Cristãos Alienados

Uma das mais tristes condições que um cristão pode assumir na sociedade em que vive é a alienação. Dizer "sou um alienado" significa: "não consigo mais me relacionar com a sociedade e, o que é ainda pior, não há nada que eu possa fazer."

Não foi para sermos pessoas alienadas que Cristo nos chamou, mas para sermos SAL e LUZ. Era esta a expectativa que Ele tinha para os seus seguidores, expressa tão detalhadamente no Sermão do Monte.

Todo o mundo sabe o que é o sal e a luz, pois são encontrados praticamente em todas as partes do mundo. Jesus conhecia sua utilidade prática e, por isso, usou-os para ilustrar a influência que ele esperava que seus discípulos exercessem na  sociedade humana. O que ele quis dizer com isso? Vejamos quatro verdades:

Os cristãos são fundamentalmente diferentes dos não cristãos

As duas imagens separam as duas comunidades uma da outra. O mundo é escuro - Jesus explica - , vocês devem ser luz. O mundo está se decompondo; vocês devem ser o sal e impedir que ele apodreça. Usando uma linguagem coloquial diríamos que eles são tão diferentes quanto água e vinho, óleo e água.

Este é um dos principais temas da Bíblia inteira. Deus chama do mundo um povo para si mesmo e a vocação do seu povo é ser "santo " ou "diferente "

Leia I Pedro 1: 15,16)

2ª Os cristãos devem impregnar a sociedade não cristã

Embora os cristãos sejam ( ou devessem ser ) moral e espiritualmente distintos dos não cristãos, eles não devem se segregar socialmente. Pelo contrário, sua luz deve brilhar nas trevas e seu sal penetrar a carne em estado de putrefação. Os cristãos devem mergulhar na sociedade.

Lembremo-nos do exemplo de Jesus que rompeu barreiras culturais, religiosas e sociais para estar junto daqueles que necessitavam Foi muito criticado por isso, mas ensinou que "veio buscar e salvar os que estavam perdidos". Assim, nós também, devemos afetar a sociedade a fim de que vejam as nossas boas obras.

3ª Os cristãos podem influenciar a sociedade não cristã

Somos hoje um número muito significativo de pessoas que se dizem cristãs. De acordo com o ultimo censo, cerca de 85% ds brasileiros se dizem cristãos.

É pura hipocrisia da nossa parte colocar a culpa na sociedade. O Senhor Jesus disse que nós tínhamos que ser o sal e a luz. Portanto, se a escuridão e a decomposição existem, a falha é nossa e temos que assumir a culpa.

4ª. Os cristãos devem manter a sua característica distinta.

Se o sal deixa de ser sal, não presta pra nada. Se a luz deixa de brilhar, perde o efeito. Portanto, se nós que nos dizemos seguidores de Cristo queremos fazer algo de positivo por Ele, temos que atentar para dois requisitos;

Temos que imergir

Temos que evitar nos misturar com o mundo

Chamamos isso de dupla identidade da Igreja (santidade e mundanidade). O restante do Sermão do Monte vai completará o que significa ser sal e luz: uma lealdade ainda maior (a do coração) , um amor ainda mais amplo (até pelos nossos inimigos), uma ambição muito mais nobre (buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça)

“De hoje em diante, eu os nomeio minhas testemunhas. Quero que saiam com o poder consagrador do Espírito Santo e sejam testemunhas poderosas, ungidas pelo Espírito”. Ele queria que aqueles homens fossem uma grande influência para o mundo.

Em II Coríntios 5:18-19, Paulo nos diz que recebemos o desafio de ser ministros da reconciliação. Estamos tentando reconciliar com Deus mulheres e homens perdidos, pela obra de Jesus na cruz. E devemos levar a sério essa responsabilidade. Na Grande Comissão, em Mateus 28:19-20, Jesus envia seus discipulos aos quatro cantos da terra. Ele quer que todo cristão seja um porta-voz do Evangelho, conduza as pessoas à fé, exerça influência máxima, seja pescador de homens. Em outras palavras, os cristãos devem ser o sal e a luz onde quer que estiverem, ou seja, em todo lugar!

Esse modo de vida provoca sede nos outros. Da mesma forma, quando os cristãos são ousados e inovadores em seu testemunho de Cristo no mundo, eles temperam as coisas, não é mesmo? Quer dizer, eles acrescentam um pouco de “molho” em um mundo insosso, atrapalham os planos do mal cuidadosamente elaborados, fazem as pessoas pensarem e reconsiderarem seus valores e crenças.

Ao viver uma vida honrosa diante de Cristo, os crentes tendem a impedir a decadência moral na sociedade onde vivem. Como luz, iluminamos as coisas que tentam se esconder nas trevas. Quando cristãos plenamente devotados irradiam a luz de seu Salvador as trevas começam a se dissipar. Queridos irmãos, como cristãos devemos levar outros a Cristo. Ganhar almas para Jesus Cristo é uma das melhores atividades no mundo de hoje. “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios 11:30).

Existem muitas pessoas à sua volta, convide-as para assistir os nossos cultos, ofereça-lhes uma visita, um estudo bíblico. Se você é sal e luz do mundo, Deus vai te ajudar a ser bênção na vida de alguém. E nem precisa ir muito longe, dentro da sua casa (família) existem pessoas precisando de sua ajuda espiritual, preocupe-se com ela e lute pela sua salvação.

Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usário, sabe mais sobre o aparelho do que nós. Lemos o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da gente do que nós. Precisamos ler o manual para viver de acordo com nosso Criador. Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na sociedade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado