Parte 1 - Sementes, frutos e árvores

Todo bom agricultor antes de plantar escolhe a boa semente, terra apropriada e o tempo determinado para semear para então produzir uma boa arvore.
Semente Tamareira

Definição semente:
De acordo com os livros de ciências, semente é o o ovulo fecundado e desenvolvido dos vegetais superiores, responsável pela perpetuação das espécies.  
Em seu interior encontra-se o embrião, que após a germinação dará origem a uma nova planta, após a semeadura. 
Para uma boa semeadura, há a necessidade da escolha de uma boa semente, a preparação do solo e técnicas que podem variar de acordo com a espécie. 

A semente foi uma criação de Deus, conforme está em Genesis 1:11
Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi. 

OS SETE PRINCÍPIOS BÍBLICOS DA SEMEADURA
1)    O princípio da proporcionalidade (2 Co 9:6): “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará”. Sempre de acordo com a semente disponível.
2)    O princípio da qualidade (Gl 6:7): “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl 6:8): “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Colhemos da espécie do que semeamos. Mas se não semearmos nada, não comemos, ou passamos necessidades.
3)    O princípio da fidelidade (2 Co 9:10a): “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia”. Deus dá semente apenas ao que semeia.
4)    O princípio da paciência (Tiago 5.7): em áreas de invernos rigorosos, as sementes podem passar o Inverno debaixo da neve, dormentes, só germinando na Primavera.
6)    O princípio do sacrifício (1 Co 15:36): “Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.”
7)    O princípio da oportunidade (Ec 11:4): “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.”

8) O principio da continuidade (Ec 11:6): "Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou de as duas serão igualmente boas. 
Conclusão: Semeamos com atitudes, bens,  palavras, ações, mas sobretudo com o nosso trabalho para a expansão do reino de Deus.
Gálatas 6.8 “… mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.’
A semente é a palavra de Deus" (Lucas 8:11). Ainda que não seja a mensagem primária da parábola do semeador, o fato que a palavra de Deus é o poder que constrói o reino de Deus precisa de ênfase. Nós somos o fruto e temos que proteger, guardar, nutrir e nos alimentar desta semente. 


Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado