Sacerdotes mortos por Deus

 

  1. O dia em que os sacerdotes caíram mortos - Levítico, Hebreus, 1 Pedro

Escrituras: Levítico 8-10 , Hebreus 4 , 1 Pedro 2

Conexão com o tema da unidade : Deus é santo, justo e ciumento. Devemos aprender a amá-Lo e temê-Lo por esses atributos pessoais poderosos, entendendo-os por meio do evangelho à medida que os adotamos como nossos próprios atributos por meio de Jesus.

Ideia de introdução

Os pais devem ensinar seus filhos desde muito cedo a não brincar com fogo. As crianças devem aprender que todas as fontes de fogo são perigosas e potencialmente mortais. Mas só porque o fogo pode ser inseguro, não significa que seja sempre ruim. O fogo é um recurso muito útil para a humanidade, pois aquece nossas casas, cozinha nossa comida e faz outras coisas essenciais. O objetivo da lição de todos os pais não é acabar com o fogo, mas ensinar um medo saudável e o respeito por seu poder. Da mesma forma, a santidade, a justiça e o ciúme de Deus são benéficos e também perigosos. Em Levítico 8-10, dois sacerdotes brincaram com o fogo e a santidade de Deus, resultando em sua morte.

I. A santidade de Deus é benéfica para os crentes (Lev. 8-9)

Levítico 8 é o início de um tempo de celebração para a nação de Israel. Até este ponto, Deus os escolheu como Seu povo, libertou-os da escravidão egípcia e os ensinou como ser cidadãos de Seu reino (Êx 25-40). Aqui, Deus ordena a Moisés que separe cerimonialmente os filhos de Arão para o santo sacerdócio. Moisés fez isso lavando-os, trocando-os por roupas novas, ungidos com óleo e com sacrifícios de sangue no altar de bronze. No oitavo dia, a empolgação, antecipação e expectativa aumentaram. Se eles tivessem feito tudo certo, a glória do Senhor cairia e consumiria esses sacrifícios finais feitos em nome dos sacerdotes, pecadores diante de Deus como todos os outros israelitas. Com certeza, a glória do Senhor caiu como fogo do céu e consumiu os sacrifícios. As pessoas responderam com gritos,

Aplicação : Aprecie a santidade de Deus. No Antigo Testamento, o povo de Deus teve que percorrer grandes distâncias para experimentar a aceitação de Sua santidade. Hoje, Deus nos aceitou por meio do evangelho de Jesus e de Sua santidade. Ao ler o Antigo Testamento, agradeça a Deus pela Nova Aliança que Ele providenciou por meio de Jesus. Jesus cumpriu a Antiga Aliança para que possamos aproveitar a vida na Nova Aliança.

II. A santidade de Deus é perigosa para os desobedecedores (Lev. 10)

Observe o que acontece a seguir diretamente após a consagração cerimonial dos sacerdotes. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, fizeram fogo misturado com incenso em suas panelas sacerdotais. Mas algo deu muito errado. Moisés escreveu que sua oferta de fogo era uma adoração não autorizada diante de Deus. Pode ser que Nadabe e Abiú tenham entrado ilegalmente no Santo dos Santos. Talvez eles estivessem bêbados ao fazer este fogo diante do Senhor. Ou pode ser simplesmente que Deus não os ordenou que fizessem o fogo naquele momento. Seja qual for o motivo, foi uma adoração não autorizada. O Senhor consumiu os dois sacerdotes, assim como antes havia consumido os sacrifícios oferecidos por eles. O pai deles, Aarão, ficou pasmo, mas "calou-se" (10: 3).

Aplicação : Embora Deus veja os cristãos por meio do evangelho, nunca perca o temor saudável da santidade, da justiça e do ciúme de Deus para Sua própria glória. Nunca tome a graça de Deus como certa, pois Ele continua odiando o pecado e disciplinando os cristãos que desobedecem.

III. A santidade de Jesus é atribuída aos crentes (Heb. 4: 14-16)

Não podemos brincar com a adoração ao nosso Deus santo. Ele leva isso a sério, e nós também devemos. Não devemos oferecer-lhe adoração de nenhuma forma não autorizada, pois Ele não apenas odeia, mas derrama sua ira contra ela. Devemos apenas oferecer adoração a Deus por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. Jesus não é apenas o Filho de Deus, mas também nosso Sumo Sacerdote. Ele ofereceu apenas um sacrifício e uma oferta a Deus - Seu próprio corpo. Foi uma oferta tão agradável a Deus que foi a última que Ele pediu. Agora, todo mundo que acredita no Sumo Sacerdote Jesus é totalmente perdoado por Deus. Se Jesus é nosso Sumo Sacerdote, e nós, como cristãos, estamos em Cristo, então somos sacerdotes de Deus. Somos Seus servos escolhidos, autorizados a nos aproximar dEle e prover cuidado espiritual para o povo de Deus.

Aplicação : Se você é um sacerdote de Deus por meio de nosso Sumo Sacerdote, Jesus, você tem acesso total ao trono de Deus. Você está autorizado e chamado para ministrar ao povo de Deus. Você é responsável por fazer seu corpo como um sacrifício vivo a Deus por meio do sacrifício de Jesus. Esta semana, faça seu próprio estudo de palavras no Novo Testamento sobre o sacerdócio do crente.

Ideia de conclusão

Como membros da igreja, somos como pedras sendo erguidas para fazer o templo de Deus. Devemos ser um sacerdócio santo que oferece sacrifícios espirituais a Deus por meio de Cristo (1 Pedro 2: 5). No templo de Deus, cada pedra é importante. Em nossas igrejas, somos tão saudáveis ​​e poderosos quanto nossos membros mais fracos. Cada crente em nossas igrejas é um sacerdote de Deus. Cada um de nós deve se esforçar para se aproximar de Deus, amar uns aos outros e ministrar àqueles em nossa comunidade. Como vamos fazer isso? Somente por do Sumo Sacerdote Jesus Cristo. 

tradução livre de Denise Mardegan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado