Guarde o seu coração


Acima de tudo, guarde o seu coração,
porque dele depende toda a sua vida.  
Provérbios 4.23 NVI
Aos dezesseis anos de idade consegui meu primeiro emprego com registro em carteira. Estava cursando técnico em secretariado e iria iniciar um estágio numa clínica de psicologia. Lá trabalhei por 4 anos, onde muitas coisas aprendi e neste periodo, fiz bicos numa Faculdade de Psicologia e respectivas clínicas. Sempre cercada pelos melhores psicólogos do Estado de São Paulo, devorava livros do assunto e já estava praticamente certo que seguiria esta área.
Enfrentei muitas crises familiares na adolescência, que acabaram por culminar numa saída precoce do seio familiar, com apenas 17 anos de idade.
Lendo sozinha os livros quer havia nos meus locais de trabalho, cheguei a conclusão de que todos os problemas que eu estava enfrentando eram culpa de minha mãe. Comecei a achar que ela era a responsável pelas minhas fraquezas  e lutas, pois assim era que eu entendia aquela linha de escritores. Até que eu decidi fazer também terapia na tentativa de me conhecer melhor, e então descobri que a maturidade só vem quanto você aprende a assumir seus próprios erros, em vez de ficar tentando achar pessoas ou situações a quem possamos responsabilizar.
Precisamos aprender a assumir nossas responsabilidades se queremos realmente sermos homens ou mulheres aprovados por Deus
Deus criou o coração para ser o lugar onde todo pensamento ali plantado por você possa crescer. Mas você precisa assumir responsabilidade pelos seus pensamentos. Se quiser tornar-se homem ou mulher de Deus, terá de plantar as sementes da Palavra de Deus.
Por isso é que a Bíblia nos manda guardar o nosso coração; ou seja, ter cuidado quanto ao que ali plantarmos.1 A Bíblia fortemente nos recomenda que levemos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.2
Você – e mais ninguém – será responsabilizado pelo que vir a ser plantado e produzido no seu coração. Quando coisas ruins lhe acontecerem – e tenha a certeza de que acontecerão – unicamente você será responsável pelos pensamentos que plantar e por conseguinte você será responsabilizado pelos resultados.
O mesmo ocorre com relação às boas coisas que inevitavelmente surgirem em sua vida. Você – e mais ninguém – plantará pensamentos, quer de orgulho oude humildade. O orgulho pensa: Isso aconteceu porque eu o merecia. Enquanto que a humildade pensa: Isso aconteceu pela graça de Deus.
Todos os pensamentos que você plantar, mais cedo ou mais tarde fluirão pela sua boca. Isso revelará o que você tenha estado a plantar. Pensamentos ruins formam prisões, enquanto que bons pensamentos são libertadores.
Resumindo: embora seja verdade que pessoas e acontecimentos possam exercer certo efeito sobre você, não permita que essas coisas definam você. Pois foi você – e mais ninguém – que foi nomeado jardineiro do seu coração.
Diz certo ditado: Você é aquilo que come. Jesus discorda disso, afirmando: "Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro."3
Mostrando os dois lados do assunto, Jesus disse: "(…) Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más”."4
Portanto, são estes os quatro passos básicos que determinarão a forma que a sua vida irá assumir:
  • Primeiro, você – e mais ninguém – decide que pensamentos plantar no coração.
  • Segundo, o seu coração fará crescer qualquer coisa que você ali plantar.
  • Terceiro, a sua boca falará daquilo que tenha crescido dentro do coração.
  • Quarto, como no caso das frutas, as suas ações revelarão aquilo que estiver arraigado no coração – quer bom, quer ruim.
Seja bom jardineiro. Plante de maneira sábia e consiga uma honrosa colheita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado