Uma montanha russa chamada José



José está realmente nas manchetes da leitura do Antigo Testamento de hoje:

“Empregado amador promovido a CEO das Empresas de Potifar. Os lucros do terceiro trimestre sobem (‘Revista Negócios Semanais’ - Gênesis 39:3-5). Logo José, filho de Jacó, está na capa da revista Forbes, (*EXAME*), celebrado por sua perspicácia e tino comercial, como também na Revista Pessoas (*Quem é Quem*), por sua boa aparência. Porém, de repente, todos os jornais publicam a história, "Executivo-estrela em negócios condenado a prisão por tentativa de estupro." (Gn 39:23). "Escândalo abala a casa do capitão da guarda de Faraó.” (*Contexto, c.l.)

A história de José é uma montanha-russa emocional de subidas altissímas e curvas baixissimas. Quão difícil seria se José vivesse em seus sentimentos: "Meu pai me ama! Estou bem!” “Meus irmãos me odeiam! Estou mal!" “Sou bem-sucedido com os projetos que me confiaram! Estou bem!” “Meus irmãos me jogam num poço! Estou mal!” "Sou resgatado do poço! Estou bem!" Sou vendido como escravo, estou mal!" “Tenho um trabalho interessante e um chefe que reconhece o meu talento! Estou bem!" "A mulher do meu chefe está testando meus limites, estou mal.” "Sou vitorioso sobre a tentação e escapo suas tentativas de seduzir-me! Estou bem!" "Sou acusado de um crime contra meu Mestre e vou preso! Estou mal!" “O carcereiro-chefe me faz responsável por todos os presos, e até posso usar os dons que Deus me deu! Estou bem!” "O chefe dos copeiros de Faraó, que prometeu se lembrar de mim como aquele que interpretou correctamente seu sonho, me esquece! Estou mal!"(Gn 40:23) Depois de dois anos, o chefe dos copeiros se lembra de me recomendar `a faraó! Estou finalmente bem! (Gn 41:14). E assim por diante. Mas ao invés de focalizar sua atenção nas suas circunstâncias, José focalize-se na promessa de Deus. Ao invés de focalizar em si mesmo, José focalizou no servir a Deus e aos outros.

Observe que, quando José foi tentado pela mulher de Potifar, sua mente estava fixa em como o seu comportamento afetaria outros, aqueles a quem amava e servia. Ele rejeitou a mulher de Potifar dizendo que tudo que Seu Mestre possuía foi confiado a sua administração. Ele reconheceu que Deus havia lhe dado a oportunidade de servir ao seu Mestre, e em servir ao seu Mestre, ele estava servindo a Deus. ‘Como posso fazer algo tão perverso, e pecar contra Deus? ‘

Ela nos lembra de Colossenses 3:22-24:
“Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de temerem ao Senhor. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É o Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

Estou certo de que, mesmo durante os longos períodos de silêncio que José suportou, onde ele não podia ouvir a voz de Deus, ele estava vivo para a promessa de Deus, Sua Constante Presença, mesmo que nem sempre foste essa a sensação, emocionalmente, tal fato era pra ser reconhecido:

Gênesis 39:2 (NVI)
“O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou.“

Isto era verdade nos bons tempos, quando ele estava produzindo, ao ar-livre.

Então também lemos em Gênesis 39:21 (NVI):
“Mas o SENHOR estava com José e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro-chefe.”

Isto também era verdade nos tempos ruins. O SENHOR estava com ele. “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hb 13:5). E José foi apto `a ver a bondade que lhe foi estendida, mesmo quando estava na prisão, sob acusações falsas.

Provérbios 3:5-6 (NVI)
“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não te apóie em seu próprio entendimento: reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. “

http://www.newlife.org/node/733



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado