A procura de novos deuses - Atos 17


Atos 17:16-24


O que este texto significa?

Como podemos ver neste texto, Paulo tinha uma rotina: se dirigia as sinagogas da cidade onde estava para pregar o novo evangelho, já que as sinagogas eram um lugar onde se aceitava muito bem ouvir a Palavra de Deus. Em Tessalonica, enquanto ele pregava, as pessoas facilmen te se convertiam, mas em Bereiam, afirma-se que muitos o seguiam. As pessoas examinavam as Escrituras (Velho Testamento) e decidiam racionalmente por aceitar as boas novas.

Enquanto Paulo estava esperando por Timoteo e Silas para irem para Atenas, olhou ao redor da cidade e ficou nervoso ao ve-la cheia de idolos. Neste ponto, ele mudou de estratégia. Em vez de ir para a sinagoga, ele foi para o evangelismo corpo a corpo. Esta ação dele acabou por provocar as autoridades.

Em vez de ir para a sinagoga, como era seu costume, ele também passou um tempo no mercado para conversar com aqueles que lá encontrou. Mas, aparentemente, o que ele disse foi interessante ao ponto de convidá-lo para o Areópago, uma colina a oeste da Acrópole de Atenas. Aqui, o Conselho de Areópago se reuniam para conversar sobre novas religiões e deuses estrangeiros.


É importante ressaltar que Paulo disse como essa curiosidade deles em estudar outros deuses, apontava para a procura do Deus verdadeiro. Como ele diz: "Agora, o que você adora como algo desconhecido vou vos anuncio". 17:23


O que isto significa para nós?
O encontro de Paulo com s atenienses no mercado nos dá inúmeras razões pelas quais devemos compartilhar nosso evangelho em lugares os quais se adoram outros deuses e não apenas dentro das igrejas.
1. Se nós queremos resgatar almas, temos que despender tempo com elas. Temos que sair de dentro das igrejas e irmos onde os que precisam ser resgatados estão.
2. Em vez de ficar criticando o que eles estavam adorando, Paulo pregou para eles. Mostrou que eles estavam a procura do Deus verdadeiro e que ele podia apresenta-lO. Viu naqueles altaresuma possibilidade de pregar o Deus Verdadeiro.
3. Finalmente, se você vai ler um pouco mais, ele cita um de seus poetas, que disse: "Nós somos a sua descendência". Paulo discutiu com eles que, se Deus fez tudo, inclusive os seres humanos, por que ele não chegar e tentar ter um relacionamento com eles. Sua famosa frase aqui é: "Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez chegar para ele e encontrá-lo, mas ele não está longe de cada um de nós". 17:27.

Paulo nos lembra que todas as pessoas, até mesmo as que dizem não crer em Deus, ou senão aqueles que rejeitaram a Igreja, todos possuem um vazio em sua alma, que só pode ser preenchido por Deus. Ele começa com uma suposição de que Deus quer ter um relacionamento com todas as pessoas e que todos, além de seu exterior, às vezes duro, deseja saber quem nós fez e para onde vão quando morrem. Então, muitas vezes nós hoje também fazemos substitutos baratos para o Deus vivo (todos os ídolos que adoramos hoje: sexo, dinheiro, materialismo), que não está longe de nenhum de nós. De fato, Deus está perto de você agora, enquanto oramos!

 
Vamos orar...
Obrigada por tornar possível um relacionamento contigo através de seu filho. Ajude-nos a não perder a comunhão contigo, nesta busca que temos para tapar o vazio que só o Senhor pode preencher. Em nome de Jesus, Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado