Orientação de Deus para hoje - Números 9:15-23


Há muitas questões na vida que nos afligem. Todos nós temos uma lista em nossas mentes do que o que gostaríamos de saber a resposta, se pudéssemos ter um encontro cara a cara com o Todo-Poderoso. 

Há outras questões que são da mesma forma desconcertante, mas pode não ter respostas, perguntas, tais como:

Como é que o Tarzan conseguia estar sempre barbeado?
       
Se a Mônica é do mesmo tamanho do Cebolinha e do Cascão, por que eles a chamavam de      baixinha?


Porque o milho VERDE é AMARELO?


Para que servem os bolsos dos pijamas?


Qual a cor do cabelo que eles colocam em licenças do motorista de homens carecas?




Poucos são os que vão responder estas questões, pois apesar de dificeis, elas não nos afligem. 
Mas temos outras que para nós são tão importantes que podem até nos tirar o sono: 
"Com quem se casar? Qual faculdade devo fazer? Onde devo trabalhar? Onde morar? 

Então nós embarcarmos no que alguns chamam de" busca da vontade de Deus. " 

Como você pode ter certeza de que Deus quer que você faça na vida? 

Esta passagem  nos dá um vislumbre de esta resposta, uma vez que fornece algumas informações importantes sobre o que significa para Deus para nos guiar na vida.
No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.
Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo.
Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam.
Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.
Enquanto a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, e não partiam.
Às vezes a nuvem ficava sobre o tabernáculo poucos dias; conforme a ordem do Senhor eles acampavam, e também conforme a ordem do Senhor, partiam.
Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam.
Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam.
Conforme a ordem do Senhor acampavam, e conforme a ordem do Senhor partiam. Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, de acordo com as suas ordens, anunciadas por Moisés.

Números 9:15-23
Em nossa passagem esta manhã, vemos como a presença de Deus não só nos dá conforto, mas de que maneira a presença de Deus nos guia na vida.


PRESENÇA DE DEUS DÁ EUA CONFORTO
Deus nos conforta por habitar conosco

A habitação de Deus no Antigo Testamento era o Tabernáculo, a tenda dentro da qual eram lembranças de presença e acessibilidade de Deus. Por trás deste ambiente havia um outro menor chamado Santo dos Santos, onde a Arca da Aliança era mantido. Dentro da arca estavam as duas tábuas da Lei de Deus. Fora e em frente à tenda era o altar, onde foram feitos os sacrifícios diários.

O nome completo desta estrutura é utilizada aqui: o Tabernáculo da Tenda do Testemunho.

A palavra "tabernáculo" vem do verbo "habitar" ou "resolver." De acordo com as instruções de Deus esta tenda estava no meio do acampamento israelita, representando a presença de Deus, a Sua habitação, no centro de suas vidas. É também chamado de Tenda do Testemunho. Esta frase menos familiar refere-se as duas tábuas da Lei contidos na Arca dentro do Santo dos Santos.

Conectar esta frase em sua mente, como a passagem sobre a presença e orientação de Deus começa com uma ênfase sobre o Tabernáculo, sobre a importância da Lei de Deus.

O que acontece a seguir pode criar uma imagem de um filme de Spielberg em sua mente: uma vez que os israelitas obedeciam o que Deus disse a Moisés sobre a construção do Tabernáculo, uma vez que a tenda foi concluído, a nuvem os cobriu.

Que nuvem é essa? Em Êxodo 13, quando os israelitas deixaram o Egito nos é dito no versículo 21 que uma coluna de nuvem os guiou durante o dia e uma coluna de fogo dirigiu-los à noite. Foi esse pilar que impediu o exército egípcio de atacá-los enquanto eles se preparavam para atravessar o Mar Vermelho.

Então, essa nuvem e fogo estavam com Israel em sua jornada ao Sinai. Uma vez que concluída a construção da tenda, Êxodo 40:33  diz-nos que a nuvem que os levou a este ponto, então encheu o tabernáculo.

A imagem da glória de Deus, na forma de uma nuvem que cobre o tabernáculo é captado pelo Evangelho de João, em 1:14: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.Nós vimos a sua glória, a glória do Único, que veio do Pai, cheio de graça e de verdade. 
"
A presença de Deus no Tabernáculo no deserto é cumprida em Cristo. Não foram só as funções do Tabernáculo apontando para Cristo, a glória de Deus na nuvem no Antigo Testamento é realizado em Cristo, também. Mais uma vez, armazenar essas informações à medida que consideramos a orientação de Deus.

Deus nos conforta pela presença constante

Em Números 09:16, observe a constância da nuvem, que continuamente coberta do Tabernáculo, todas as noites, o fogo ardia. Em seguida, no versículo 17 vemos como esta nuvem e fogo funcionava para Israel. Não só era um lembrete visível da presença de Deus, mas foi o sinal para que o povo quer seguir em frente ou permanecer onde estavam.
No Salmo 119:105, onde a Palavra de Deus é descrita como uma lâmpada para nossos pés, uma luz para o nosso caminho. Esta era a função de nuvem e de fogo. Quando você tropeçar em seu quarto no meio da noite e erroneamente calcular a distância entre a sua cama e cômoda, você sabe o quão valioso que a luz é a sua vida. Mas uma lâmpada não brilha em todos os lugares ao seu redor, mas quando apontou para onde você deve ir,  ajuda você a tomar cada passo, um passo de cada vez. Nós não vemos tudo, mas o que precisamos ver.

Mais uma vez, no Novo Testamento Jesus é associado com a nuvem e a glória ofuscante da presença de Deus.

Em Marcos 9, quando Jesus, com Pedro, Tiago e João, estava no Monte da Transfiguração, a glória de Jesus é revelada; uma nuvem aparece, envolvendo os discípulos. A voz do Pai vem da nuvem, comandando os discípulos para ouvir Seu Filho.Novamente, há uma conexão entre o que vemos aqui em Números 9 com Cristo.

A nuvem e o fogo foram uma presença constante. Eles sempre deu a direção necessária para dar o próximo passo. A presença de Deus na forma de nuvem que eles saibam exatamente para onde ir.

Que conforto e como ao contrário da forma como vemos a orientação de Deus. Falamos buscando a orientação de Deus, em vez de acreditar Ele está guiando. Pressupomos que Deus está se escondendo e nós vamos buscar. Como ao contrário do padrão bíblico de vida. O que é retratada no Antigo Testamento se cumpre no Novo Testamento por Cristo.Se você estiver indo para falar sobre a presença de Deus no meio do Seu povo, se você estiver indo para entender como Deus guia, ignorar Cristo é perder a chave para o enigma.

PRESENÇA DE DEUS DÁ ORIENTAÇÃO
Orientação de Deus exige obediência

O restante da nossa passagem descreve como a nuvem guiou o povo de viajar. Repetido em prosa elevada, o movimento da nuvem é equiparado com o comando de Deus. As pessoas sabiam exatamente o que fazer, observando a nuvem e fogo. Em seguida, em jeito de resumo, no versículo 23, lemos:
Na ordem do Senhor se acampavam, e à ordem do Senhor eles partiram. Eles obedeceram a ordem do Senhor, de acordo com o seu comando por meio de Moisés.
O que se destaca aqui é a relação entre a orientação de Deus com o Seu comando e a expectativa de que as pessoas obedecessem perfeitamente. As pessoas tinham que estar preparado para sair de dia ou de noite, depois de acampar por apenas alguns dias ou depois de um ano.

O pregador do século 18 Henry Ward Beecher disse sobre a orientação de Deus: "A força e a felicidade de um homem consiste em descobrir a maneira pela qual Deus está indo, e indo nesse caminho também."

Mas, para nós, isso só levanta a questão. O caminho que Deus está indo para onde? Como eu posso saber?

O que esta passagem (e outros) nos diz sobre a orientação que devemos esperar de Deus?

A orientação de Deus é claramente entendida
A nuvem foi visível. Todo mundo podia vê-la a quilômetros de distância. 

A nuvem sobre o Tabernáculo não era um pouco  pequena que poderia desaparecer em um sopro de vento, ou ser confundido com algum nevoeiro. Era um fenômeno óbvio visível. Não poderia ser desperdiçada. Não havia como a nação de Israel poderia perder a vontade de Deus. As pessoas podiam ver e conhecer a Sua orientação por Sua presença.

Infelizmente, às vezes imaginar a orientação de Deus como se Ele pisca rapidamente o roteiro da nossa vida diante de nossos olhos, e se piscar, vamos perder o que devemos fazer. Mas Deus não está claro em Sua vontade para nós.

Orientação de Deus não é algo facilmente confundidos, mas não é como o explorador no mais profundo da Amazônia, que de repente se vê cercado por um grupo de guerreiros sanguinários. Após o levantamento da situação, ele diz baixinho para si mesmo: "Oh Deus, eu estou condenado." Há um raio de luz do céu acima e uma voz:. "Sem meu filho, você não está condenado Pegue esse ramo a seus pés e ataque o chefe de pé na frente de você." Assim, o explorador pega a vara e ataca o chefe, febrilmente balançando o braço com toda a sua força. Ele está acima do corpo sem vida, respirando pesadamente e cercado por 100 guerreiros com um olhar de choque em seus rostos. A voz ecoa de novo: "Tudo bem .... agora você está condenado."

Temos a certeza de que o caráter de Deus não é que Ele seria tão maléfica quanto a enganar-nos assim. Jesus nos lembra que, assim como um pai humano não daria seus filhos famintos uma cobra em vez de um peixe para comer, nosso Pai celestial nos daria o seu Espírito. Além disso, a visão equivocada comum de tentar discernir Deus também revela uma incompreensão da vontade de Deus.

Como podemos ter certeza de que Sua orientação é o que vemos? Como podemos conhecer a vontade de Deus para a nossa vida?

A orientação de Deus é a Palavra centrada
Isto é onde a maioria dos cristãos tornam-se confusos. Alguns imaginam que Deus orienta por uma nuvem misteriosa, um evento, um sentimento. Mas, para concluir que é ignorar o contexto aqui, bem como o ensino da Palavra de Deus por toda parte. A presença da nuvem na passagem é equiparado com o mandamento de Deus, é ordens de Deus (versículo 23). Não só isso, lembre-se que a nuvem foi localizado - acima do Tabernáculo, o lugar onde a Lei de Deus descansou, onde os sacrifícios foram feitos, que apontaram para o Seu caráter gracioso em revelar o que era certo e errado e a provisão para nós quando partimos A lei de Deus.

Quando a nuvem se moviam eles se moviam. Não foi baseado em um palpite. Antes, Deus, através do Seu profeta Moisés disse ao povo que a nuvem significava. Esta nuvem em Números não ensina que Deus se comunica de alguma forma direta e mística.

Eu recebi recentemente um e-mail que procurou fortalecer a minha fé em Deus, dizendo de uma história sobre um homem que queria saber se Deus ainda fala a nós hoje. O homem pediu a Deus para dirigi-lo em sua vida e então ele começou a receber o impulso de comprar leite e sente a necessidade de dirigir por uma rua escura à noite. Finalmente, sentiu-se a sensação de ir a uma casa escura e desconhecida, bater na porta e entregar a pessoa que o galão de leite. De acordo com a história, como se viu, a família era pobre e os pobres bebê precisava de leite.

O que isso nos diz sobre a orientação de Deus? Absolutamente nada. A história, se é mesmo verdade, não prova nada se o desejo era do Deus da Bíblia ou o próprio diabo, ou talvez, como o que é frequentemente o caso com os impulsos - de dentro da pessoa.

Isso não quer dizer que não podemos receber a orientação de Deus. Nós certamente podemos e devemos. 

Mas muitas vezes ficamos esperando esta voz que vem do céu e nem sempre será assim. 

A Palavra de Deus é o principal meio pelo qual Deus orienta. 2 Timóteo 3:16-17 nos lembra que as Escrituras são suficientes. Quando nos submetemos a sua autoridade, temos todas as instruções divinas que são necessários para fazer as escolhas certas na vida. A Bíblia governa sobre tudo o que as impressões que pensamos que poderia ter detectado a partir das circunstâncias em nossas vidas.

Deuteronômio 29:29 é a chave para compreender o que entendemos por vontade de Deus. Existem apenas duas maneiras de entender a vontade de Deus. A primeira é que o que Ele revelou ao Seu povo em Sua Palavra. Isto irá podemos abrir, ler, discutir e, em seguida, deve obedecer. É claro. A outra vontade de Deus é a vontade secreta, Seu plano, que Ele predestinou antes da fundação do mundo. Que nós nunca saberemos. Você não pode saber e não precisa saber o que Deus vai fazer amanhã. Em vez honrar a Palavra de Deus e deixar o futuro para ele.


Isaías falou contra o desejo de descobrir a vontade secreta de Deus. Isaías 8:19-20 aponta para o único lugar que jamais deveria ir para encontrar orientação - a vontade revelada de Deus. Além disso, não temos certeza. Além de que não se pode afirmar que sabe o que Deus deseja. Na verdade, devemos ser muito cautelosos em atribuir nossas escolhas na vida a "Deus me orientou a fazer isso."
Quando os homens dizer-lhe para consultar médiuns e espíritas, que chilreiam e murmuram, não consultará o povo ao seu Deus? Por que consultar os mortos em favor dos vivos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, eles não têm a luz da aurora.
Uma vez que Deus orienta através da Sua Palavra, devemos entender que sua orientação é 

A orientação de Deus é voltado para a comunidade

A nuvem e o fogo estava por todo o Israel.
Cada pessoa em Israel não era buscar intuitivamente quando deveriam levantar acampamento. Em vez disso, Deus operou através de Seu povo nomeados. Ele falou a Moisés, Ele dirigiu os levitas. Mas a orientação não era individual, era para toda a nação.
Da mesma forma, Deus ainda orienta e conduz através de Seu povo.

Nós somos criaturas finitas e nossa predileção para com o pecado é forte. Podemos ser afetados pelos nossos próprios preconceitos tão facilmente. Por esta razão, a Escritura nos encoraja a encontrar homens e mulheres sábios que lhe dará clareza e objetividade.Provérbios 15:22 nos diz que "Os planos fracassam por falta de conselho, mas com muitos conselheiros se estabelecem." Mas é muito frequente que rejeitamos este conselho, porque as pessoas nos dizem algo que não querem ouvir.


Os Apóstolos praticado esta regra. Em Atos 15, em um ponto de mudança importante na história da igreja, decidindo que a circuncisão não era mandamento para os gentios, que a admissão na Igreja não se baseia em perfeita obediência à lei de Deus, mas é pela fé - que decisão surgiu por uma decisão coletiva. Eles pensaram que juntos, eles permitiram que as pessoas para discutir e argumentar. Então, quando a decisão foi tomada, eles poderiam dizer: "É bom para o Espírito Santo e para nós." 

Notável - nenhuma visão, nenhuma "palavra de conhecimento", sem comunicação imediata - mas o julgamento considerado de homens piedosos.

Dawson Trotman, o fundador de um ministério cristão chamado Navigators, costumava dizer: "O Senhor deu-lhe um monte de líder quando Ele te deu um cérebro e bom senso."Isto é como nós discernir o que devemos fazer na vida cotidiana. O que devemos obedecer, Deus revelou, em toda a miríade de outras escolhas, Deus nos chama para a oração, para um conselho sábio e confiar em Deus.

O grande verso sobre a orientação de Deus vem de Provérbios 3:5-6: Confia no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; em todos os teus caminhos reconhecê-lo, e ele endireitará as tuas veredas.

Siga o Senhor, confie Nele, buscá-Lo e Ele endireitará as tuas veredas. Ela não diz que Ele vai revelar quais os caminhos que você deve tomar, mas você deve confiar Ele endireitará as tuas veredas.

Será que Deus guiar Seu povo hoje? Certamente, pois Ele ordenou que todos os nossos passos, todos os aspectos de nossas vidas. Ele vai nos dizer o que esses passos são?Não. Ele nos chama para uma vida de fé, de confiar Nele.

Será que Deus guiar Seu povo hoje? Certamente, pois Ele nos revelou a Sua vontade

A Palavra de Deus nos diz que Ele espera de nós, o que a sua Lei exige. Ele explicita claramente que nossas vidas são para refletir o Seu caráter. Sua lei aponta para a Sua santidade. Mas o que é mais, vontade revelada de Deus aponta para Cristo, Seu Filho, que obedeceu perfeitamente a vontade do Pai e manteve a lei para nós. Esta palavra nos aponta constantemente de volta a esta questão crítica em nossas vidas. Este é o lugar onde a nossa atenção deve ser e depois deixamos os detalhes para um Pai amoroso para nos dirigir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado