Débora, uma mulher usada por Deus

Juízes 5:31 "Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas que aqueles que te amam sejam como o sol quando nasce em sua força."

Depois de assistir a uma palestra no seminário onde leciono, vi uma aluna que não via há meses. Depois de me cumprimentar, ela me contou com entusiasmo sobre os emocionantes ministérios que Deus estava permitindo em sua vida e por meio dela. Então ela concluiu com uma declaração intrigante: “É triste pensar que Deus está tendo que me usar porque um homem em algum lugar falhou.”

"Com licença?" Eu tinha certeza que devo ter entendido mal.

“Deus queria que um homem piedoso liderasse, mas como ele aparentemente não o fez, eu faço parte do 'Plano B'. Estou feliz por Deus me usar, mas me sinto mal por alguém ter falhado.” Eu ouvi uma tristeza marcante em sua voz.

Perguntei de onde ela tirou essa ideia e ela disse que saiu direto do livro de Juízes — na verdade, a história de Débora. Alguém a ensinou que uma mulher piedosa liderando significava que um homem havia falhado em algum lugar. “Deus usa uma boa mulher apenas quando um bom homem não pode ser encontrado”, disse ela.

Conversamos mais e ela explicou mais, apontando que Baraque deveria ser o juiz, mas quando ele se revelou um covarde, Deus levantou Débora.

"O que faz você pensar que Baraque deveria ser o juiz - que ele era o 'Plano A'?" Eu perguntei, observando que Baraque não entra em cena até que Debora já esteja bem estabelecida como líder e profetisa. Na verdade, Débora convoca Baraque e fala a palavra de Deus para ele antes de sabermos o que Baraque vai fazer.

“Mas Deus sabia de antemão qual seria a resposta de Baraque. E sabemos que Deus prefere usar um homem para liderar em vez de uma mulher”.

“Como sabemos disso?”

“A história de Débora.”

Raciocínio circular.

Eu balancei minha cabeça. Obviamente continuar discutindo a história de Debora não iria ajudar. Então consideramos outra profetisa na Bíblia. Encontramos sua história em2 Reis 22:14–20:

O sacerdote Hilquias, Aicam, Acbor, Safã e Asaías foram falar com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá e neto de Harás, responsável pelo guarda-roupa do templo. Ela morava no bairro novo de Jerusalém.
Ela lhes disse: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Digam ao homem que os enviou a mim:
Assim diz o Senhor: Eu vou trazer desgraça sobre este lugar e sobre seus habitantes; tudo o que está escrito no livro que o rei de Judá leu.
Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando-me à ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, minha ira arderá contra este lugar e não será apagada’.
Digam ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que você ouviu:
Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante do Senhor, ao ouvir o que falei contra este lugar e contra seus habitantes, que seriam arrasados e amaldiçoados, e porque você rasgou as vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.
Portanto, eu o reunirei aos seus antepassados, e você será sepultado em paz. Seus olhos não verão toda a desgraça que eu vou trazer sobre este lugar’ ". Então eles levaram a resposta ao rei.

Hulda. A maioria dos estudos sobre mulheres da Bíblia a exclui, mas Jesus deve ter passado com frequência pelo túmulo de Hulda e atravessado o portão de Hulda para entrar no Templo em Jerusalém. Em algum momento da história de Israel, todos os fiéis a conheciam.

A primeira pessoa mencionada na lista dos que consultaram Hulda foi o sacerdote Hilquias Curiosamente, o encontramos mencionado no Livro de Jeremias, que começa com estas palavras: As palavras de Jeremias, filho de Hilquias , um dos sacerdotes em Anatote no território de Benjamim (Jeremias 1:1, itálico meu). Em outras palavras, um dos homens que buscou a palavra de Deus em Hulda foi o pai de Jeremias, o profeta (2 Crônicas 35:25). Mas há mais—os profetas Sofonias (Zef. 1:1), e provavelmente Naum e Habacuque também viviam na época e presumivelmente na mesma cidade - Jerusalém. Por que a delegação em busca de uma palavra de Deus não foi a um dos outros profetas da cidade?

Devemos concluir que todos esses homens eram covardes espirituais? Não é mais lógico concluir que Deus às vezes usa uma boa mulher mesmo quando um bom homem pode ser encontrado?

Considere as muitas líderes femininas e profetisas nas escrituras começando com Miriã (Miquéias 6:4)—ela liderou durante o tempo de Moisés . No Novo Testamento encontramos Ana (Lucas 2:36) e as filhas de Filipe (Atos 21:9) as jovens profetisas no dia de Pentecostes (Atos 2:17) e todas as mulheres que oraram e profetizaram em Corinto (ver1 Corinthians 11). Esta está longe de ser uma lista exaustiva.

Aparentemente, Deus às vezes decide usar uma mulher como o Plano A, a primeira opção, a opção que ninguém falha.

Você está disposta e pronta para ser essa mulher?

Voltando a Débora, observe emJuízes 5:4que a mesma palavra é usada para Débora 'julgar' como foi usada para os juízes do sexo masculino. Algumas traduções dizem que ela estava “liderando”, o que ela era, mas o texto na verdade a rotula como uma das juízas de Israel. Três versículos depois, o texto se refere a Débora como uma “mãe em Israel” (v. 7). Isso não significa necessariamente que ela era uma mãe biológica. Às vezes, os títulos de “mãe” ou “pai” eram dados aos líderes. Considere que o “Filho” em é chamado de “Pai Eterno”.Juízes 4:4diz: “Débora, uma profetisa, [uma mulher] de Lapidote, estava liderando Israel naquele tempo. Ela se sentava (isto é, dava aconselhamento jurídico) sob a tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraimita. Os israelitas vinham até ela para resolver suas disputas.”

Que mulher, essa Débora! Primeiro ela era uma profetisa e provavelmente uma esposa. Em hebraico, a mesma palavra é usada para “mulher” e “esposa”, então não sabemos ao certo se Débora era uma “mulher de Lapidote” (um lugar) ou “esposa de Lapidote” (uma pessoa) (4: 4). Mas provavelmente Debora era casada. A razão pela qual “mulher” e “esposa” não eram palavras separadas na época de Débora era porque uma mulher podia ser uma das três coisas: virgem, casada ou viúva. Decidir viver solteira não estava na lista de opções de uma jovem, a menos que seu marido tivesse morrido e ela tivesse um dote grande o suficiente para continuar comendo.

Sabemos que Débora era uma “mãe em Israel” (5:7). No entanto, não sabemos ao certo se isso significa que ela era uma mãe biológica. Mais provavelmente, “mãe em Israel” é um título que indica que a nação buscou a liderança de Debora  como a mãe da nação, da mesma forma como o sem filhos George Washington poderia ser chamado de “o pai da nação” nos EUA.

Débora era uma profetisa. E observe o que ela disse a Baraque, cujo nome significa “raio” (4:6–7): “Ela mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e disse-lhe: “O SENHOR, o Deus de Israel, te ordena : 'Vá, leve com você dez mil homens de Naftali e Zebulom e lidere o caminho para o Monte Tabor. Vou atrair Sísera, o comandante do exército de Jabim, com seus carros e suas tropas para o rio Quisom e entregá-lo em suas mãos.'”

Aqui está a resposta de Baraque à ordem do Senhor: Baraque disse a ela: “Se você for comigo, eu irei; mas se você não for comigo, eu não irei” (v. 8).

Baraque teve fé, mas com hesitação. Em resposta ao mandamento de Deus, ele disse: “Obedeço se. .” No entanto, Débora não abandonou Baraque por sua falta de fé. Em vez disso, ela o acompanhou e lhe deu forças para cumprir o propósito de Deus. Temos aqui um grande exemplo de um homem e uma mulher em parceria enquanto obedecem aos mandamentos de Deus. Existe alguém em sua vida cuja fé você pode fortalecer com sua presença? Se sim, quem é e o que você pode fazer?

Agora a trama se complica.Juízes 4:14–16diga-nos isto:

E Débora disse também a Baraque: "Vá! Este é o dia em que o Senhor entregou Sísera em suas mãos. O Senhor está indo à sua frente! " Então Baraque desceu o monte Tabor, seguido por dez mil homens.
Diante do avanço de Baraque, o Senhor pela espada derrotou Sísera e todos os seus carros de guerra e o seu exército, e Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé.
Baraque perseguiu os carros de guerra e o exército até Harosete-Hagoim. Todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não sobrou um só homem.

Você vê alguma indicação de que Debora realmente se envolveu na batalha?

Às vezes as pessoas dizem que Débora não era juíza porque Hebreus 11:32–33não inclui ela:

Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.

Gideão lutou, Baraque lutou, Sansão lutou e Jefté lutou. Davi matou Golias, e Samuel matou Agague, rei dos amalequitas. Mas Débora conquistou com a espada? Não. Alguns sugeriram que a exclusão de Debora desta lista  em Hebreus 11significa que ela não era o juiz “real” – que Baraque era o juiz. Ou dizem que uma mulher liderando estava errada, então ela foi excluída da lista. No entanto, o escritor de Juízes refere-se apenas a Débora como a juíza a quem a palavra do Senhor veio (Juízes 4:4, 6). Enquanto Débora foi com o exército, ela não se envolveu na batalha. Talvez o escritor do Novo Testamento pretendesse listar apenas aqueles que literalmente conquistaram reinos. Embora não esteja totalmente claro por que Debora não está listada em Hebreus 11, devemos evitar ler muito em sua ausência. José, Daniel e Maria - para citar alguns - também não são mencionados. Na verdade, parece que, na maioria dos casos, o escritor de Hebreus 11procura os personagens mais falhos para destacar como pessoas de fé. Que encorajamento para nós!

A história de Débora sempre esteve no centro da batalha sobre o que Deus faz e o que não quer que as mulheres façam a serviço Dele. Não encontramos nenhuma indicação no texto de que Débora tenha feito algo além de seguir a Deus de todo o coração.

Infelizmente o foco dejuízes 4pode se tornar tão limitado a questões de gênero que perdemos a mensagem geral da história, que não tem nada a ver com gênero. É sobre Ele.

Obediência Incondicional

Débora era juíza e profetisa. A única outra pessoa que era uma combinação de profeta/juiz era Samuel. E Debora era cantora e compositora - ela tinha um currículo impressionante.

Assim, quando Débora advertiu Baraque de que sua obediência condicional significaria que a glória por derrotar Sísera iria para uma mulher (4:9), podemos presumir que ela estava se referindo a si mesma recebendo a glória por ir com Baraque. Mas Debora não estava falando de si mesma. Na verdade, ela estava profetizando a morte de Sísera nas mãos de Jael, outra heroína da história. Naquela época, armar tendas era “trabalho de mulher”, e Jael usava o que tinha para servir a Deus. Ela não agiu de maneira tradicionalmente feminina pregando a caveira do inimigo de Deus no chão, mas Deus está mais preocupado em nos conformarmos à Sua vontade e sermos zelosos por Seus propósitos do que em nossa conformidade a alguma norma de gênero socialmente construída.

Então, se a honra concedida a uma mulher era “o castigo de Deus” pela falta de fé de Baraque, o que isso diz em geral sobre uma mulher ser mais honrada do que um homem? Precisamente nada. Isabel teve mais fé do que Zacarias. Maria é mais lembrada do que José. Várias vezes Paulo mencionou Priscila antes de seu marido, Áquila.

Só porque era desonroso ser superado pelas mulheres nos dias de Débora, isso não significa que Deus vê as mulheres como “inferiores”.

Permita-me uma ilustração contemporânea.

Cerca de trinta anos atrás, uma jovem estrela atlética chamada Billie Jean King foi desafiada para uma partida de tênis no que foi anunciado como a exibição “Batalha dos Sexos”. Outro astro do tênis americano, Bobby Riggs, de 55 anos, havia sido considerado o melhor jogador do mundo anos antes, quando venceu Wimbledon e três títulos do US Open. Mas, anos depois, ele pensou que ainda “tinha” e poderia vencer uma jovem de 29 anos – porque ela era uma mulher. Riggs até praticou com uma camiseta que dizia: "Se eu for um porco chauvinista, quero ser o porco número um".

Diante de uma audiência ao vivo de trinta mil e uma audiência de cerca de cinquenta milhões, King derrotou Riggs em sets consecutivos 6-4, 6-3 e 6-3.

Riggs ficou humilhado, pois a partida realmente avançou o argumento de que uma jovem poderia vencer um homem mais velho - algo que poucas pessoas hoje questionariam. Claramente a honra foi para uma mulher.

Riggs foi humilhado porque a vitória de uma mulher vai contra a natureza? Ou sua humilhação se devia em parte a suas opiniões errôneas sobre as mulheres?

Deus transmitiu Sua mensagem a Baraque de uma forma que Baraque entenderia: você não tem fé, você perde a honra. Em vez de ver isso como uma mensagem de batalha dos sexos, precisamos ver a mensagem espiritual muito mais significativa: quando você sabe o que Deus quer que você faça, mas você diz a Ele: “Obedeço, se. .” você colocou condições em sua obediência. E quando você impõe condições à sua obediência, Deus não perde — você perde.

Oração: Pai Celestial, obrigado por me fazer uma mulher. E obrigado por Jesus, que revelou que Ele era o Messias a uma mulher samaritana, mesmo quando os discípulos não conseguiam entender por que Ele falava com uma mulher. Obrigado por usar Débora e Jael para ajudar a libertar Seu povo da opressão. Use-me na batalha contra o mal. Remova os obstáculos da minha vida que me impedem de obediência absoluta a você. Ajude-me a nunca impor condições à minha obediência, mas sempre estar pronto para responder imediatamente aos sussurros do Espírito. Em nome de Teu Filho eu oro, Amém.

Extraído e adaptado de Java with the Judges (AMG) por Sandra Glahn.

Traduzido por Denise Mardegan

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