Tamar e Judá

Genesis 38:18
 Disse Judá: "Que garantia devo dar-lhe? " Respondeu ela: "O seu selo com o cordão, e o cajado que você tem na mão". Ele os entregou e a possuiu, e Tamar engravidou dele.



CONTEXTO HISTÓRICO:

No capitulo 37 temos a história de José, filho preferido de Jacó. Seus irmãos não se davam bem com ele,
Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente. (Genesis 37:4)


Planejaram então mata-lo. Ruben, o primogênito de Jacó, sugeriu em vez de mata-lo, joga-lo num poço. Sua intenção era depois resgata-lo.
E acrescentou: "Não derramem sangue. Joguem-no naquele poço no deserto, mas não toquem nele". Rúben propôs isso com a intenção de livrá-lo e levá-lo de volta ao pai. Genesis 37:22
Jogaram-no no poço e sentaram-se para comer, quando viram mercadores ismaelitas, Judá deu a ideia de vender o irmão como escravo. Ruben de nada sabia.

Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou suas vestes
e, voltando a seus irmãos, disse: "O jovem não está lá! Para onde irei agora? "
Gênesis 37:29,30

No capítulo 38, ocorre uma interrupção da história de José, para contar a historia de Judá, deverás importante para a genealogia de Cristo


PERSONAGENS PRINCIPAIS: 

Judá 

O significado de seu  nome é louvor,  era bisneto de Abrão, para quem o Senhor prometeu que ele seria pai de muitas nações. Abrão teve dois filhos: Ismael, filho com a concubina Agar e Isaque, filho de sua amada esposa Sara. A promessa haveria de se cumprir por Isaque, que se casou com Rebeca e teve um casal de gêmeos: Esaú e Jacó. 
Jacó teve duas esposas: Lia e Raquel e duas concubinas: Zilpa e Bila
Judá foi o quarto filho com a sua  esposa Lia. Nasceu em Padã-Arã, na Mesopotania. Cinco séculos depois, o local de seu nascimento tornou-se a grande nação de Judá. Foi Judá que convenceu seus irmãos a venderem José como escravo, para não serem culpados de sua morte (capítulo 37:26,27). Ele se tornou poderoso entre seus irmãos (1 Crônicas 5:2). 

Tamar

O significado de seu nome é palmeira, tamareira ou permanecer ereto. Não se sabe de quem ela era filha. Não confunda com Tamar, filha de Davi e irmã de Absalão.

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS:

Hira, na casa do qual Judá foi morar
A filha de Suã, a qual não tem o nome no relato, e que se casou com Judá
Er, Onã e Selã, filhos desse casamento
Um amigo adulamita de Judá
Prostitutas cultuais
Perez e Zerá, filhos de Judá e Tamar

A HISTÓRIA DE JUDÁ E TAMAR
Logo após a armação que resultou na ida de José para o Egito, vendido como escravo, Judá decidiu partir. Tinha ele em torno de 25 anos. Mudou-se para a casa de Hirá, na cidade de Adulão. Casou-se coma filha de Suã, um cananeu, que era um povo descendente de Canaã, neto de Noé.

Quem eram os cananeus? clique nesse link para maiores informações
http://medita-na-palavra.blogspot.com.br/2017/10/quem-era-os-cananeus.html


Judá teve com sua esposa 3 filhos homens: Er, Onã e Selã. Quando Selã nasceu, Judá estava em Quezibe, nome de cidade que quer dizer enganosa.
Judá criou seus filhos numa cidade politeístas, idolatra. Em sua criação, seus três filhos estiveram sobre a influência dos padrões morais cananeus de sua mãe e de parentes.
É bíblico dizer que uma mulher virtuosa edifica o seu lar e que a tola com suas próprias mãos o destrói, mas um homem tolo acaba com toda a sua família. Não podemos querer criar nossos filhos com os conceitos da sociedade moderna. Temos que ter conceitos bíblicos de criação.

Quando Er tornou-se jovem, Judá escolheu Tamar para ser sua esposa.  Não se sabe qual o motivo, a Bíblia apenas disse que o senhor desaprovou a conduta vergonhosa de Er e por isso o matou. 
Seguindo a tradição da época, Judá ordenou que Onã, o segundo filho, casa-se com a viúva, de maneira que ela viesse a conceber. Esses filhos seriam considerados filhos de Er, o irmão morto.
Em linhas gerais, o levirato era praticado quando ocorria a morte de um homem que ainda não tinha filhos homens com sua esposa. Cabia a um irmão solteiro ou a algum parente mais próximo solteiro, casar-se  com a viúva. O filho que nascesse dessa relação era  legalmente cconsiderado como filho do falecido.
O levirato era uma maneira de manter as posses dentro das próprias famílias, como uma espécie de proteção  contra pessoas de fora que pudessem casar com viúvas sem filhos e se aproveitar do que o falecido marido tinha conquistado, além, claro, da questão de ser dada descendência em homenagem ao falecido que morreu sem filhos. Para a mulher também era uma segurança, pois a mulher viúva e sem filhos, normalmente voltava para a casa dos pais e após a morte destes, teria que viver uma vida de mendicância. 
Era permitidoao parente próximo  negar cumprir a ordem do levirato, porém isso era uma vergonha pública. Onã decidiu então" aparentemente" aceitar, porém, quando tinha relação sexual, praticava o coito interrompido, a fim de que não viesse a gerar descendente para o irmão. Onã foi egoísta. Pode ser que ele não quisesse ter que dividir a herança, pois a herança do primogênito era o dobro da herança dos outros filhos.
Detalhe: acreditem, essa não é uma forma segura de anticoncepcional. As chances de engravidar são menores do que se houver ejaculação na vagina, mas existe o risco do mesmo jeito.
Curiosidade: Dessa passagem bíblica origina-se o nome ONANISMO, que tem como significado automasturbação, interrupção do ato sexual antes da ejaculação.
Deus matou também a Onã, pois com seu ato, ele estava indo contra a promessa que foi feita de fazer de Abrão pai de multidões.

Após esse fato, Judá falou para Tamar, sua nora ir morar como viúva na casa de seus pais novamente, até que o filho caçula, Selá, ficasse mais velho.
Porém, em sua cabeça, ele não queria que esse casamento ocorresse, pois não enxergvaa que os dois filhos mais velhos haviam morrido por causa de seus próprios pecados. Ele preferiu culpar a Tamar pela morte dos filhos.
Como nos temos tendência de jogar a culpa de erros nos outros!
Usando esse mesmo contexto, quantas vezes vemos pais e mães de filhos criminosos dizendo que o filhos errou por causa de outra pessoa.
Muitas vezes as pessoas tem dificuldade de assumir os próprios erros. Muito mais fácil criticar aos outros do que assumir os nossos erros, porém muito melhor ouvir uma critica que nos machuca do que ouvir mentiras que massageiam o nosso ego, porém nos levam a morte.
Assumir os nossos próprios erros para os outros é uma maneira de mostrar que nós também somos falhos, porém que estamos lutando contra esse pecado.
É muito mais fácil jogar a culpa no diabo do que assumir os nossos erros. é muito mais fácil jogar a culpa no nosso tataravó, em nome de uma"maldição hereditária", ideia totalmente anti-biblica e herética, do que assumir que somos falhos e que precisamos mudar os caminhos. Essa heresia é muito difundida em meio as igrejas neo pentecostais, e infelizmente também em muitas pentecostais.
De acordo com essa idéia, são espíritos malignos que são passados de geração em geração até que a pessoa faça uma quebra dessa maldição. assim eles explicam porque o alcoolismo é hereditário, porque tem tantos divórcios na família, etc...
Essa concepção não passa de uma maneira simplista e ineficiente para se enfrentar o pecado. a maneira de ter vitória sobre o pecado não é nehuma quebra de maldição, mas o arrependimento verdadeiro e continuo que nos conduz a uma vida de busca de santidade e amor junto a Cristo. Não há necessidade de nenhum ritual, pois Cristo já levou na cruz a nossa culpa.

Se quiser mais informação sobre maldição hereditária, leia esse artigo:
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/AFalsaDoutrinaDaMaldicaoHereditaria-Laerton.htm



Só para relaxar após esse estudo, assista o vídeo abaixo:


Fácil é acusar, difícil é mudar. É horrível lidar com a auto vitimização. Pessoas que só sabem reclamar, que só tem motivos para murmurar. Ou até mesmo querer aumentar os problemas do passado para que o seu testemunho seja mais forte.
A pessoa que se comporta como vitima tem a tendência de sempre procurar um culpado para os erros seus ou daqueles os quais amamos.
Porém, a auto vitimização nos impede de ver as coisas com clareza. Mas nós somos responsáveis por nós conhecermos, e conhecer aos que estão ao nosso redor. O fato de havermos pecado ou de que as pessoas as quais estimamos  haverem pecado também, não nos fará menos amados pelos Senhor. Ele sabe que nós pecamos e nos dá o perdão de graça, desde que haja arrependimento.
Vemos essa tendência em Adão, em Eva, em Judá e em nós também....
Admita e se arrependa!


Passado algum tempo, Judá ficou viúvo e Tamar ficou sabendo disso. Ela então decidiu lutar pelos seus direitos de continuar a ser membro daquela família.  Ela só poderia se casar com alguém de outra família se todos os parentes a recusassem. enquanto isso ela permanecia com uma aliança com a família do falecido marido. Ela  havia obedecido ao seu sogro, permanecendo com vestes de viuvez. Mas ela percebeu que Judá estava enrolando-a e que ele não ordenaria que Selá cassasse-se com ela. Decidiu então lutar pelo seu direito.
Ele então ficou sabendo que Judá estava a caminho de Timna e passaria por ali. Tirou suas roupas de viúva, cobriu-se com um véu e foi se sentar a porta de Enaim, decidida a ter um filho com o próprio Judá, o que era permitido pela lei do levirato, pois ela já não era mais casado. Mais do que tudo, ela queria gerar um herdeiro para Judá. Ela estava sendo mais fiel a lei do levirato do que o próprio Judá.
Os cananeus celebravam cultos de fertilidade em seus templos, em que mulheres e homens representavam deuses e se trajavam como tais, se prostituindo em honra a esses deuses.
Tanto que a palavra hebraica para “prostituto” que aparece na Bíblia é “qadesh”, que literalmente significa “santo” ou “separado”, “prostituta” em hebraico é “qadeshôth”, significando “separadas”ou “santificadas”; nesse sentido eles eram separados, não para o serviço de Deus, mas sim para o serviço aos deuses pagãos.Esse costume nas escrituras de chamar a idolatria de prostituição vem do fato de que o relacionamento de Deus com a nação de Israel é metaforicamente ilustrado como um casamento; também porque o nome “Baal”, uma das principais divindades cananéias, significa “Senhor”, “dono” e “marido”, veja Oséias 2.2,3,16,17.
Os homens eram em sua maioria castrados, para se entregarem totalmente aos seus deuses da fertilidade. Essa prática era condenada aos israelitas. 


“Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá tornar-se prostituto cultual. Não tragam ao santuário do Senhor, o seu Deus, os ganhos de uma prostituta ou de um prostituto, a fim de pagar algum voto, pois o SENHOR, o seu Deus, por ambos tem repugnância.” Deuteronomio 23.17-18




Porém Tamar não se vestiu como uma prostituta cultual (qedeshah), mas como uma prostituta comum (zonah) e pos um veu em seus rosto para que não fosse reconhecida. Como Tamar havia planejado, Judá a desejou e ofereceu um cabrito em troca de serviços sexuais. Ela aceitou, porém quis que como penhor até que o cabrito fosse levado, que ficasse com 3 objetos de Judá: o seu selo que provavelmente tinha uma forma de anel, com um desenho ou emblema entalhado, o lenço, ou cordão, que era passado pelo selo para ser pendurado no pescoço e o cajado, que era usado pelo líder de uma tribo ou de uma clã como símbolo de autoridade. Nínguem poderia duvidar da autenticidade desses objetos, que eram todos personalizados. 

Após eles terem tido relações sexuais, Judá seguiu seu caminho. Tamar tirou o véu e voltou a vestir roupas de viúva. Judá mandou o cabritinho por meu de seu amigo de Adulão, porém esse amigo não localizou a tal mulher. Perguntou para os homens do lugar sobre a prostituta cultual (qedeshah) que ficava no caminho de Enaim e todos dizeram que lá não havia nenhuma prostituta cultual naquele local. 

Judá preferiu que não insistissem em procura-la, para que ele não fosse motivo de zombaria. 



Passaram-se três meses e Judá ficou sabendo que Tamar estava grávida. Isso era uma vergonha para a família de Judá. Judá mandou tirarem-na para fora  para que ela fosse queimada viva!

Quando ela estava sendo tirada para fora ela mandou um recado para o sogro: 
25 Quando ela estava sendo levada para fora, mandou o seguinte recado ao sogro: "Estou grávida do homem que é dono destas coisas". E acrescentou: "Veja se o senhor reconhece a quem pertencem este selo, este cordão e este cajado". Genesis 38:25

Na nossa cultura, o ato de Tamar foi imoral, mas pela Lei do Levirato, ela estava em seu direito. Ela engravidou através do homem responsável em providenciar um parente que lhe fosse dado como marido substituto. Ficou provado que Judá não havia cumprido a sua parte na Lei do Levirato, no seu dever de dar Selá a Tamar, e que ele havia engravidado a mulher a quem desejava matar. 

Judá reconheceu que Tamar estava agindo dentro de seu direito de viúva.  Para uma mulher considerada infertil, veio a vitória: ela estava grávida de dois meninos. 
Assim como na historia de Esau e Jacó, na hora do parto, um deles pos a mao para fora, então a parteira amarrou o pulso dizendo aquele ser o primogênito. A este foi dado o nome de Zerá (significado do nome: nascer do sol)  Então Zerá recolheu a mão e o outro irmão nasceu primeiro, cujo nome a ser dado foi Perez (significado do nome: brecha, rompimento)
Judá nunca mais teve relação com Tamar. 
Foi por Perez que a linhagem de descendentes passou por outros personangens até chegar a Jesus.  
(I Cronicas 2:3-15; Mateus 1:3-16 e Lucas 3.23-33)

 Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Mateus 1:3


CONTEXTUALIZAÇÃO SOB A ÓTICA DO NOVO TESTAMENTO:


Para que se cumprisse a lei, Tamar tomou como penhor 3 objetos, o selo, o cordão e o cajado.
O Selo representa o Espirito Santo. Normalmente esse estava preso a um anel, que representa a Aliança que Jesus Cristo fez na cruz por nós, quando derramou o seu sangue pelos nossos pecados.

Informações adicionais sobre o Selo:
http://biblia.com.br/dicionario-biblico/s/selo/
Selo do Espírito Santo:
https://www.gotquestions.org/Portugues/selo-Espirito-Santo.html

O cordão, ou lenço, representa nosso arrependimento necessário para que possamos receber o perdão e herdar a vida eterna.

Todos nós somos pecadores, não há um justo sequer e aquele que diz que não tem pecado, á está cometendo pecado. Precisamos nos arrepender e não justificar nossos erros.
Informações adiconais sobre o arrependimento:
https://www.gotquestions.org/Portugues/arrependimento-salvacao.html

O cordão representa também a base bíblica que necessitamos ter para não sermos enganados por falsas doutrinas, pois quando esse  cordão nos é tirado, somos alvo fácil do inimigo.
Mais informações sobre a importânica de conhecer a Bíblia:
http://palavraestudada.blogspot.com.br/2010/01/por-que-devemos-conhecer-as-escrituras.html


Por ultimo,  cajado representa a autoridade de Cristo sob as nossas vidas. Autoridade essa passada para nós também.

Link sobre a autoridade:
http://medita-na-palavra.blogspot.com.br/2017/10/a-autoridade-de-cristo.html


Essa é uma história com muitas facetas, mas muito me chama a atenção o egoísmo e cegueira de Judá. Judá se casa com uma mulher de um povo perverso, tem filhos perversos que cometeram o que era errado perante Deus. em vez de assumir o erro, continua querendo aplicar golpes e mais golpes.
Deixa-se contaminar pelas práticas pagas do povo onde convivia, deitando-se com prostitutas, nega-se a cumprir a lei do levirato. Passou uma vida em busca de seus próprios desejos e vontades.

No ponto de vista da mulher, Tamar representa a mulher que é abusada, a qual é negado os direitos de uma família. Tamar estava sendo vista como mulher amaldiçoada e por isso estéril. Dois homens que haviam tido relação com ela havia morrido.
Existem muitos homens como Onã, que machucam as mulheres, que lhes negam o direito à uma vida decente por puro egoísmo. Que buscam apenas a sua própria vontade, o seu próprio desejo. 
Muitos são assim hoje em dia. Querem que se Deus seja submisso a todos os seus caprichos, mascarando esses desejos em formas de oração hedonistas.

Judá era legalista no que lhe era do interesse. quis que Judá fosse queimada por estar grávida, já que conforme a Lei, ela havia traído a família. Ele apontou severamente o erro dela, sem se lembrar que ele havia se deitado com uma prostitua, o que era proibido para os judeus. Acusar o erro do outro para encobrir o seu.
O erro do outro que mais te incomoda é aquele que faz você se lembrar dos seus erros. 

Assim como Tamar, filha de David, que foi estuprada por seu próprio meio irmão, sendo ela uma pricesa bela, pura e obediente e que foi abusada por alguém a quem ela devia confiar, Tamar, nora de |Judá foi humilhada, julgada como maldita e estéril. Não se sabe o que aconteceu com a sua homonima, filha de David, mas a nora de Judá foi honrada duplamente e gerou gêmeos, sendo que um deles está na linhagem de nosso Jesus Cristo.
Você pode estar sendo humilhado hoje, mas olhe para o selo, para o cordão e para o cajado. Peça perdão de seus erros, arrependa-se, lembre-se da aliança feita com o Senhor de sua vida e não desista. Entenda que o Deus é o teu Senhor, guie-se pelos passos dele.

Imagino que durante esse período Tamar olhava para aqueles objetos, que estavam provavelmente escondidos num lugar seguro e via neles a oportunidade de voltar a viver de maneira digna. Não podemos tirar Cristo de foco, devemos persistit nos caminhos que foram traçados por Ele para nós. Não deixar que os inimigos e nem os religiosos e legalistas nos roubem a salvação e a paz que foi dada por Cristo. a lei se foi, hoje temos a graça!

Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.
Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus". Lucas 10:19-20

Reerga-se e faça as mesmas obras que Jesus faria se estivesse aqui com você, pois você é a Igreja de Deus, você é o templo do Espirito Santo. Não espera que a igreja local faça a obra. Você foi escolhido para ir e pregar a palavra.

Se você escolher viver de modo  hedonista  tenha certeza de que terá muitos problemas,  mais cedo ou mais tarde.
É muito importante olharmos para a genealogia de Jesus e notarmos que seus antecedentes eram pessoas cheias de falhas, pessoas pecadoras. As mulheres que constam em sua genealogia são Tamar, Raabe, Ruth, Batseba e Maria.
Mas porque Jesus escolhe pessoas insignificantes e pecadoras? Para nós mostrar que nós também somos pecadores e não somos merecedores de seu perdão, porém tudo Ele nós dá por que Ele é bom. Recebemos a sua Graça mesmo sem merecer. Nada do que nós fizermos nos fará sermos mais do que inúteis, porém mesmo assim Ele morreu por nós



ILUSTRAÇÃO SOBRE A GRAÇA DE DEUS

http://medita-na-palavra.blogspot.com.br/2017/10/ilustracao-para-sermao-graca-de-deus.html















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado