A primeira Promessa Messiânica


A exegese de Gênesis 3:15 requer uma análise detalhada do texto hebraico e da teologia bíblica, especialmente no que se refere à promessa messiânica cumprida em Jesus Cristo. Vamos analisar o versículo em seu contexto, destacando o significado das palavras-chave em hebraico e explorando o significado dessa profecia.

Texto Hebraico de Gênesis 3:15

״ואיבה אשית ביןך ובין האשה ובין זרעך ובין זרעה הוא ישופך ראש ואתה תשופנו עקב״

Transliteração: "Ve'evá ashít beincha uvein ha'isha, uvein zar'acha uvein zar'ah; hu yeshufcha rosh ve'atah teshu'efenu akev."

Análise das Palavras em Hebraico

  1. ואיבה (Ve'evá)Inimizade:

    • Esta palavra hebraica significa "inimizade" ou "hostilidade." Aqui, refere-se à constante luta entre Satanás (representado pela serpente) e a humanidade, simbolizada pela mulher e sua descendência.
  2. זרע (Zera)Descendência ou semente:

    • "Zera" é uma palavra hebraica que significa "semente" ou "descendência." Neste versículo, é usada duas vezes: para referir-se à descendência da serpente (Satanás e seus seguidores) e à descendência da mulher (a humanidade e, especificamente, o Messias).
  3. הוא (Hu)Ele:

    • "Ele" no hebraico está no singular masculino, apontando para uma pessoa específica. A tradição cristã vê isso como uma referência direta ao Messias, ou seja, Jesus Cristo.
  4. ישופך ראש (Yeshufcha rosh)Ferirá tua cabeça:

    • O verbo "yeshuf" significa "ferir" ou "esmagar." Aqui, a ação está direcionada à "cabeça" (rosh) da serpente, indicando uma derrota mortal e final. Na simbologia bíblica, a cabeça representa autoridade e poder, e a "cabeça" da serpente refere-se ao poder do pecado e de Satanás.
  5. תשופנו עקב (Teshu'efenu akev)Ferirá o calcanhar:

    • A expressão “teshu'efenu” também vem da raiz "shuf," significando "ferir," mas, neste caso, a ferida no calcanhar é menos grave e temporária. Isso refere-se ao sofrimento que o Messias passaria, mas que não seria definitivo ou fatal como a esmagada na cabeça da serpente.

Exegese e Interpretação

O versículo Gênesis 3:15 é conhecido como o "Protoevangelium" ou "Primeiro Evangelho", porque marca a primeira promessa de um Salvador, que derrotaria o mal e redimiria a humanidade.

Contexto e Significado

Após a queda de Adão e Eva, quando o pecado entrou no mundo, Deus pronuncia juízo sobre a serpente (Satanás), Adão e Eva. No meio do juízo, porém, há uma mensagem de esperança, principalmente no que diz respeito à futura derrota de Satanás.

1. Inimizade entre a Serpente e a Mulher

A "inimizade" entre a serpente e a mulher representa a batalha espiritual contínua entre Satanás e a humanidade. Esta inimizade culmina na batalha entre o Messias e Satanás. A serpente (Satanás) tenta, ao longo da história bíblica, frustrar o plano de Deus para a redenção.

2. Descendência da Mulher

A expressão "descendência da mulher" aponta, no sentido mais amplo, para toda a humanidade, mas, especificamente, para o descendente que venceria a serpente — o Messias. No Novo Testamento, Jesus é visto como o descendente prometido que nasce de uma mulher (Gálatas 4:4), e é Ele quem vence Satanás, cumprindo a promessa dada em Gênesis.

3. Ferir a Cabeça e o Calcanhar

O verbo "ferir" ou "esmagar" é importante. O "calcanhar" do descendente da mulher seria ferido, uma referência ao sofrimento temporário de Jesus Cristo, especialmente na cruz. Sua morte, no entanto, não foi definitiva, pois Ele ressuscitou.

Por outro lado, o ferimento na "cabeça" da serpente é uma ação mortal e decisiva. Isto se cumpriu quando Jesus, através de Sua morte e ressurreição, derrotou o poder de Satanás, do pecado e da morte. O apóstolo Paulo confirma isso em Romanos 16:20, dizendo que Deus "esmagará Satanás debaixo dos vossos pés."

Cumprimento em Jesus Cristo

A primeira promessa messiânica em Gênesis 3:15 encontra seu cumprimento em Jesus Cristo. O Novo Testamento descreve Jesus como o cumprimento desta profecia, conforme Ele triunfa sobre o pecado e Satanás. Por exemplo:

  • Hebreus 2:14-15 – Jesus destrói "aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo."
  • Colossenses 2:15 – Jesus despoja "os principados e potestades," triunfando sobre eles na cruz.
  • 1 João 3:8 – "Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo."

Jesus, o "descendente da mulher," cumpre a promessa ao vencer Satanás através de Sua morte e ressurreição, oferecendo redenção a toda a humanidade.

Conclusão

Gênesis 3:15 é a primeira promessa messiânica porque introduz o tema da redenção, da batalha espiritual e da vitória de Cristo sobre o mal. A análise do hebraico revela que o versículo antecipa a vinda de um Salvador (Jesus Cristo), que sofreria uma ferida temporária (a crucificação), mas triunfaria definitivamente ao esmagar a cabeça de Satanás, vencendo o pecado e a morte para sempre. Este versículo lança as bases para a narrativa de toda a redenção bíblica, que se desenrola até o Novo Testamento com o advento do Messias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado