Salmo 23 - Significado em Hebraico

 


O Salmo 23 oferece uma das mais profundas e belas imagens de Deus como o Bom Pastor. A palavra hebraica para "pastor" é "ro'eh" (רֹעֵה), que carrega a ideia de alguém que cuida, guia e protege o rebanho. O relacionamento entre o pastor e suas ovelhas é caracterizado por uma confiança mútua, onde o pastor conhece cada ovelha individualmente, e as ovelhas seguem a sua voz com segurança. Esta metáfora reflete o cuidado íntimo e pessoal de Deus por Seu povo.

No versículo 1, Davi declara: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará" (יְהוָה רֹעִי לֹא אֶחְסָר). A palavra "ro'i" (רֹעִי), que significa "meu pastor", descreve a relação direta e pessoal que Davi tem com Deus. Este versículo destaca a total provisão de Deus, onde "nada me faltará" pode ser entendido como uma completa confiança de que o Senhor proverá todas as necessidades, tanto físicas quanto espirituais.

O Cuidado Divino no Salmo 23

Ao longo do Salmo, Deus é visto conduzindo o salmista a "pastos verdejantes" (בִּנְאוֹת דֶּשֶׁא) e "águas tranquilas" (מֵי מְנֻחוֹת). Esses lugares simbolizam o descanso, a renovação e a provisão de Deus. A palavra "menuchot" (מְנֻחוֹת), traduzida como "águas tranquilas", sugere um estado de paz interior e espiritual. Aqui, o pastor não apenas cuida das necessidades físicas do rebanho, mas também da sua alma, restaurando-a.

Além disso, o Salmo destaca a orientação de Deus pelos "caminhos de justiça" (מַעְגְּלֵי-צֶדֶק). No hebraico, a palavra "tsédek" (צֶדֶק) refere-se à justiça ou retidão. Isso significa que Deus guia Seu povo em um caminho moral correto, levando-os a viver de acordo com Seus padrões divinos.

Proteção no Vale da Sombra da Morte

A figura de Deus como Pastor também oferece proteção nos momentos mais sombrios. No versículo 4, lemos:
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte (גֵּיא צַלְמָוֶת), não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam."
A palavra hebraica "tsalmávet" (צַלְמָוֶת), que significa "sombra da morte", representa o perigo extremo ou escuridão total. Aqui, o pastor está presente, não apenas nos momentos de paz, mas também nos momentos de maior perigo e incerteza. A confiança de Davi é que Deus, com Seu bordão e cajado, oferece consolo e segurança, mesmo nas situações mais ameaçadoras.

A Provisão de Deus Mesmo Diante dos Inimigos

No versículo 5, a imagem de Deus muda um pouco, de Pastor para Anfitrião:
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda."
Aqui, Deus é descrito como aquele que honra o salmista, preparando uma mesa abundante, mesmo diante de seus inimigos. A palavra "óleo" (שֶׁמֶן), no contexto hebraico, simboliza cura, honra e alegria. A unção com óleo era uma prática comum em festividades e também significava ser escolhido por Deus.

A Bondade e Misericórdia de Deus

Finalmente, o Salmo termina com a afirmação de que a bondade (חֶסֶד, "hesed") e a misericórdia de Deus seguirão o salmista por todos os dias de sua vida. A palavra "hesed" no hebraico tem um significado profundo, referindo-se à fidelidade amorosa e leal de Deus. É um amor inquebrável que sempre persegue e busca o bem de Suas ovelhas.

Essa imagem final reflete a confiança de que, mesmo após os desafios e lutas da vida, a presença e o cuidado amoroso de Deus nunca abandonam aqueles que O seguem. O Salmo 23, portanto, é uma afirmação da providência, proteção e fidelidade de Deus, tanto em tempos de paz quanto em tempos de adversidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado