Sincretismo Religioso

Primeiramente gostaria de falar um pouco sobre minha experiência em relação ao judaísmo e ao cristianismo.
Entre periodo de namoro, noivado e casamento, foram cerca de 24 anos ao lado de meu marido, nascido judeu e convertido ao cristianismo dois meses antes de falecer. 

Deixo bem claro que amo muito a todos os familiares de meu falecido marido e que, apesar não ter contato com eles  à muito tempo, sempre serei grata por tudo o que me ensinaram e por terem permitido minha convivencia com eles, sendo este respeito um dos motivos da minha ira quando vejo o movimento do judaismo messianico invadindo as igrejas cristãs. 
Na minha opinião eles desrespeitam a cultura de um povo tão batalhador e sofrido, baseados em concepçoes heréticas.

Neste artigo quero falar um pouco sobre o sincretismo religioso entre judaismo e cristianismo, que seria também chamado de Judaismo Messianico.


A palavra  sincretismo significa uma "fusão de doutrinas".
Sincretismo religioso, portanto, é a religião que deriva da fusão de duas outras crenças religiosas. 


DOUTRINA JUDAÍCA: Monoteísmo e Revelação

(Fonte: Wikipédia - disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo#Doutrinas

Monoteísmo   

Unicidade absoluta de Deus como criador, onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma. 

2. Revelação 

O judaísmo defende uma relação especial entre Deus e o povo judeu, manifesta através de uma revelação contínua de geração a geração. O judaísmo crê que a Torá é a revelação eterna dada por Deus aos judeus. 

Quem são os judeus de acordo com o judaísmo?

A lei judaica ortodoxa considera judeu todo aquele que nasce de mãe judia ou se converte de acordo com essa mesma lei, segundo o judaísmo rabínico. Algumas ramificações como o Reformismo e o Reconstrucionismo aceitam também a linhagem patrilinear, desde que o filho tenha sido criado e educado em meio judaico.
Um judeu que deixe de praticar o judaísmo e se transforme num judeu não praticante continua a ser considerado judeu. Um judeu que não aceite os princípios de fé judaicos e se torne agnósticoou ateu também continua a ser considerado judeu.
No entanto, se um judeu se converte a uma outra religião, ou ainda, que se afirme "judeu messiânico" (ramificação que defende Jesus como o messias para os judeus) geralmente é visto como que perdido o lugar como membro da comunidade judaica tradicional e transforma-se num apóstata. Esta pessoa, caso pretenda retornar ao judaísmo, não precisa se converter, de acordo com a maior parte das autoridades em lei judaica, mas abjurar das antigas práticas relativas às outras fés.
As pessoas que desejam se converter ao judaísmo devem aderir aos princípios e tradições judaicas. Os homens têm de passar pelo ritual do brit milá (circuncisão). Qualquer converso tem de passar ainda pelo ritual da mikváou banho ritual. Os judeus ortodoxos reconhecem apenas conversões feitas por seus tribunais rabínicos, seja em Israel ou em outros locais. As comunidades reformistas e liberais também exigem a adesão aos princípios e tradições judaicos, o brit milá e a mikvá, de acordo com os critérios estipulados em cada movimento.

Judaísmo e Cristianismo

Apesar do cristianismo defender uma origem judaica, o judaísmo considera o cristianismo uma religião pagã. Apesar da existência de judeus convertidos ao cristianismo e outras religiões, não existe nenhuma forma de judaísmo rabínico que aceite as doutrinas do cristianismo como a divindade de Jesus ou a crença em seu caráter messiânico. 

DOUTRINAS CRISTÃS:

Jesus é Deus em carne 

Jesus é totalmente Deus e totalmente homem. Ele viveu uma vida humana, mas não possuía uma natureza pecaminosa como nós. Ele foi tentado, mas nunca pecou pois não herdou uma natureza pecaminosa, por possuír a natureza divina do Pai Celestial.

Salvação pela graça
Deus nos ama e não quer nos condenar. Por isso, em Sua graça, Ele decidiu pagar o preço. Deus enviou Jesus, que não tinha nenhum pecado, para morrer em nosso lugar (Romanos 3:23-24). Na cruz, Jesus pagou o preço de todos os nossos pecados! Não precisamos mais pagar por eles.

A Ressurreição de Cristo
 Acreditar na ressurreição é acreditar em Deus e em seu poder,  A ressurreição de Jesus é um testemunho da ressurreição de seres humanos. A Ressurreição é a vitória triunfante e gloriosa para todo o crente em Jesus Cristo, pois Ele morreu, foi enterrado e ressuscitou no terceiro dia de acordo com as Escrituras. E Ele voltará! 

MINHA OPINIÃO SOBRE O JUDAISMO MESSIÂNICO:

Quando o Judaismo Messianico surgiu foi com o proposito de trazer os judeus  para o cristianismo sem que precissassem abandonar suas culturas. Mas o que vemos são cristãos querendo adotar práticas judaicas.

O judeu não constuma se chamar de cristão, pois isto traz à memória as perseguições que sofretam por cristãos. Então um judeu prefere ser chamado de judeu messianico. Mas se a pessoa não é judia, é simplesmente adeptada a comportamentos judaizantes, a conversa é outra. 


Tenho visto muitas iGrejas quererem celebrar as festas judaicas de acordo com Leviticos 23, pois Deus disse que este deveria ser um estatuto perpetuo.
Em primeiro lugar esta ordem foi para os judeus. Então os " filhos de Israel"! devem celebrar para sempre. 
Você é israelita? 
Você guarda o sábado? 
Voce come pão sem fermento? 
Teu sacerdote é da linhagem de Aarão? 
Você apresenta ofertas de animais e cereais?
Como os homens se comportam após ejacular? 
Como as mulheres se comportam no periodo mestrual?
Suas roupas são sem mistura? Você usa alguma peça de roupa que misture algodão e poliester?
Quando vai no barbeiro, você manda fazer o "pézinho do cabelo"? Usa barba?
Qual o comportamento em relação aos filhos rebeldes?
E em relação aos adulteros?
Suas festas são de acordo com  as ordens de Deus, ou são uma imitação?

LÍDER: SE A CELEBRAÇÃO FOR APENAS COMO UMA FORMA DE COMUNHÃO, AGRADECIMENTO  NÃO HÁ PROBLEMA, MAS SE COMEÇAR HÁ ACHAR QUE ESTÁ CELEBRANDO PELOS MESMOS MOTIVOS QUE OS JUDEUS, É MELHOR TOMAR CUIDADO!!!!


Ao ler a Biblia temos que entender o contexto e para quem foi escrito aquelas instruções. Estas ordens são para os filhos de Israel. Se somos convertidos, somos filhos de Deus e não de Israel, somos cidadãos do céu e nao de Israel. 
Uma pessoa que se converte ao Cristianismo pode até continuar com algumas práticas pela sua cultura mas não pela sua fé. 

Mas porque essa vontade de ser judeu???? Religiosidade, vontade de ser "santo". Adornos diferentes pois querem "parecer" judeus. Procura colocar na aparencia algo que tem que ser interno.



Paulo fala isso em Colossenses 2. Temos que estar firmados em Cristo. 

Judaismo é a sombra de Cristo. Se eu tenho a Cristo, para que eu quero a sombra?

Quem te cobre nas orações??? Um Talit? 
Necessita de algo palpavel para te lembrar de Deus, como o Tsitsit?
Tua humldade é demonstrada pelo uso do kipá?


A conversão implica em mudar os paradigmas. 
O véu foi rasgado.... Não costurem. 

Se um judeu quiser ser salvo, ele terá que se converter. Deixara de ser parte do povo de Deus e passara a ser Corpo de Cristo. 
Israel recebeu promessas terrenas, materiais: gado, saude, prosperidade financeiroa.
A igreja recebeu promessas espirituais nos lugares celestiais em Cristo - seremos ressuscitados, somos salvos.

Israel representa o mundo terreno, a igreja representa o céu.

Paulo reprendeu em Galatas 4 o fato de estarem se preocupando com festas e rituais judaicos. 

Eu prefiro o céu!!!!! 
Cabe a cada um escolher. 

I Corintios 10:32 divide as pessoas em três categorias: judeu, igreja e impio.
Fala-se muito do cristão (igreja) que quer ter um pé no mundo (impio).
Mas que tal falar de um cristão que quer ter um pé no judaismo?
Um gentio que se converta passa a ser igreja.
Um judeu que se converta passa a ser igreja. 

De acordo com a fé cristã:
O gentio só será salvo se crer em Jesus!!!!!!! E deixará de ser gentio.
O judeu só será salvo se crer em Jesus!!!!!!! E deixará de ser judeu.
O budista só será salvo se crer em Jesus!!!!!!! E deixará de ser budista.
O umbastista só será salvo se crer em Jesus!!!!!!! E deixará de ser jumbandista.

Que tal alguém ir para o pulpito pregando as filosofias de Buda????? (Se bem que tem umas mensagens de auto ajudam que se assemelham muito)...
Eles também falam um monte de coisas bonitas a respeito de Deus!

JUDEU É JUDEU
GENTIO É GENTIO
IGREJA É IGREJA

Apenas mais uma coisa: quando o Judaismo messianico surgiu foi com a intenção de pregar a palavra para os judeus para que eles conhecessem a Jesus como Senhor e Salvador, sem para isso precissassem abandonar suas práticas culturais.
Mas o que vemos hoje são pessoas não judias, que derrependem descobrem que seus nomes tem origem judaica e decidem resgatar essas raízes e práticas, passando a usar as vestimentas, além de usar palavras em hebraico, como se isso fosse fazer alguma diferença, com a desculpa que estão procurando "voltar às raizes".


POR FAVOR, LEIAM AS CARTAS DE PAULO, UM JUDEU CONVERTIDO, COM MAIS ATENÇÃO E VERÃO QUE ELE NÃO ESTIMULA ESSAS PRÁTICAS. 


LEIA TAMBÉM:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado