A HISTÓRIA DE SCHEKHINA



Acredito que todas as pessoas que frequentam alguma igreja evangélica, e que ouvem a louvores, já ouviram falar a palavra Schekhina. Achei várias maneiras de escreve-la: schechina, shekiná, shekinah, shechinah, shekhináh e outras mais. Mas decidi adotar "SCHEKHINA", como está no wikipédia. 




Texto retirado de https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/shekinah/3520/


O vocábulo "shekinah" não aparece na Bíblia, é uma transliteração da raiz hebraica "shkn" = habitar. Este termo "shkn" é muito usado pelos TARGUMITAS e RABIS e adotado pelos cristãos. Refere-se à glória visível de Deus habitando no meio do seu povo. Usa-se este vocábulo para designar a presença radiante de Deus, como vista na coluna de fogo, no Monte Sinai, no Propiciatório entre os querubins, no Tabernáculo, no Templo, etc.


Outras traduções de Shakan: habitar, lugar, conjunto, moradores, moradia, vizinhança

Minha primeira pergunta é, como podemos pedir para Deus derramar sua "Schekhina" sobre nós? Estamos pedindo para Ele derrubar sua morada???? Mas nós somos a morada dEle! Veja como não tem sentido. 



Então quando surgiu a palavra Schekhina?

Informação obtida no site 
http://jewishencyclopedia.com/articles/13537-shekinah

 O termo foi usado pelos rabinos em lugar de "Deus" por volta do século 12

Acrescentam ainda que o termo foi muito usada na Cabala.

O que é a Cabala e quem são os cabalistas?

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabala

Kabbalah—em hebraicoקַבָּלָה, literalmente (receber/tradição); também romanizada como CabalaQabbālâ, etc.; transliterações diferentes tendem a denotar tradições diferentes;é um método esotérico, disciplina e escola de pensamento que se originou no judaísmo. Os cabalistas tradicionalmente no judaísmo são chamados de Mekubalim' (em hebraicoמְקוּבָליםou Maskilim (משכיליםiniciados).


”Cabala é um sistema judaico de misticismo e magia e é o elemento fundamental na moderna bruxaria. Praticamente todos os grandes bruxos e feiticeiros deste século eram cabalistas.” - William J. Schnoebelen, in The Dark Side of Freemasonry


Embora seus adeptos gostem de atribuir suas origens aos tempos primitivos, como procedendo de Adão e Abraão, os primeiros a esboçar seus ensinos, pertencem ao segundo século depois de Cristo, como os rabinos Ismael bem Elisa; Nechunjah bem Hakana e Simeon bem Yohai. A este último se atribui a autoria do principal livro da Cabala – o Zohar, embora isto não seja definitivamente verdade (A Cabala, Dr. Erich Bischoff, Editora Campos, 1992).
Os estudiosos do judaísmo consideram como o verdadeiro autor, o rabino medieval espanhol, Moisés de Leon (1250 – 1305), místico e cabalista.  O Zohar (Esplendor) é um comentário esotérico do Pentateuco (A História do Povo de Israel, Abba Eban, Bloch Editores, 1982).

Logo após a morte de Jesus, os judeus mataram os profetas de Deus  e ao longo dos séculos os rabinos vieram a desenvolver uma literatura feita pelo homem (o Talmude e a Cabala). Suas tradições são contrários à fé e os ensinamentos de Moisés e os profetas.  As doutrinas da cabala  são a própria fonte e manancial de quase todas seitas ocultistas , sociedade secretas satânicos, e culto de bruxaria que surgiram nos últimos mil anos! A Bíblia relata que os anciãos judeus tinham trazido os Mistérios no Templo e havia realizado cerimônias secretas em câmaras escondidas, nos dias do profeta Ezequiel (Ezequiel 8).






Torno a afirmar, a palavra Schekhina não é encontrada em nenhum lugar das Escrituras. Ela surgiu apenas em torno do ano 1342.

Essa expressão foi tomada das passagens que dizem respeito à presença de Deus na qualidade de residente no Tabernáculo terrestre entre o povo de Israel (Ex 5.8; Ex 29.45-46; Nm 5.3; Nm 35:34; I Re 6.13; Ez 43.9; Zc 2.14). 



Seria irrelevante usá-la visto que a habitação máxima de Deus em nós, hoje, é feita pelo Espírito Santo e não mais por meio das figuras do Antigo Testamento. Torno a dizer: Nós somos a morada!!!!!

Então não é "Glória"? Definitivamente não.  Gloria em hebraico é “kavod”. 

De acordo com a concepção cabalística e do ramo hassidíco do judaísmo, Shekhinah é uma energia cósmica muito poderosa, que habita "dentro" do Universo e vivificá-o, sendo considerado a sua “alma” ou “espírito”. Outra explicação é que Schekhina é a Graça Divina ou a Luz Primordial eterna. É o título usado pelos cabalistas ao Décimo Sephira, Kether (Coroa). Podemos ver que não tem nada a ver com a Glória de Deus.


Vejam alguns trechos retirado do site www.casadobruxo.com.br

  • Na Cabala, Malkuth, a Shekhina, é o elemento feminino da Divindade, que recebia todos os poderes das demais Sephiroth, para transmiti-los ou dá-los ao mundo. 
  • É sumamente importante saber que o simbolismo cabalístico da Shekina, principalmente delineado no Zohar, resgatou várias facetas perdidas das antigas divindades femininas, que podem ser agrupadas nos aspectos da castidade e promiscuidade, maternidade e sanguinolência. 
  • A Shekinah é a noiva e amante de Tiferet, numa relação que pode ser considerada incestuosa, pois ambos são o Filho e a Filha do Tetragammaton. O incesto entre deuses irmãos também sempre foi uma característica comum das antigas divindades. Mas ela também é amante de vários heróis bíblicos, e, em determinadas circunstâncias, de Satã e das Qliphot. 
  • Também a Shekhina, misteriosamente virgem e esposa do Rei ao mesmo tempo em que se prostitui com Satã e seus demônios, é mãe protetora dos homens e a comandante das hostes guerreiras e punitivas de Deus, que a colocou nessa posição após o Exílio dos judeus. 

"Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade."    Tito 1:14



Schekhinah faz parte dessas fábulas que o Senhor nos orienta a não dar ouvidos.... Agora se não é para dar ouvidos, imagine criar músicas ou nomear igrejas com esse nome......




Os judeus cabalistas do século 12 diziam  que Schekhina  era o lado feminino de Deus, e que Deus  não poderia ser completo, inteiro, até que se unisse a ela. De acordo com essa ,ito, Schekhina  era duas deusas em uma. Schekhina era a rainha do céu durante o dia e Lilith a rainha do durante a céu noite. Lilith, nas fabulas hebraicas foi a primeira esposa de Adão, sendo Eva a segunda, criado, após  Lilith negar a se submeter a Adão. 
Os Cabalistas ensinaram que era essencial reunir os princípios cósmicos masculino e feminino, o que poderia ser conseguido através da magia sexual, significando a união do sol (homem) e da lua (mulher). Então, conforme Deus "habitava", eles se completavam. Shekhina era a "morada" de Deus.  
Você entendeu em que monumento Deus "habitava" ou quer que desenhe?????
O nome dessa deusa esta intrinsecamente ligada a uma deusa da fertilidade da Suméria, cujo nome é Inana, com o significado de Rainha do Céu. Essa deusa também recebe o nome no Égito de Deusa Isis. Inana era a deusa Astarote, a deusa do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, entre os antigos Sumérios, sendo associada ao planeta Vênus. Era especialmente cultuada em Ur, mas era alvo de culto em todas as cidades sumérias. Também conhecida como Ishtar e posteriormente como Astarote. 

deusa Ishtar
Apesar da condenação unânime contra o culto aos deuses pagãos, parece que os hebreus, logo depois da conquista da terra, adotaram o seu culto, abandonando a YHWH (Juízes 2,13; 10,6). Parece inclusive que no tempo de Samuel o seu culto fosse praticado de forma ampla (1Samuel 7,3seguintes; 12,10), tendo inclusive a aprovação do rei Salomão (1Reis 11,5; 2Reis 23,13). Quando o rei Saul foi morto pelos filisteus, as suas armas foram levadas ao seu templo (1Samuel 31,10).
Às vezes o nome de Astarte é substituito pelo de Aserá, outra divindade feminina do mesmo carácter (Juízes 3,7; 2Reis 23,4).






Mais informações sobre a cabala:
http://www.missaoatenas.com.br/site/?p=213
Amuletos Cabalísticos


A maçonaria segue a doutrina cabalística e essa deusa é adorada nas lojas maçônicas  existindo inclusive muitas lojas nos EUA em homenagem a "grande rainha do céu". 

De acordo com os cabalistas, quando você repete muitas vezes uma palavra ou frase, isso ocorrerá. Inclusive muito parecido com a teologia da "confissão positiva" que muitas vezes se mascara de atos proféticos nas igrejas evangélicas. 


Ainda sobre a Cabala, surgiu também no período renascentista (século 14) a Cabala Cristã, um movimento que surgiu pela necessidade de algumas pessoas buscarem uma conciliação entre o cristianismo e o movimento  cabalísticos. Começaram então a traduzir os textos cristãos com reinterpretação mística e esotérica, através da numerologia e decodificação de símbolos.  Eles interpretam que a Trindade é composta pelo Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo, que na verdade é Schekhina, já que um de seus símbolos é a pomba. 



E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

2 Pedro 2:1-3



Relação da Cabala e Nova Era: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabala
As definições de o que é Cabalá variam de acordo com as tradições e objetivos daqueles que lhe seguem, a partir de sua origem religiosa. Como parte integrante do judaísmo, da sua posterior ramificação a Cabala cristã, também na Nova Era e suas adaptações sincréticas ocultistas. 


Qual é a minha postura diante disso? 

Para mim, isso tudo é um sinal muito claro da tendência da igreja evangélica de procurar práticas judaizantes. 


Por exemplo, os judeus tem o Yom Kippur, que é o dia do perdão. Dai tem igrejas que fazem campanhas nesse período para que as pessoas sejam perdoadas de seus pecados.  Como assim?????? O sangue de Jesus na cruz não basta?


Outros que adquirem shoffar, não apenas como um instrumento com um belo som, mas como se quando ele fosse tocado, algo de sobrenatural ocorresse.... Poder em objetos.... Misticismo....


Os rabinos não entenderam nada sobre o Cristianismo. Como agora vamos imitar suas obras? Paulo diz que quando eles leem a Bíblia eles tem um véu impedindo a interpretação. Então como posso aprender com eles sobre  o cristianismo?


Toda e qualquer tentativa de trazer o judaismo para dentro das igrejas é um grande retrocesso. Jesus já nasceu, foi circuncidado, foi crucificado, cumpriu as profecias, ressuscitou e agora a gente volta a querer praticar as obras da Lei?

Cerimonias judaicas, rituais judaicos do velho testamento era tudo sombra do que foi cumprido em Cristo. Para que voltar para a época da lei, desperdiçando o sacrifício de Cristo na cruz, desprezando a graça que foi conquistada por Cristo?


Acho importante estudarmos o velho Testamento e o todo o seu contexto, mas suas práticas só podem ser aplicadas sob a lente de Cristo. Quer ter uma arca da aliança? Sem problema desde que seja objeto de estudo e não de adoração!

Quer ter um shoffar? Sem problema desde que o encare como o teclado e a guitarra, sem poderes mágicos. 


Leia mais: 

http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-sinais-da-cabala-e-mais-um-pouco#ixzz5GRJatzdA

Quando se vai para o judaísmo cabalistico, a coisa fica pior ainda, pois dai nem mais é sombra de Cristo, mas são as mais puras trevas. Não existe o Deus que conhecemos na Cabala, mas misticismo e esoterismo. A tentativa de descobrir formulas mágicas, de usar a numerologia para descobrir novos fatos bíblicos, símbolos esotéricos e mantras, nos desviam do caminho, da verdade e da vida. 



Como professora de idiomas, por vezes orientei a meus filhos a não comprarem camisetas em outros idiomas, para não correrem o risco de estarem estampado em seus corpos frases cruéis e porcas. Pois o que vejo hoje são pessoas estampando em seus ministérios palavras desconhecidas, simplesmente porque alguém disse que aquela palavra significava alguma coisa. E a pessoa confiou, como uma criança de seis anos que usa uma camiseta escrito um palavrão....



Gostou da camiseta? A tradução se refere a um palavra do orgão sexual masculino

É melhor não usar  palavras  em idiomas que a gente não conhece....


Esta diz que ele está com gases....
Seja em hebraico, em inglês, japonês ou o que for, por favor, não utilize frases ou palavras que você acha bonitas porém que você não conheça realmente. 
Esse jovem diz que não precisa de vida pois já está nas alturas de tanta droga que usou.....

Acho que já demonstrei com essas camisetas que é melhor não usar certas coisas só porque alguém me falou que é bom ou porque você achou bonito.


Questiono muito como tem pessoas que pregam sobre coisas, dizendo que foi o Espirito Santo de Deus e estão ensinando coisas erradas...


Pessoas que criam louvores dizendo ter sido unção de Deus, e falam besteira....


Por isso que digo a quem quiser que unção é fundamental, mas temos que estudar para nos apresentarmos obreiros aprovados, que sabem manejar bem a Palavra de Deus, pois muitos serão enganados....


E por falar em unção, mesmo que derramem sobre a cabeça do individuo 5 litros de óleo ungido, de nada adiantará, pois a nossa unção agora é com o Espírito Santo de Deus, e isso ninguém pode imitar ou simbolizar...


Vigia!!!


Estão colocando fogo estranho no altar!



Veja o que Paulo fala para o povo de Gálatas: 


"Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?
Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?
Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?"
Gálatas 3:1-3


SCHEKHINA É UM MITO, ASSIM COMO SACI PERERÉ OU A FADA DO DENTE


QUE TAL UMA IGREJA QUE SE CHAME; MINISTÉRIO SACI PERERÉ.....

PENSE NISSO....

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei      Oséias 4:6a





Abaixo vou deixar alguns dos sites que eu pesquisei. 
Deixo bem claro que muito dos sites pesquisados não são cristãos. Existem sites judaicos, 
cabalisticos, maçonicos, de bruxaria, de teologia, etc. 
Links:


http://www.previnasedamarca.com/arquivo.php?recebe=materia/judaismo/05/05.html
http://www.gnosisonline.org/textos-especiais/lilith-a-lua-negra/
http://www.deldebbio.com.br/lillith/
https://pantheon.org/articles/s/shekhina.html
http://www.lovepeaceandharmony.org/group/shekinadivinemothergoddess
http://www.shekinaspeaks.com/Who_is_Shekina.html
www.casadobruxo.com.br/textos/babalon.htm
Walker, Barbara G. The Woman's Encyclopedia of Myths and Secrets, Nova York, HarperCollins, 1983, p. 932
https://www.themystica.com/lilith-and-shekina/
https://www.themystica.com/shekina/
http://www.revistahistoria.ufba.br/2013_1/a01.pdf
http://merkabbahcabala.blogspot.com.br/2012_12_01_archive.html
http://sagrado-feminino.blogspot.com.br/2011/01/shekinah-mae-eterna.html
http://teologiaja.blogspot.com.br/2012/12/kavod-e-shekinah.html
http://sagrado-feminino.blogspot.com.br/2011/01/shekinah-mae-eterna.html
https://ocastelodeochusbochus.blogspot.com.br/2011/06/shekinah.html

https://www.youtube.com/watch?v=bKkms7WGM9c




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado