A vitória de Jabez

 


“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo:
 
O texto acima esposado mostra-nos a história de um jovem que nascera em meio às contradições da vida. Um jovem que tinha tudo para ser um perdedor, contudo, venceu as limitações, prosperou frente às batalhas e auferiu a vitória que todos nós almejamos.
 
Este jovem, cujo nome aparece apenas em dois versículos na Bíblia nos mostra as escolhas que temos que fazer em nossa vida.
 
Afinal, todo novo ano traz em seu bojo 365 dias cheios de possibilidades ilimitadas para se auferir vitória. Todavia, podemos estragar esses dias que Deus nos dá permitindo que se apossem de nós a tristeza, a derrota, o desânimo, o fracasso ou podemos preenchê-los com vitórias e bênçãos.

Assim como com um corte de tecido uma pessoa pode tanto confeccionar um lindo vestido ou um traje deselegante, dependo de sua perícia com a tesoura e a agulha, também ocorre em nossas vidas.

Assim é que cada ano nos é dado por Deus e, com ele, podemos usá-lo e enchê-lo de triunfos e grandes realizações ou derrotas e fracassos. Da mesma forma que com certos ingredientes uma pessoa pode tanto preparar uma refeição saborosa, apetitiva, aprazível e agradável como também uma refeição indigesta e sem sabor ocorre conosco no decorrer de nossa caminhada.

São as nossas atitudes que determinará o nosso ser, isto é, o que seremos: vitoriosos ou fracassados.
É justamente o teu agir que determinará o seu ser, pois, o que somos nada mais é do que fruto de decisões pretéritas.

Tanto é verdade que assim está escrito em Mateus 6.22:
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.”

A forma pela qual você percebe a vida determina o teu ser. A maneira como você visualiza a vida, encara a vida e a enxergar determina o teu ser. Portanto, cabe a você decidir se quer ser derrotado ou vitorioso.

O segredo da vitória é não desistir de vossos sonhos. Há esperança, pois Deus está contigo em meio a todas as lutas.

Ocorre que, em meio às lutas, muitos acabam desistindo de prosseguir, isto é, de lutar em prol do objetivo almejado. Acabam abrindo mão de seus sonhos.

No entanto, quero que saibam que assim como muitos personagens bíblicos conseguiram prosperar face às situações adversas e as interpéries da vida, você também pode.

Portanto, não desista de vossos sonhos, não desista de prosseguir, não desista de lutar em prol do objetivo almejado, não desista de vossos ideais e de vossos projetos. Saiba que há uma luz no final do túnel.

Razão pela qual, hoje, quero compartilhar com os senhores uma mensagem de ânimo e de esperança que se encontra em I Crônicas 4.9-10.

Vamos estudar um pouco sobre a vida de Jabez, pois este, indubitavelmente, deixou-nos exemplo de que é possível prosperar em meio às dificuldades, adversidades, empecilhos e obstáculos.

Esse nome, que facilmente nos passa despercebido e que está registrado em apenas dois versículos da Bíblia, nos mostra a história de alguém que alcançou de Deus o que na verdade todas as pessoas gostariam de receber: a totalidade de sua oração atendida.

Jabez tinha um histórico de dor e sofrimento. A sua mãe lhe deu esse nome porque ela o teve “com muitas dores”. O significado do seu nome é: “ele causa dor ou tristeza”.

Assim sendo, Jabez já nasceu com o estigma de derrotado, de fracassado e de perdedor. Fora lhe imputado um nome cujo significado era pejorativo.

Ocorre que Jabez não se abateu com isso, nem se entregou, pois ele cria que Deus poderia mudar a realidade de sua vida, razão pela qual o invocou e sua oração foi atendida.

Jabez invocou o nome do Senhor e pediu que Deus o abençoasse muitíssimo. Tornou-se o mais ilustre entre os seus irmãos, prosperando em meio a um cenário onde parecia ser impossível vencer.

Afinal, Jabez tinha tudo para viver uma vida limitada. Mas, com sabedoria, ele pediu a Deus que removesse todas as limitações que o cercavam. Ele teve visão de crescimento e de prosperidade.

Jabez reconhecia sua pequenez, a sua impossibilidade física, psíquica, intelectual, financeira e social. Pediu para quem detinha o poder para solucionar este empate, creio e recebeu a solução para seu problema.
Assim sendo prezados irmãos e Igreja do Senhor, os limites que nos cercam não são apenas geográficos. Muitos se encontram limitados física e espiritualmente. Não conseguem mais vislumbrar uma vida de prosperidade, pois já perderam a fé.

No entanto, que hoje possamos ser como Jabez e pedir ao Senhor que remova da nossa vida todos os limites geográficos e naturais levando-nos a andar no sobrenatural de Deus, pois Ele quer ser glorificado na sua prosperidade.

João 15.8 aduz que:
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”.
Para dar muito fruto, você precisa querer a vida abundante que só Jesus tem para oferecer.

Neste sentido preceitua a palavra de Deus:
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10.10).

Portanto meus queridos amigos, que possamos ser como Jabez: um vencedor, pois esta é a vontade do Pai. Desistir jamais, persistir sempre.

Creia, confie em Deus e todo o resto Ele o fará. Mesmo que as ondas revoltas venham açoitar a embarcação de sua vida, sempre haverá uma luz no final do túnel. Deus é fiel e poderoso para lhe ajudar e o fazer triunfar face às adversidades e as contigências existenciais.

Que Deus em Cristo Jesus lhes abençoe!
Amém!


http://entendendoasescrituras.wordpress.com/2010/03/05/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado