No Tempo de Deus: A História de Lázaro e o Processo da Fé

No Evangelho de João, capítulo 11, encontramos a história de Lázaro, irmão de Marta e Maria, e o poder de Jesus sobre a morte. A narrativa começa com uma mensagem urgente para Jesus: Lázaro, seu amigo querido, estava doente. Marta e Maria, confiantes no poder de Jesus, enviam um mensageiro p
ara avisá-lo da situação. Elas sabiam que Jesus podia curar o irmão, mas o que elas não esperavam era a resposta que Jesus daria.

Temos um problema: Avisamos Jesus!

Assim como Marta e Maria, quando enfrentamos problemas, nosso primeiro impulso é levar nossas súplicas ao Senhor. Sabemos que Ele ouve nossas orações, como em João 11:3, quando as irmãs de Lázaro disseram: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. Contudo, o que fazer quando a resposta de Deus não é imediata? Jesus, ao saber da enfermidade de Lázaro, declarou: “Esta enfermidade não acabará em morte, mas é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela” (João 11:4).

A mensagem de Jesus parecia tranquilizadora, mas Ele ainda permaneceu onde estava por dois dias antes de ir até Betânia. Na perspectiva humana, isso poderia parecer um atraso. Entretanto, o que às vezes nos parece tardio, para Deus é a preparação para um milagre ainda maior. Jesus nunca chega atrasado. Sua demora em atender a nossa oração pode ser o tempo necessário para trabalhar nossa fé e nos moldar, assim como moldou a fé de Marta e Maria.

A Dúvida e a Fé: “Se o Senhor estivesse aqui”

Quando Jesus finalmente chegou a Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias. Marta correu ao encontro de Jesus e disse: “Senhor, se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido!” (João 11:21). Mais tarde, Maria repetiu as mesmas palavras ao encontrar-se com Jesus (João 11:32). Quantas vezes, em nossa própria jornada, nós também pensamos: "Se Deus tivesse agido antes, as coisas seriam diferentes"?

Marta acreditava na ressurreição futura, mas Jesus queria mostrar a ela que Ele é a ressurreição e a vida, agora, no presente. Ele declarou: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá" (João 11:25-26). Jesus desafiou Marta a ir além da crença intelectual e a ter uma fé ativa no presente, crendo que Ele poderia operar naquele momento.

Crer e Ter Fé: Duas Realidades Distintas

Muitos acreditam em Deus, mas não exercem fé. Tiago nos lembra que até os demônios creem (Tiago 2:19), mas isso não os transforma. Crer é reconhecer a existência de Deus, enquanto fé é confiar nas Suas promessas e viver de acordo com elas. Jesus confronta Marta e Maria com essa distinção, mostrando que não basta apenas acreditar que Ele pode operar milagres; é preciso confiar Nele para agir, mesmo quando tudo parece perdido.

Não Seja um Obstáculo ao Milagre

Diante do túmulo, Jesus ordena: "Tirem a pedra!" (João 11:39). Marta, no entanto, hesita, dizendo: "Senhor, ele já cheira mal, pois faz quatro dias". Quantas vezes nós mesmos colocamos obstáculos diante do milagre de Deus, querendo dizer a Ele como agir? Precisamos aprender a confiar e obedecer, permitindo que Ele remova as pedras que impedem nossa fé de crescer.

Jesus então clamou em alta voz: "Lázaro, venha para fora!" (João 11:43). E o milagre aconteceu: Lázaro saiu vivo, ainda envolto em faixas de linho, mas livre da morte.

Deixando Tudo aos Cuidados de Deus

Jesus nunca está fora do tempo. Ele tem o melhor para nós, mas Seus caminhos são diferentes dos nossos. Às vezes, o milagre que esperamos vem de maneira diferente do que imaginamos. Podemos ver dois enfermos, onde um é curado e o outro falece, e questionar: em quem foi o maior milagre? A resposta está em confiar que, em todas as situações, Deus está no controle e opera em Seu tempo, de acordo com Sua vontade perfeita.

Conclusão: Para a Liberdade Ele Nos Chamou

Ao final da história, Jesus diz: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir" (João 11:44). Este é o chamado de Jesus para todos nós: sair da morte para a vida, deixar as faixas da incredulidade e caminhar em liberdade. Assim como Lázaro foi chamado para fora do túmulo, nós também somos chamados a viver livres em Cristo, não mais presos às limitações da carne, mas renovados pela fé na Sua ressurreição e poder.

Jesus nos chama a crer e a ver a glória de Deus manifestada em nossas vidas, não apenas em um futuro distante, mas agora, no presente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado