um relacionamento.

A pesquisadora sexual Rosemary Basson sugere que, embora uma mulher possa estar muito interessada em seu parceiro, ela pode não iniciar o sexo porque para muitas mulheres o desejo sexual não precede a excitação sexual. Muitas mulheres entram no sexo se sentindo neutras e é a experiência sexual que desperta o desejo sexual.

Embora fatores relacionais sejam importantes para as mulheres, para as mulheres geralmente demonstração é necessário para que ela sinta desejo, mas não são bastam para a realização sexual. Como os homens, elas querem que alguém pense que são desejadas.

De acordo com Meston e Buss, autores de "Why Women Have Sex", as mulheres endossam as mesmas duas principais razões para fazerem sexo: desejo de prazer fisico e porque é bom.

Homens e mulheres podem ser seus melhores melhoradores ou verdadeiros detratores quando se trata de desejo sexual. O que amortece o desejo sexual em homens e mulheres são auto-expectativas e auto-julgamentos.

Os homens querem ser admirados no quarto. A preocupação deles com o desempenho sexual é importante. Muitas vezes, evitar o parceiro é evitar o desempenho fracassado. Muitas vezes ouvi nos aconselhamentos mulheres dizendo para os homens: por favor, confie em mim. Eu te amo. E por vezes vi homens que escapam de fazer sexo pois tem medo de fracassar, de não alcançar as expectativas da sociedade e da esposa.

O fato de esta ser uma era de Viagra e drogas similares certamente ajudou muitos homens,mas a medicação está longe de ser uma cura. Mais de metade dos casos de falta de ereção masculina não resolve com o azulzinho, de acordo com os cientistas.

Os homens se preocupam com o desempenho muito além do que as mulheres acham, mas a noção de que o sexo é simplesmente um desejo primitivo para os homens é falsa. A maioria dos homens quer tomar azulzinho para agradar sua esposa querem sentir também uma conexão especial com ela.

Uma coisa muito importante que faz com que as mulheres se sintam desejadas é se sentir especial, é ser escolhica. Ao ser cortejada uma mulher quer sentir que ela é unica. Uma vez casada, a mulher pode desejar a mesma atenção. Quando ela começa a achar que o marido faz sexo com ela apenas por obrigação, pois é a unica opção, isso pode minar o desejo.

As percepções equivocadas das mulheres sobre o desejo de seus parceiros são muitas vezes resultado de seus próprios sentimentos negativos sobre si mesmas física e emocionalmente.

Uma visão feminina de si mesma como sexy, gostosa e desejável é, de certa forma, ainda mais importante do que a visão de seu conjuge. Essa autopercepção é, naturalmente, ainda mais aprimorada ou dificultada pela reação de seu parceiro.

Em seu artigo Learning to Lust, Elton cita pesquisas sugerindo que o que muitas mulheres não percebem é que os homens não precisam de perfeição. Quando um homem está no meio do êxtase ele não está preocupado com tuas gordurinhas ou celulite. Então porque a mulher se preocupa tanto?

A rejeição de si mesmo por qualquer razão equivale a uma rejeição de um parceiro que te ama.

Autocuidado

Se a imagem corporal de uma mulher é um ponto de referência importante para ela trabalhar nela é um melhorador pessoal e de relacionamento.

Mulheres casadas com baixo desejo sexual relataram que uma das desvantagens do casamento era não gostar de sua própria aparência.

Mesmo os primeiros passos de um programa de exercícios ou comprando lingerie sexy podem começar a melhorar o senso feminino de sua própria sexualidade.

De acordo com Sims e Meana, mulheres casadas com baixo desejo sexual relatam que ter um parceiro que não está mais se orgulhando de sua aparência torna o desejo sexual e a conexão mais difíceis para elas.

Considerando que os homens não parecem tão afetados por sua imagem corporal em agir sobre seu desejo sexual (sua performance sexual é outra história) sua aparência importa em alimentar o desejo de seus parceiros.

No livro Why Women Have Sex, Buss and Meston relatam que, enquanto os homens são mais sexualmente atraídos por pistas visuais, as mulheres são mais sexualmente atraídas pelo perfume seguido de perto por pistas visuais. Enquanto o autor sugere razões evolutivas e conexões com o perfume e escolha adequada do DNA do companheiro, a outra mensagem é a importância dessas pistas para aumentar o desejo. Talvez devêssemos re-pensar por que ele está comprando seu perfume e o que ela poderia estar comprando para ele?

Outros autores afirmam que a maioria das mulheres relatou sentir-se feliz, mas não sexualmente feliz em seus relacionamentos. A maioria se sentiu mal com isso. As razões gerais que deram por sua falta de desejo sexual incluíam:

Institucionalização da Relação Com o casamento, o sexo tornou-se um compromisso, uma responsabilidade e uma rotina.

Excesso de familiaridade e perda do romance-o que já foram, palavras doces e sugestões sutis de fazer amor eram agora sugestões, expectativas ou agarramento ou beliscar.

Responsabilidade e Papéis Dessexualizados – Muito para fazer, muito pouco tempo e papéis não sexuais amorteceram os sentimentos sexuais. Foi relatado que é difícil se sentir sexual com alguém que se sente carente ou excessivamente dependente.

De acordo com Sims e Meana, tanto mulheres quanto homens, independentemente do amortecimento do desejo em um relacionamento de longo prazo, acreditam que seu desejo sexual seria agitado pela novidade, mistério e pela ideia de um novo parceiro que se aproximasse.

Stephen Mitchells Book, Can Love Last?,Perels Mating in Captivity, bem como nosso livro de casal Healing Together todos falam sobre a questão de inflamar o desejo sexual amortecido, tornando-se os novos e inesperados parceiros um do outro. De alguma forma, todos os defensores são separados o suficiente como indivíduos para serem menos previsíveis; assumindo o melhor sobre si mesmo e não tomando nada como garantido sobre o outro; ousando arriscar se comunicar sobre sexo, e criando o romance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado