Limites de Deus para mães

Hoje esta palavra vai diretamente para mamães cansadas.....

Atenção, mamãe sobrecarregada! A vida da mãe é muito difícil em nossa cultura moderna. E quero dizer, não é de hoje esta dificuldade. Meus filhos já são todos criados e não foi fácil esta tarefa. Não, realmente não foi nada fácil. Hoje eu quero falar sobre isto mesmo e tentar ajuda-la a discernir entre a verdadeira culpa e arrependimento de acordo com os padrões de Deus versus a falsa culpa e condenação de nossos padrões irrealistas, por não seguirmos os padrões que o mundo nos apresenta.

Se você sente que a vida é ganhar / perder (ou meus filhos ganham e eu perco, ou eu ganho e meus filhos perdem), então vamos mergulhar na Palavra de Deus e pararmos de viver em cativeiro.

Eu gosto muito de orar a palavra e te convido agora para orar comigo de acordo com Mateus 11:28-30. Depois a gente continua

Repita agora comigo: Eu estou indo Senhor ao teu encontro, e estou cansada e sobrecarregada. Preciso do teu descanso. Troca o meu fardo pelo teu, quero aprender contigo, com tua mansidaão e tua humildade, para poder receber o teu deswcanso, pois o teu jugo é suave e o teu fardo é leve. Amém"

Vamos continuar?

Uma coisa hoje em dia é muito diferente de quando eu criei meus filhos. Hoje em dia é muita informação" As redes sociais estão ai nos lotando de informações que na verdade não importam. Esse excesso de informação se transforma em fardos pesados, muitas vezes dificeis de carregar, e mais do que tudo, geralmente são irrelevantes. Me diga sinceramente, o que vai mudar na tua vida ver aquela pessoa que voce segue na midia social passeando no shopping com seus cachorrinhos de estimação, marido e filhos?"

Sabe geralmente para que serve? Para se comparar com as outras pessoas e se sentir frustrada....

Saber a toda hora que todos outras pessoas estão pensando, fazendo e planejando tornou-se um flagelo na sociedade. Na época que criei meus filhos, se a gente quissesse se comparar com alguém, geralmente era com aquela pessoa do nosso convivio social, pode ser que da igreja, do trabalho ou da familia. Mas hoje em dia, temos acesso a milhoes de perfis, e aparentemente nossa vida não chega nem aos pés delas, gerando stress e frustração.

Se você está nas mídias sociais, você é constantemente bombardeada com férias de outras mulheres, casas, famílias bonitas e bem vestidas. E é triste dizer, mas a pessoa tem quer ser muito segura para não lidar com a insatisfação e até mesmo inveja, quando nossos olhos e nossas mentes se enchem de tantas coisas que a gente não tem.

As mães acabam sobrecarregadas quando fixam objetivos e planos que vai muito além de nossas responsabilidades normais de maternidade, como cuidar dos filhos, sua saúde, a casa, o trabalho, os deveres de motorista, a manutenção do casamento e muito mais. Muitas vezes essa mãe quer seguir o padrão que as midias mostram e se isto é o teu caso, quero te dar um conselho aogra: Pare de se concentrar na vida das outras pessoas.

Estes dias conversei com uma jovem maezinha, que tem um bebezinho que está começando a andar agora. Ela sente-se muito frustrada, pois não esta trabalhando. Muitas mães que estão em casa cuidando dos filhos se sentem assim. Elas não estão sobrecarregadas pois acumulam o trabalho de casa com o trabalho fora. Elas estão sobrecarregadas de serem mães.

Se voce nunca se sentiu assim, parabens! Eu já. Quando meu primeiro filho nasceu, decidi parar de trabalhar para cuidar dele. Mas após cerca de três anos estava estressada, me sentia inferiorizada. A sociedade me cobrava. Afinal para que eu tinha estudado tanto? Para cuidar de crianças? A sociedade queria ditar o que eu devia fazer. Voltei a trabalhar, mas num ritmo calmo. Conseguia participar da vida de meus filhos e leva-los para cursos extracurriculares.

Estava me saindo bem, porém logo após meu quarto filho nascer, fiquei viuva. Tive que começar a trabalhar "feito gente grande" Mas dai a sociedade me cobrava pois eu não consegui mais levar meus filhos na aula de natação, balé, judo, kumon.

Quanta cobrança! Achava conforto no Senhor, fazendo a oração que fiz com voce a pouco. "Senhor, troca meu jugo pelo Teu"

Muitas vezes não aguentava nem mesmo ir para a igreja. Tinha dia que não tinha dinheiro para colocar gasolina no carro. Pegar onibus, nem pensar, pois sairia mais caro do que a gasolina e realmente me faltava coragem de andar cerca de 40 minutos de mãos dadas na rua com meus filhos até a igreja, de olho atento se um não iria atravessar a rua correndo. Sem contar na hora de sair, quando geralmente as crianças estavam com sono e um e as vezes até dois dois queria colo, pois não aguentava mais andar.

Ouvia as cobranças na igreja pois não conseguia frequentar todos os cultos e a culpa me corria o espirito. Me sentia mal, me sentia fraca. Quantas vezes eu pegava a Bíblia na hora que as crianças já estavam dormindo e eu não aguentava nem ler. Minha vista doia, minha cabeça pesava. Se desabafasse com algum religioso, ainda escutava: Isto é luta do Espirito contra a carne. O Espirito tem que vencer. Não durma enquanto lê a Biblia.

Um dia, ao acordar de manha e ver que minha Bíblia estava aberta na cama e que eu tinha dormido novamente, comecei a chorar, me sentindo uma filha indigna. Neste momento, meu Aba Pai me falou: "Filha, descansa em mim! Você dormiu nos meus braços, como muitas vezes teus filhos dormem nos teus. Depois que você dormiu, eu te cobri e te dei um beijo de boa noite. Deixei a Bíblia aberta para você ler agora!" Lá estava a Bíblia aberta em Mateus 11:28-30

Entendi naquele momento que Deus me entendia e se o mundo me cobrava, Deus me amava. A partir daquele momento comecei a impor limites. Sim, limites. Limites no que eu olhava para os outros e me comparava, limites no que as pessoas falavam para mim que era o melhor a fazer. Limites nos meus anseios ilimitados: casa imaculada, filhos sempre limpos, perfumados, bem vestidos e obedientes. dieta hiper mega saudável, atividades extracurriculares para todos na área do esporte, artes e conhecimentos gerais.

Entendi que não era Deus que me cobrava tudo isso, mas a sociedade e eu mesma. Passei a clamar a Deus para me libertar dos padrões irrealistas e colocar os limites dEle na minha vida. E eu passei a orar Mateus 6:33 que te convido a orar agora:

Senhor, eu estou buscando primeiro o teu reino e a tua justiça e creio que as outras coias serão acrescentadas.

Voce viu que incrivel? Sempre se fala de buscar o reino, mas veja, é para buscar a justiça dEle também. Maezinha, voce esta cansada? Não escute o que o mundo de diz, mas o que o nosso Deus, justo e fiel diz!

Quantas vezes na minha jornada materna eu não deitei e me lamentei por não ser boa o suficiente! Tinha perdido a calma com meus filhos! Tinha me distraido na hora do culto e pensado na roupa que tinha que pendurar quando chegasse em casa para que meus filhos tivessem roupa irem na escola no dia seguinte! Eu era o juiz, o júri e o carrasco no meu próprio julgamento. Mas isto foi apenas até o dia que comecei a ir a Ele em oração honesta e genuinamente para receber conforto e orientação Dele - para dar-Lhe a chance de falar em minha vida sem afastá-Lo. Para que Ele me orientasse e me confortasse.

Neste lugar, eu aprendi a receber conforto e direção. Aprendi a diferenciar entre a autocondenação implacável e a bondade do Senhor que leva ao arrependimento quando faço coisas que não são apropriadas. E é isto que agora eu quero fazer com voce.

Quero te convidar para hoje nao orar apenas pelos teus filhos, mas orar pelo teu ventre! Isso mesmo! Teu ventre, uma parte do teu corpo que gerou filhos. Pode ser teu ventre fisico ou espiritual, como no meu caso, que tenho dois filhos adotivos e muitos outros filhos espirituais, que Deus me deu para que eu cuidasse e orasse, para que eles se apresentem ao Senhor não como netos, mas também como filhos!

Ore para que o Senhor te alivie, ore para que o Senhor te acalme! Ore para que o Senhor te dê a direção a qual deve seguir! Vá agora para o teu lugar segredo, e ore, so voce e Deus. E digo mais, e se voce dormir enquanto ora? Relaxa e deita no colinho do Pai! Ele te ama e quer te dar um beijo de boa noite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado