Antes de apresentar sua oferta reconcilie-se com seu irmão

“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” Mateus 5:23-24


Jesus ensinou que os dois principais mandamentos são de amar a Deus e amar ao nosso próximo. Naturalmente damos muito valor ao amor a Deus. Por causa desse amor a Deus nossa adoração e serviço a Ele são muito importantes para nós. Entretanto, eu não posso servir ou adorar a Deus se houver conflito entre mim e outros filhos de Deus. É importante notar aqui que não é o adorador que tem o problema – é outro irmão. Fala muito claro que se você souber que o teu irmão tem algo contra ti, você deve ir se reconciliar. Não basta pedir perdão, tem que se reconciliar.

Mas o que é reconciliação? Reconciliação e perdão são a mesma coia? Pergunto isto porque já vi muitas situações em que a pessoa diz que liberou perdão, mas não se reconcilia.


De acordo com o Dicionário On Line de Português, vamos para os significados:

Significado de Perdoar

v.t. Conceder perdão, renunciar a punir; absolver.
Ver sem despeito, sem inveja: ninguém perdoa o êxito dos outros.

Sinônimos de Perdoar

Sinônimo de perdoar: absolver e desculpar

Significado de Reconciliar

v.t. Pôr de acordo duas pessoas ou grupos desavindos.
Restabelecer a confiança, a estima após um afrouxamento de relações: esta boa ação me reconcilia com ele.
V.pr. Pôr-se bem com alguém: reconciliei-me com os adversários.

Sinônimos de Reconciliar

Sinônimo de reconciliar: congraçarharmonizar e pacificar
Vamos então analisar o versiculo novamente:
“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” Mateus 5:23-24





O Senhor está mandando "reconciliar-se" e não apenas "perdoar" ou "pedir perdão". 

Quando eu era menina e brigava com uma amiga, passada a mágoa, a gente ia se falar e dava os dedinhos assim. Após este ato, a gente saiu brincando e pulando, alegres pela amizade totalmente restabelecida. Com a ingenuidade que tanto agrada ao Senhor, esqueciamos das mágoas como se não houvesse acontecido nada. 




Imagine dois amigos que têm uma discussão. O bom relacionamento que eles tinham agora está tenso ao ponto de chegar bem perto de um rompimento. Eles estão armados, preparados para um novo ataque! Eles pararam de falar um com o outro ou a comunicação está muito estranha, verdadeiramente tensa.  

Muitas vezes a situação é desconfortável inclusive para aqueles que possuem vínculos com ambos os lados. Existe o medo da humilhação, e se um dos dois lados tem uma agilidade verbal melhor, o outro lado se esconde, com medo de ser esmagado pela acusação. É uma situação horrível, mais sério ainda quando são parentes. 

Gradualmente eles se afastam, até mesmo para evitar conflitos. Deixam de se conversar, ou apenas conversam formalmente, sem contato emocional ou físico. apenas cumprindo o que manda a educação.

Parece que esta é a atitude melhor a se tomar, mas não é a atitude que o Senhor mandou tomar.

Essa separação só pode ser revertida por reconciliação. Como vimos o sentido, reconciliar é restaurar a amizade, a confiança, a harmonia outrora existente. Quando velhos amigos ou parentes resolvem suas diferenças e restauram seu relacionamento, a reconciliação ocorreu.

II Coríntios 5:18-19 declara: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.”

Cristo nós reconciliou com Deus através de sua morte, nós salvando para a vida eterna.

O que estamos fazendo ao não nos reconciliarmos com os nossos irmãos?

Será que estamos imitando a Cristo?

Veja só, estamos falando de irmãos, pessoas que já possuíam uma ligação em Cristo. Reconciliar é restabelecer confiança, a estima,  após o problema.

Não é simplesmente pedir perdão, mas restabelecer vínculos existentes antes dos acontecimentos. Para Jesus não importa se concordamos que a culpa é nossa ou que o problema do irmão tenha mérito. O importante para Jesus é restaurar o relacionamento.

Mas devemos ficar colocando condições para o restabelecimento deste relacionamento. As vezes não basta um pedido de perdão. As vezes a pessoa se sentiu tão ofendida que precisamos lutar para que ela volta a confiar. Nesta luta, muitas vezes temos que deixar de lado nosso orgulho e pensamentos e termos os pensamentos de Deus como prioridade.

Quando nós colocamos Deus em primeiro lugar começamos a descobrir que Ele coloca pessoas em primeiro lugar – as outras pessoas.  Às vezes aquelas outras pessoas são inconvenientes e difíceis. Muitas foram as vezes que fomos atrás para providenciar reconciliação. Mas todos nós sabemos o que a Bíblia fala sobre isto: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar o meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21) Perdoar vai além dos cálculos mesquinhos humanos. O perdão é a voz dos que aprenderam a linguagem do amor, e se nosso Pai é também Pai delas, então elas serão igualmente importantes para nós. Restaurar nossos relacionamentos com os filhos de Deus faz parte da restauração do nosso relacionamento com Deus.

As experiências que passei demonstram que quando mais díficil é a pessoa, mais dificuldade ela tem para se reconciliar com os outros.

Apesar de aprendermos que perdoar é esquecer, sabemos que na prática não é tão simples assim. Dizer que “não foi nada”, “logo passa”, não nos isenta da mágoa nem da dor. Não dá para esquecer o que ou quem nos feriu, prejudicou, nos fez sofrer, chorar, mas podemos sim aprender com tudo aquilo que nos atingiu como se fosse um raio. Aprendemos a não nos permitir passar pela mesma situação novamente, ficando muito mais atentos, apesar de que em muitas situações nos fechamos com a ilusão de que assim não seremos machucados novamente, e nos lembramos que também não somos perfeitos e mais ainda, nos faz lembrar o que não devemos fazer aos outros.

Começo a entender que perdoar é chegarmos a conclusão que já houve muito sofrimento com a perda de momentos de amor e carinho entre pessoas que se amam. É decidir viver e não mais sofrer por causa de coisas que ocorreram no passado. É pedir para que o Senhor ajude ao nosso irmão e à nós mesmos a sermos mais pacientes ou maleáveis.

Tem algum irmão com algo contra você? Não podemos deixar a amargura e rancor tomar conta de nós. Ainda é tempo! Enquanto há vida, há esperança.

Restabeleça os relacionamentos quebrados. E para terminar leia o versículo seguinte: "Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.(Mateus 5:25)" Pela reconciliação o adversário do versiculo 25, volta a ser o irmão dos versículos 23 e 24. 


Oração: Meu Senhor, eu sei que já deixei de falar com irmãos que tinham algo contra mim. Meu orgulho falou mais alto que a Palavra do Senhor. Perdoe-me. Ajude-me a buscar a reconciliação onde é possível. Tira de mim o medo de ser humilhada pelas pessoas a quem o Senhor mandou que eu amasse. Tira de mim o medo de ser esmagada pelas críticas dos que se acham sempre corretos, dos que estão prontos a procurar motivos para nos criticar. Ajude-me a pedir perdão e me reconciliar com aqueles a quem eu feri. E onde eu já tentei e não consegui, eu peço que o Senhor opere no coração de meus irmãos para que me perdoem, de coração. Em nome de Jesus eu oro. Amém.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado