O cristão pode ficar doente?

COMO O CRISTÃO DEVE ENFRENTAR A DOENÇA?


Você já notou o quanto uma gripe pode abater o ser humano em nossos dias? Parece que a gripe não é mais algo tão simples, não é? Nossos pais e avós curavam as gripes e resfriados com um chazinho! Hoje, o que dizer da gripe suína? O que fazer diante das enfermidades que parecem se agravar cada vez mais nos últimos anos?
 
Surgem diversos ensinamentos nas igrejas sobre como lidar com a enfermidade. Portanto, surgem também dúvidas entre os cristãos quando o assunto é doença. O que fazer? Será que a doença significa um pecado escondido e não confessado? Posso ser considerado fraco se, como crente em Jesus, recorro aos médicos?
Veja quais são as perguntas mais comuns entre os cristãos e suas respostas, dadas em conformidade com a Bíblia:

1. É correto afirmar que o cristão verdadeiro, aquele que é um homem espiritual, jamais fica doente?
Há quem pregue que o crente verdadeiro não fica doente. Dizem que se você é de Deus, a doença não te toca. Mas, não é isso que a Bíblia nos ensina! Até o homem que é espiritual pode adoecer. Temos o exemplo do apóstolo Paulo. Em 2 Coríntios 12:7, ele diz que sofria com um espinho na carne. Ora, se era na carne, então era algo físico, quem sabe alguma dor ou enfermidade que atormentava seu corpo. Paulo era um homem espiritual! Outro exemplo foi o de Jó! Lemos em Jó 1:1 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal”. Jó era um homem excelente, aprovado aos olhos de Deus, e ele também ficou muito doente. Jó foi ferido com uma chaga maligna, desde a planta do pé ao alto da cabeça. Ele raspava suas feridas com um pedaço de telha (Jó 2:7,8)! Jesus nos disse que enfrentaríamos sofrimentos nesta vida. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33).

2. Buscar ajuda dos médicos durante a enfermidade é sinal de falta de fé?
Tem gente que diz que recorrer ao médico é um sinal de fraqueza, incredulidade. Por isso, também, muitos cristãos permitem que uma enfermidade se agrave, prejudicando sua vida e impossibilitando até mesmo sua ida à igreja. O Senhor deixou os médicos, capacitou-os para encontrar uma forma de cura natural das enfermidades. Aliás, graças a Deus, existem bons médicos que são também servos de Deus! Na Bíblia, por exemplo, havia o doutor Lucas. Paulo se referiu a ele como “médico amado” (Cl 4:14). O próprio Jesus declarou que o homem doente precisa dos médicos (Lc 5:31). Mas, espere um pouco! Não deixe tudo isso tirar a sua fé do maior Médico de todos: Jesus! Recorra a Ele primeiramente! Ele curou a muitos no passado e ainda opera maravilhas, independente da gravidade de sua doença! Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente (Hb 13:8).

3. Como um crente, eu posso tomar remédios?
Sim, pois até mesmo na Bíblia temos o exemplo de alguém que usou um remédio. No capítulo 20 de 2 Reis, lemos que o rei Ezequias ficou doente. Sua enfermidade era para morte. Orando, obteve a resposta e o Senhor lhe acrescentou mais 15 anos de vida. A enfermidade de Ezequias tratava-se de uma chaga, quem sabe um câncer ou lepra. O profeta Isaías recomendou a aplicação de uma pasta de figos sobre o local e o rei foi curado! Deus permitiu o uso de um remédio natural, extraído de um fruto. Mas, tenha cuidado! Não vá sair tomando as aspirinas, novalginas e todas as “inas” da vida! Não faça o uso de medicamentos de qualquer maneira! Se você puder evitar o remédio, evite! O remédio, conforme o próprio nome diz, só remedia, atenua, ameniza algo. De muito usar um medicamento, acabamos por prejudicar nosso organismo, causando enfermidades em órgãos saudáveis, como os rins e o estômago, por exemplo. Daí, temos que tomar outro tipo de remédio para curá-los! É assim que os vícios começam!

4. Por que ainda ficamos doentes se Cristo levou sobre Si nossas enfermidades?
Os hebreus diziam que a causa de toda a enfermidade estava no pecado. Identificamos esta crença lendo Sl 103:3: “Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara as tuas enfermidades.” Veja, então, como o escritor bíblico relaciona a enfermidade ao pecado. Pois, se Deus perdoa as suas iniquidades, os seus pecados, então as suas enfermidades também serão curadas. Foi por isso que os amigos de Jó lhe repreenderam. Jó não tinha pecado, mas eles pensavam: “Ele está enfrentando esta doença tão terrível porque cometeu algum pecado.” Diziam: “Peça perdão dos seus pecados, Jó.” (Jó 8)

Realmente, algumas enfermidades vêm porque o homem peca. Se o homem se prostitui, ele pode desenvolver doenças fatais, como a AIDS, por exemplo. Quem tem o vício do fumo pode desenvolver um câncer no pulmão. Se alguém é viciado na bebida, pode sofrer de males no estômago e no fígado. “Tudo quanto o homem semear, isto também ceifará.” (Gl 6:7) A Palavra é clara como a luz!

Mas, e se não pecamos? Por que, então, o Senhor permite que enfrentemos a enfermidade? O crente está acostumado a recorrer em todo tempo àquela passagem de Isaías 53:4 - “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;...” - O pecado, a grande enfermidade mortal, já não está mais sobre os seus ombros! Jesus a levou! Mas, e a enfermidade física? Infelizmente, vivemos num mundo de dores, somos carne e temos muito a aprender! Meu querido irmão, há algo que você precisa saber: Deus prova o homem e a enfermidade é um dos meios pelos quais o Senhor pode aperfeiçoar a fé.
 
Às vezes, queremos viver do nosso modo, realizar vontades e sonhos egoístas, quando Deus tem outros caminhos para nós. Então, através das provações, o Senhor abre nossos olhos espirituais e nos capacita para realizarmos Sua vontade e vivermos felizes. Quando o homem sente a dor e a tristeza trazidas pela enfermidade, ele corre para um refúgio, uma torre forte, uma força maior que a dele. Assim, o homem corre para o Senhor, aprende mais dEle, cultiva uma vida espiritual mais íntima com Deus! Somos como o barro amassado pelo Oleiro, até que se torne um vaso formoso. As provações são para nosso bem! “E, na verdade, toda a correção presente não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ele.” (Hb 12:11).
5. O que fazer quando a ciência humana não encontra a cura para a minha enfermidade?
O que podemos fazer enquanto estamos enfermos e não encontramos a cura? Precisamos entregar nossas vidas em oração. Quando realmente começamos a orar, nos derramando diante de Deus, a oração não passa a ser somente um ato de pedir e receber, mas também passa a ser sua adoração a Deus. Quando nós adoramos em oração, contemplamos a grandeza do nosso Deus e Seu poder para realizar o impossível. Precisamos nos deleitar na paz e na alegria da presença do Espírito Santo, o que nos dá forças para prosseguir, trazendo um sorriso ao nosso rosto pálido e cansado!

Na oração, geralmente pedimos que Deus transforme as coisas e as circunstâncias, mas para que isso aconteça, nós precisamos ser transformados primeiramente. Quando o nosso coração é transformado, o Senhor nos ensina as preciosidades do caráter de Jesus: o amor que perdoa, a fé que move as montanhas e a comunhão com Deus. Quando você orar com fé, será atendido, no tempo do Senhor: “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” (Mt 21:22)

Não pergunte mais ao Senhor: “Por que eu estou sofrendo tanto?”, mas passe a perguntar: “Senhor, o que queres que eu aprenda através desta enfermidade?” Ele há de te revelar mistérios preciosos do propósito que Ele tem para a sua vida! Não cesse de orar, cante louvores e alegre a sua alma! Você tem ao seu lado o Doutor Jesus, Ele faz o milagre que o homem não pode fazer.
“...Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.” (Mc 5:34)

“...Não temas, crê somente.” (Mc 5:36b)

“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar...” (Lc 4:18).
Debora Zibordi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado