Violência Doméstica e Cristianismo

 

Como teólogo cristão, levo a Bíblia muito a sério. Isso significa que sigo certas regras para interpretar como leio o texto.

Uma das regras mais importantes é que eu olho para as partes, versículos específicos, dentro do contexto de todo o capítulo, livro e restante das Escrituras. Menciono isso porque outubro é o mês da conscientização sobre a violência doméstica.

Como eles estão relacionados?

A violência doméstica ainda é chocantemente comum e pode ser encontrada com muita frequência na igreja. Tal violência não é uma questão de controle da raiva ou conflito conjugal; em última análise, é uma questão de poder.

Os abusadores reivindicam autoridade divina sobre a vida de suas vítimas. Ainda mais angustiante é como em famílias “cristãs” a Bíblia é mal utilizada como fonte de justificativa para tal dominação e abuso.

Um dos versículos da Bíblia mais amplamente lidos erroneamente usados ​​para justificar o abuso é Efésios 5:22: “Mulheres, submetam-se a seus maridos como ao Senhor.” O problema é que esse versículo, por si só, é visto por alguns como uma ordem para que as mulheres façam tudo o que os maridos exigem.

A vontade da mulher e a razoabilidade do pedido são irrelevantes para as pessoas que interpretam mal o texto neste ponto. Assim, quando uma esposa se recusa a "obedecer" ao marido, ele vê como seu trabalho fazê-la "entrar na linha".

Essa leitura incorreta é uma injustiça ao texto e às vítimas de violência doméstica. Efésios 5:22 é precedido pelo versículo 21: “submetam-se uns aos outros em reverência a Cristo”. O apóstolo Paulo tem em mente um sinal magnífico para o mundo da obra transformadora de Deus: pessoas que se dão livre e mutuamente. Isso se encaixa nos versículos iniciais deste capítulo (Efésios 5: 1-2), que nos diz para "sermos imitadores de Deus" "vivendo uma vida de amor, assim como Cristo nos amou e se entregou por nós".

Além disso, Paulo admoesta os maridos a amarem suas esposas como amam a seus próprios corpos. (Efésios 5:28) Com certeza o marido não infligiria a si mesmo o mesmo tipo de feridas que o agressor faz à sua vítima? Na verdade, Paulo insiste que a submissão mútua à sua esposa obriga o marido a amar sacrificialmente, assim como Cristo amou a igreja e morreu por ela. (Efésios 5:25)

No que diz respeito ao contexto do livro, o leitor deve considerar as realidades socioculturais de Éfeso, onde o Templo de Artemis teve papel de destaque. Primeiro, Paulo escreveu suas instruções radicais em um mundo antigo e patriarcal que aceitava o tipo de abuso que, depois de dois milênios de reflexão cristã, não toleramos mais.

Em segundo lugar, alguns estudiosos sugerem que os seguidores de Artemis, provavelmente mulheres, estavam causando problemas na igreja ao sugerir a supremacia das mulheres sobre os homens. As mulheres eram a fonte da vida, conforme ensinado pelos seguidores da “Grande Deusa-Mãe”, Ártemis.

É uma trágica ironia que Efésios 5:22 seja usado para justificar a violência e o abuso contra as mulheres, já que Paulo pretendia impedir que as mulheres abusassem dos homens. Certamente sabemos que Paulo foi expulso de Éfeso por incitar o culto a Ártemis. (Atos 19)

Quanto a uma visão bíblica mais ampla, eu poderia apontar para o ensino da Bíblia sobre o amor (Marcos 12: 29-31; 1 Coríntios 13), ou para a criação (Gênesis 1: 26-28), ou para a veracidade preocupante das Escrituras sobre as horríveis consequências de violência doméstica. (Juízes 19; 2 Samuel 13 e 14)

Em vez disso, apelo para que nossas ações testemunhem a verdade em que acreditamos. Jesus disse a seus seguidores que eles seriam suas “testemunhas” para o mundo. (Atos 1) No tribunal da opinião pública, as pessoas entendem Jesus com base na maneira como seus seguidores agem. Testificamos ao mundo sobre o plano de Deus para o amor, vida, esperança e reconciliação. No entanto, quando nossas ações não correspondem às nossas palavras, nossa conversa é vazia.

Não podemos afirmar que levamos a sério os valores da família e a santidade do casamento, ao mesmo tempo que permitimos que a violência doméstica exista inconteste em nossas congregações. Fazer isso diz ao mundo que somos mentirosos e dá falso testemunho quanto à legitimidade das reivindicações de Cristo. As Escrituras chamam esse tipo de ação de “hipocrisia”.

É minha esperança mais sincera que as denominações equipem os ministros com ferramentas para confrontar e educar suas congregações sobre a violência doméstica, que os pastores preguem sermões que denunciem claramente a violência no lar, que as igrejas desenvolvam planos para proteger mulheres e crianças e reabilitar verdadeiramente os abusadores, que os membros intervenham quando virem o abuso acontecendo e que o mundo veja que realmente levamos a Bíblia a sério.

Quentin Kinnison é professor de ministérios cristãos contemporâneos e de ministério e liderança cristãos na Fresno Pacific University. Este artigo também aparece na série Scholars Speak da Universidade Fresno Pacific.

tradução livre de Denise Mardegan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado