A Bondade de Deus em Meio à Adversidade


Hoje só me basta me ajoelhar em oração, pedindo a Deus que eu não perdesse a fé em Sua bondade. Fiz essa súplica ao chegar em casa após uma tarde a beira da piscina.  Ao voltar para casa enquanto dirigia pela cidade, passei por uma avenida movimentada e me deparei com uma cena chocante: um motoqueiro estava caído no chão, vítima de um acidente de trânsito. O impacto daquela imagem foi profundo. O jovem havia perdido a vida de forma repentina era saudável, sem qualquer sinal de doença, mas seu coração havia parado de bater, sua respiração cessou.. Parecia ser um jovem saudável. Os paramédicos estavam ao redor, mas era evidente que já não havia nada que pudessem fazer.

Passei o dia refletindo sobre a dor imensa da família daquele jovem. Embora eu não conhecesse seus entes queridos pessoalmente, imaginei a angústia que eles estavam sentindo. Pensei na tristeza que os pais e irmãos do motoqueiro deveriam estar experimentando. Minha mente começou a questionar a bondade de Deus. Não se surpreenda, por favor. Fiquei presa em um ciclo de pensamentos sobre essa tragédia. Enquanto ponderava sobre muitas coisas, quando finalmente cheguei em casa no final do dia, eu estava exausta, abatida e confusa.

Foi então que orei, pedindo a Deus que me ajudasse a não duvidar de Sua bondade e que me perdoasse pela minha incredulidade. Deus, em Sua infinita misericórdia, não permitiu que eu dormisse com o coração pesado e incrédulo. Não! Ele, com Sua Palavra viva, atravessou meu coração como uma flecha, sustentando-me acima de todas as minhas dúvidas. Essa foi a primeira manifestação de Sua bondade após minha súplica. E Deus continua a demonstrar Sua bondade dia após dia. Ele tem destacado, como um letreiro luminoso, cada versículo que fala de Sua bondade enquanto leio as Escrituras.

A bondade de Deus é tanto humilhante quanto reconfortante. Ela nos humilha porque recebemos bênçãos imerecidas e nos conforta porque se manifesta através do amor e da misericórdia de Deus.

“Tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado se recebido com ações de graças.” (1 Timóteo 4:4)

Deus criou todas as coisas boas. Muitas vezes esquecemos disso porque o mundo está corrompido pela maldade do coração humano, que se afastou de Deus. Desde o Gênesis, vemos como Eva duvidou da bondade de Deus, acreditando que algo além de Deus poderia preencher suas necessidades. Essa mesma dúvida nos leva a buscar o que não precisamos, esquecendo-nos da bondade de tudo que Deus já nos deu.

“Certamente, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.” (Salmos 5:12)

Uma cerca serve para nos proteger dos perigos externos e também para nos manter dentro dos limites seguros. Da mesma forma, a bondade de Deus nos protege das tentações e nos guarda das adversidades da vida.

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.” (Salmos 23:6)

Sim, somos perseguidos pela bondade de Deus! Mas diferente de uma perseguição que nos amedronta, a bondade de Deus nos alcança em qualquer lugar, seja onde for, assegurando-nos de Seu cuidado constante e amor inabalável.

“Portanto, considerem a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça nessa bondade.” (Romanos 11:22)

Nosso Deus é misericordioso e nos concede Sua bondade ao invés de severidade. Mesmo quando estávamos longe, Ele nos chamou para sermos Seu povo. A bondade de Deus é intrinsecamente ligada à Sua misericórdia.

“Então ele disse: 'Farei passar diante de você toda a minha bondade'.” (Êxodo 33:19a)

Deus, em Sua infinita bondade, permite que a vejamos em nossas vidas. Assim como Moisés foi agraciado com uma visão da bondade de Deus, nós também somos abençoados com manifestações dessa bondade em nossas vidas diárias.

“Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?” (Romanos 2:4)

É a bondade de Deus que toca nossos corações e nos leva a reconhecer o pecado e buscar arrependimento. Ele, em Sua bondade, nos guia para a salvação.

A bondade de Deus é um atributo que podemos refletir em nossas vidas. Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais entendemos Sua bondade e mais desejamos espelhá-la. Convido você a meditar nesses versículos e descansar na certeza de que a bondade de Deus é constante e imutável.

Oração

Senhor Deus, Te agradeço pela Tua infinita bondade. Ajuda-me a reconhecê-la em cada momento da minha vida, mesmo nas dificuldades. Perdoa-me quando duvido de Teu amor e guia-me em arrependimento sincero. Que eu possa ser um reflexo de Tua bondade para com os outros, demonstrando o Teu amor e misericórdia em todas as minhas ações. Em nome de Jesus, amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado