Eu amo uma pessoa díficil


Hoje pela manha, uma pessoa muito próxima de mim postou no facebook um desabafo, dizendo que era muito díficil perdoar pessoas a quem nós amamos.

Isto é apenas uma parte da verdade.  A verdade é que é díficil perdoar e também é díficil amar.

É dificil você conviver com uma pessoa que está sempre pronta a te atacar.

Você conhece um tipo deste? É como se a pessoa tivesse chupado limão azedo logo ao acordar. Quem mais sofre nesta situação são as pessoas mais próximas, o conjuge, filhos e pais. Quando você mora com uma pessoa díficil, parece ser necessário nos protegermos numa carapaça, que pode ser feita por sorrisos falsos, lágrimas escondidas, explosões para se defender da constante huerra psicológica de se sentir ameaçada.

Esta carapaça vai nos envolvendo e nos tornando insensíveis. Chega um momento que estamos com o nossa auto estima tão abalada, estamos nos sentindo tão culpadas, já que vivemos sobre o fogo da acusação, que parece que se deixar levar pela depressão é a única saída possível. Quem sabe ai, as pessoas nos poupem um pouco dos problemas e temos um tempo para nos recompor.

Quando somos mais novas, quase todas as mulheres, sonham com um casamento maravilhoso, uma vida cheia de amor, onde não haverá conflitos. Mas a gente cresce, se apaixona e casa. Dai descobre que nosso amado está muito longe de ser um principe, já que a gente também não tem nada de princesa.

Os problemas começam a surgir e muitas vezes se acumulam de uma maneira que parece impossível de resolver. Por mais que a gente tente, as vezes parece que não vamos conseguir. Aquele que parecia um principe, se mostrou mais parecido com o cavalo. Dá coices e patadas o tempo todo.

Mas ai a gente se firma em Jesus, o único que pode nos fortalecer e vê que de nada adianta a gente abaixar a cabeça. De nada adianta a gente brigar ou sair batento a porta. Aprendi que quando eu libero a minha raiva, eu apenas tenho um alívio momentâneo. O melhor é eu aprender a me conter, aprender a me calar, esperar a raiva passar, ou como eu ensinei aos meus filhos: Espere a lama secar, pois assim é mais fácil de limpar a roupa suja, sem mancha-la.

Mas, de acordo com Deus,  o que podemos fazer quando a gente convive com uma pessoa díficil?

Vamos lá para um estudo sobre o assunto:

"E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente."
Gênesis 37:1-4
"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens."
Romanos 12:18
INTRODUÇÃO:

 Há muitos tipos de pessoas difíceis.

Ciumentos e invejosos, soberbos, negativos, exremamente críticos (que normalmente se referem a si mesmo como perfeccionistas) zangados, egoístas, inseguros, quebrados [não funcionam como deveriam] e esmagados, caídos sem querer levantar, exigentes, ranzinzas até em coisas minúsculas, desonestos, aqueles que estão sempre na defensiva, concentram-se única e exclusivamente em expor o pior lado de todos, contrários a tudo, sedentos por poder, indiferentes, etc.

Como lidar com tais pessoas difíceis?.


a. Compreenda que você não vai agradar toda e cada pessoa.

"Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele." Provérbios 16:7
Veja-os como pessoas quebradas, que não funcionam como deveriam e não como más

b. Compreenda que você não vai mudar toda e cada pessoa.

"Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras." 2 Timóteo 4:14-15

c. Compreenda que o Senhor está do seu lado.

"Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém."
2 Timóteo 4:16-18

d. Responda em amor.

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" Mateus 5:44

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Pv 15:1 )

Peça ao Senhor para lhe ajudar a conviver bem com aquela pessoa. Faça o firme propósito, dentro de seu coração, que nada que aquela pessoa faça vai lhe fazer deixar de amá-la [e de orar por ela]. E você não tem que gostar de o que uma pessoa é, para amá-la.

e. Recuse-se a retaliar.

Não tente nem sequer diminuir o “placar do jogo.” 
“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.   Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;” (Mt 5:38-39)

“Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” (1Pe 3:9  )

Entregue-os ao Senhor e pronto!

f. Recuse-se a discutir.

“Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido.” Pv 20:3

“Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.” Pv 26:21

“O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.” Pv 29:11

“O irmã o ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.” Pv 18:19 

g. Recuse-se a perder sua alegria.

“Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” Ne 8:10

Freqüentemente eu não posso controlar as atitudes ou ações de outra pessoa, mas eu posso manter o espírito correto dentro de mim. Mantenha seu senso de humor e sua maneira positiva de ver as coisas.

h. Recuse-se a tomar as ofensas como pessoais

“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.  Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.  Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.” Jo 15:18-21

Recuse-se a dar ouvidos a mexericos. Sempre pergunte quem tem as provas e quando aconteceu. Se vierem falar com voce, pergunte antes se você pode ajudar  solucionar o problema. Se falar com você vai resolver algo. Se a resposta for negativa, peça para a pessoa nem te contar. Fale para ela ir falar diretamente com as pessoas envolvidas.

i. Resolva o conflito rapidamente.

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mt 5:23-24
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Ef 4:26
Não abandone nem fuja para longe das pessoas difíceis.

Ilustração: Lenda Chinesa

Era uma vez, uma jovem chamada Lin, casou e foi viver com o marido para a casa da sogra. Passados uns anos começou a perceber que era árduo viver com a sua sogra. O temperamento de ambas eram incompatíveis e Lin irritava-se com os hábitos, rotinas e criticava-a cada vez com mais afinco. Com o passar dos tempos, as coisas foram piorando, chegando a um ponto tal de se tornar insuportável. No entanto, e para infelicidade de Lin, segundo as antigas tradições chinesas, a nora tem que estar sempre ao serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo.

Mas Lin, não conseguindo suportar mas aquela situação tão dolorosa, tomou uma decisão séria e foi consultar um Mestre, velho amigo do seu pai.
Depois de ouvir a jovem, o Mestre Huang pegou numas ervas medicinais e disse-lhe:

“Para te livrares da tua sogra, não as deves usar todas as ervas de uma só vez, pois isso poderá causar suspeitas. Vais misturando as ervas com a comida, pouco a pouco, dia após dia, e assim ela irá ser envenenada lentamente. Mas para teres a certeza de não existir suspeitas quando ela morrer, deves trata-la com muito carinho e amizade. Não discutas, e ajuda-a a resolver os seus problemas.”

Lin respondeu:
“Obrigada, Mestre Huang, irei fazer ao pormenor tudo aquilo que me disse.” Lin ficou contente e voltou para casa entusiasmada com o seu plano de assassinar a sogra. Durante varias semanas, Lin serviu, dia sim dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra. Tendo sempre presente a recomendação do Mestre Huang para evitar quaisquer suspeitas sobre si e o seu plano; controlava as suas atitudes e comportamentos irracionais e difíceis, obedecia à sogra em tudo e acima de tudo tratava-a como se fosse a sua própria mãe.

Passados seis meses, toda a família estava diferente. Lin controlava bem o seu temperamento e para seu espanto quase nunca se aborrecia. Durante este meses, não chegou a ter uma única discussão com a sua sogra, esta por sua vez também se mostrava mais amável e atenciosa.
As atitudes da sogra também sofreram mudanças e ambas passaram-se a tratar como mãe e filha.

Certo dia, Lin correu a procurar o Mestre Huang para mais uma vez lhe pedir ajuda.
“Mestre, Mestre, por favor...ajude-me a evitar que o veneno acabe com a vida da minha sogra. Ela transformou-se numa mulher agradável e gosto tanto dela como se fosse a minha própria mãe.”

O Mestre Huang sorriu e abanou a cabeça:
“Lin, não te preocupes...a tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu e as ervas que te dei são vitaminas. O veneno estava nas tuas próprias atitudes, mas com o tempo foi substituído pelo amor e carinho que lhe foste dedicando."

Os árabes têm um provérbio que diz:
“O nosso inimigo, não é aquele que nos odeia, mas aquele que nós odiamos.”

Na China, existe outro provérbio:
“A pessoa que ama os outros também será amada"


http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComProximo/ComoLidarComPessoasDificeis-JPreston.htm

Mais um pouco sobre o convívio com pessoas que vivem nervosas:
http://www.ritaalonso.com.br/?p=47202


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado