OFERTANDO O PRIMEIRO E O MELHOR PARA DEUS


 

Vamos juntos explorar o princípio das primícias na Bíblia, começando por compreender sua relevância em honrar o Senhor com as nossas primícias, a fim de promover uma transformação significativa e ao compromisso renovado com Deus, pois, ao honrar o Senhor com as primícias, temos acesso às riquezas espirituais e também aprofundamos nossa conexão com Ele.

 

1.    Honrando o Senhor com as Primícias

Leitura Bíblica: Provérbios 3:9-10

Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; então se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

 

Vamos entender o princípio das primícias na Bíblia. Em Provérbios 3:9-10, o livro de Provérbios nos lembra da importância de honrar o Senhor com as primícias dos nossos bens e rendimentos. O que isso significa? Significa dar a Deus o primeiro e o melhor de tudo o que Ele nos concede. Essa atitude não apenas demonstra nossa obediência, mas também reflete nossa confiança na provisão divina e nas promessas de bênçãos abundantes.

Imagine um agricultor que, ao colher sua safra, escolhe cuidadosamente os primeiros frutos, os mais maduros e perfeitos, para oferecê-los a Deus antes de qualquer outra coisa. Essa ação é uma expressão de sua fé, reconhecendo que tudo o que tem vem do Senhor. A promessa é que, ao honrar a Deus com as primícias, Ele encherá abundantemente os celeiros e lagares, simbolizando que Sua bênção transbordará sobre nós.

 

2.    Primícias Espirituais para Deus

 

Leitura Bíblica: Tiago 1:18

Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

 

Vamos continuar nossa jornada espiritual explorando o conceito das primícias, mas agora focando nas primícias espirituais. Tiago 1:18 nos lembra que, segundo a vontade de Deus, fomos gerados pela Palavra da verdade para sermos como que primícias das Suas criaturas. Isso significa que somos filhos escolhidos por Deus, redimidos e dedicados a Ele como Seus primeiros frutos espirituais.

Assim como os agricultores colhem os primeiros frutos da terra como um sinal de gratidão a Deus, somos chamados a ser os primeiros a responder ao chamado do Senhor. Deus nos escolheu, revelou Sua verdade e amor por meio de Jesus Cristo, e nos deu a oportunidade de sermos reconciliados com Ele. Somos as primícias espirituais, os primeiros a experimentar essa incrível dádiva da graça de Deus.

 

3.    Ofertando as Primícias na Adoração

 

Levítico 23:10-14

10 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra que vos hei de dar, e segardes a sua messe, trareis um molho das primícias da vossa messe ao sacerdote; 11 ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. 12 No mesmo dia em que moverdes o molho, oferecereis um cordeiro de um ano, sem defeito, em holocausto ao Senhor. 13 A sua oferta de manjares será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada ao Senhor, de aroma agradável; a sua libação será de vinho, a quarta parte de um him. 14 Não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até este mesmo dia, até que tenhais trazido a oferta do vosso Deus; é estatuto perpétuo por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

 

Vamos agora explorar o conceito de ofertar as primícias na adoração a Deus. Esse ato envolve trazer o primeiro e o melhor de nossos recursos e bens como uma expressão de gratidão, adoração e confiança na provisão divina.

Assim como os agricultores colhiam os primeiros frutos maduros de suas colheitas e os apresentavam diante de Deus como um ato de reconhecimento, nós também somos chamados a apresentar nossas primícias a Deus em adoração. Isso vai além de dar apenas recursos materiais; envolve também oferecer nosso tempo, talentos e habilidades a Deus.

Ofertar as primícias na adoração é um ato de fé que reconhece Deus como o Doador de todas as coisas. É um lembrete de que tudo o que temos vem Dele, e ao Lhe dar as primícias, demonstramos nossa dependência d'Ele. É um gesto de gratidão por Suas bênçãos e uma confissão de que Ele é o Senhor de nossas vidas.

 

 

4.    As Primícias na Redenção

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15:20-23

 

20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

Cristo é chamado de "as primícias dos que dormem" (1 Coríntios 15:20). Isso significa que Sua ressurreição é o primeiro ato da grande colheita da redenção que Deus planejou para a humanidade. Assim como os agricultores ofereciam os primeiros frutos maduros a Deus, Cristo foi oferecido como o primeiro a ressuscitar dentre os mortos.

A ressurreição de Cristo é a garantia de nossa própria ressurreição e redenção. Ele abriu o caminho para a vida eterna, vencendo a morte e o pecado. Ele é a prova de que Deus é fiel em cumprir Suas promessas, e Seu sacrifício nos reconcilia com o Pai. Portanto, as primícias na redenção apontam para o glorioso futuro que aguarda todos os que creem em Cristo como Senhor e Salvador.

 

5.    As primícias da oração

Romanos 11:16

Se a primícia é santa, também o resto da massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.

Vamos agora considerar conceito das primícias na oração, com base em Romanos 11:16. Este versículo nos ensina que se a primícia é santa, então o restante da massa também o é. Isso nos lembra que as primícias têm o poder de santificar o todo.

Quando aplicamos esse princípio à oração, podemos ver que dedicar os primeiros momentos de nosso dia à comunhão com Deus santifica o restante do nosso tempo. Assim como os agricultores ofereciam as primícias a Deus como um ato de devoção, podemos oferecer a Ele as primícias de nosso tempo, dedicando os primeiros momentos de nosso dia à oração. Essa prática não apenas nos aproxima de Deus, mas também santifica o restante de nossas atividades diárias, tornando-as mais significativas e alinhadas com Sua vontade.

Oferecer as primícias da oração a Deus é uma maneira de demonstrar nossa prioridade espiritual e nossa dependência d'Ele. Ao fazê-lo, permitimos que Ele guie e abençoe nosso dia de uma maneira especial.

 

Desafio:

 

Convido você a refletir profundamente sobre como pode aplicar o princípio das primícias em todas as áreas de sua vida.

Primeiramente, avalie se está realmente dando a Deus o primeiro lugar em suas finanças e recursos. Pergunte a si mesmo se tem confiado verdadeiramente na provisão de Deus e em Suas promessas de bênçãos abundantes. Se perceber que há ajustes a serem feitos, ore pedindo sabedoria e força para honrar o Senhor com suas primícias financeiras e materiais.

Reflita sobre como você pode aprimorar sua adoração a Deus, oferecendo as primícias de sua vida. Isso pode envolver uma avaliação de como você gerencia seus recursos, seu tempo e sua disposição para servir. Pergunte a si mesmo como você pode adorar a Deus de maneira mais profunda e significativa, reconhecendo-O como o Doador de todas as coisas.

Além disso, considere como pode ser uma primícia espiritual para Deus. Como você pode viver sua vida de forma a refletir Sua luz, amor e verdade em um mundo que anseia desesperadamente por essas qualidades? Ore pedindo discernimento e força para ser uma testemunha viva das primícias espirituais que Deus realizou em sua vida.

Meditando sobre a esperança que as primícias na redenção nos oferecem, lembre-se de como Cristo ressuscitou dentre os mortos como as primícias daqueles que dormem, garantindo nossa ressurreição futura. Pense em como você pode viver com a certeza da ressurreição em Cristo e compartilhar essa esperança com os outros.

Por fim, desafio você a dedicar os primeiros minutos de cada manhã à oração. Ofereça a Deus as primícias do seu dia, buscando Sua orientação, graça e sabedoria. À medida que você santifica o início do seu dia, observe como isso afeta o restante de suas atividades e como sua comunhão com Deus se aprofunda.

Que essa reflexão e desafio final o incentivem a viver uma vida que honra ao Senhor com as primícias, demonstrando sua confiança em Sua provisão e compartilhando Sua luz com o mundo ao seu redor.

 

Vamos Orar?

 

Senhor, reconhecemos a importância de honrar-Te com as primícias de todas as áreas de nossas vidas. Pedimos que nos concedas sabedoria e discernimento para aplicar esse princípio em nossas finanças, em nosso testemunho espiritual, em nossa adoração e em nossa comunhão contigo.

Que possamos confiar plenamente em Tua provisão e nas promessas de bênçãos abundantes que vêm de Ti. Que nossa fé seja fortalecida à medida que buscamos viver de acordo com Teus princípios.

Que a nossa vida seja uma oferta agradável a Ti, como primícias de tudo o que somos e temos. Ajuda-nos a ser testemunhas vivas do poder transformador de Cristo em nossas vidas, refletindo Teu amor, graça e verdade no mundo ao nosso redor.

À medida que oferecemos a Ti as primícias de nossos dias em oração, que possamos santificar o início de cada jornada e permitir que Tua vontade seja feita em nossas vidas. Capacita-nos a priorizar a comunhão contigo a cada manhã e a confiar em Tua direção em todas as nossas atividades.

Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado