O amor que nos traz de volta


 O capítulo 15 do Evangelho de Lucas nos apresenta uma das mais belas parábolas de Jesus, a do Bom Pastor que vai à procura de sua ovelha perdida. Em Lucas 15:4-5, lemos: "Qual de vocês, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa." Essa passagem ilustra o imenso amor e cuidado de Deus por cada um de nós. Mesmo quando nos desviamos do caminho, o Bom Pastor nunca desiste de nós. Ele nos busca, com paciência e ternura, até nos trazer de volta para a segurança de Sua presença.

Quantas vezes, em meio às nossas lutas diárias, nos sentimos perdidos, como aquela ovelha que se afasta do rebanho? O vazio, a sensação de solidão, a busca por respostas em lugares errados, nos fazem sentir desconectados, sem rumo. No entanto, assim como o pastor da parábola, Jesus nos vê em nossa aflição e vem ao nosso encontro. Ele não apenas nos encontra, mas nos carrega em Seus ombros, aliviando nosso cansaço e nos conduzindo de volta para casa. Essa imagem é poderosa, pois revela que não precisamos caminhar sozinhos; o Bom Pastor nos sustenta, levando nosso peso e nos dando descanso.

Essa busca incessante de Jesus por nós é um reflexo de Seu amor sacrificial, descrito em João 10:11: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas." O Bom Pastor não apenas nos encontra, mas Ele já deu Sua vida por nós, para que pudéssemos ser salvos. Seu amor é incondicional e transcende qualquer erro ou afastamento. Ele nos chama para voltar, não com reprovações, mas com um amor restaurador, que nos acolhe e nos traz paz.

Quando nos sentimos perdidos, é comum buscarmos refúgio em coisas passageiras – trabalho, distrações, conquistas – que, no fim, não preenchem o vazio em nossa alma. Mas o verdadeiro descanso e a verdadeira alegria estão em estar perto de Deus, em servir a Ele com um coração grato. Como lemos em Provérbios 3:12: "O Senhor corrige quem ama, assim como o pai corrige o filho a quem quer bem." A correção de Deus não é um castigo, mas um gesto de amor, que nos traz de volta ao caminho da vida.

Após sermos resgatados pelo Bom Pastor, nasce em nosso coração o desejo de servir a Ele com alegria. O Salmo 100:2 nos exorta: "Sirvam ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos de júbilo." Servir a Deus não é um fardo, mas uma resposta de gratidão pelo Seu amor. Quando entendemos o que Ele fez por nós, nosso coração se enche de um desejo profundo de estar com Ele, de participar de Seu plano, de viver de acordo com Sua vontade. O serviço é a expressão de nosso amor por Aquele que nos amou primeiro.

Em momentos de afastamento, é reconfortante saber que Jesus nos chama de volta, como nos lembra Mateus 11:28: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês." Jesus é a porta pela qual podemos retornar ao lar, à presença do Pai. Mesmo quando nos sentimos indignos ou distantes, Ele nos recebe de braços abertos. Ele nos oferece paz, um descanso verdadeiro que só encontramos Nele.

E quando finalmente retornamos para casa, há uma alegria indescritível. A busca termina, e a inquietude desaparece. Estar com o Bom Pastor é mais do que viver – é viver em plenitude, com segurança e propósito. Ele nos trouxe de volta para o lugar onde sempre pertencemos. Como diz João 10:9: "Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo." A salvação nos proporciona o descanso que nossa alma tanto anseia.

Jesus, o Bom Pastor, nos encontra onde ninguém mais consegue. Seu amor é incondicional, e Ele nunca desiste de nós. Mesmo quando estamos perdidos, Ele nos carrega de volta em Seus ombros, nos devolve à segurança e à paz de Seu abraço. Que possamos responder a esse amor, voltando sempre para Ele, confiando em Sua proteção e servindo com alegria ao Senhor que nos resgatou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado