O que devemos aprender com a queda das muralhas de Jericó?

A história a queda dos muros de Jericó(Josué 6:1-27)  é um  fato que  demonstra o poder milagroso de Deus. Mas mais do que isso, a completa destruição de Jericó nos ensina várias grandes verdades sobre a graça de Deus e nossa salvação.


O povo de Israel tinha acabado de cruzar o rio Jordão para a terra de Canaã (Josué 3:14-17). Essa era a terra de leite e mel Deus havia prometido a Abraão mais de 500 anos antes (Deuteronômio 06:03, 32:49). Depois de passar 40 anos difíceis vagando no deserto do Sinai, o povo de Israel estavam agora na margem oriental do Jordão. Seu desafio: possuir a terra de Canaã, a Terra Prometida. No entanto, o seu primeiro obstáculo foi a cidade de Jericó (Josué 6:1), uma cidade murada inconquistável. Escavações revelam que lá suas fortificações contou com uma parede de pedra de 11 pés de altura e 14 pés de largura. Na parte superior foi uma encosta de pedra lisa, dobrando para cima em 35 graus por 35 pés, onde se juntou paredes de pedra maciça que se erguiam ainda maiores. Era praticamente inexpugnável.

As táticas de invasão de paredes de tão resistência eram muito díficeis. Normalmente as pessoas entravam disfarçadas ou então os invasores  tentam enfraquecer as paredes de pedra com fogo ou por tunelamento, ou eles podem simplesmente amontoar uma montanha de terra para servir como uma rampa. Cada um destes métodos de ataque levavam semanas ou meses, e geralmente os exercitos sofriam pesadas perdas.

No entanto, a estratégia para conquistar a cidade de Jericó foi a única de duas maneiras. Primeiro, a estratégia foi feita pelo próprio Deus, e, por outro, a estratégia foi um plano aparentemente tolo. Deus simplesmente disse a Josué que as pessoas  marchassem em silêncio ao redor de Jericó durante seis dias, e depois de sete voltas no sétimo dia começassem a gritar.Embora parecesse tolo, Josué seguiu as instruções de Deus ao pé da letra. Quando o povo acabou por gritar, as paredes desabaram instantaneamente, e Israel conquistou uma vitória fácil. Na verdade, Deus tinha dado a cidade de Jericó a eles antes mesmo de começar a marchar em torno de suas paredes (Josué 6:2, 16). Foi quando o povo de Deus, pela fé, seguiu os mandamentos de Deus que os muros de Jericó caíram (Josué 06:20).

Não foi o grito que derrubou as muralhas, foi a obediência de um povo!

O apóstolo Paulo nos assegura: "Por tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, tenhamos esperança" (Romanos 15:4). A descrição da destruição completa de Jericó foi registrado nas Escrituras, a fim de nos ensinar muitas lições. O mais importante é que a obediência, mesmo quando os comandos de Deus parecem tolos, traz vitória. Quando somos confrontados com obstáculos aparentemente intransponíveis, temos de aprender que as vitórias são nossas Jericho venceu apenas quando a nossa fiel obediência a Deus é completa (Hebreus 5:9, 1 João 2:3, 5:3).

Há outras lições que devemos aprender com esta história. Primeiro, há uma grande diferença entre o caminho de Deus e o caminho do homem (Isaías 55:8-9). Embora militarmente era irracional o assalto à Jericó, pelo menos na forma que foi feito, nunca devemos questionar o propósito de Deus ou instruções. Temos que ter fé de que Deus é quem ele diz que é, e vai fazer o que Ele diz que vai fazer (Hebreus 10:23, 11:1).

Em segundo lugar, o poder de Deus é sobrenatural, além da nossa compreensão (Salmo 18:13-15; Daniel 4:35, Jó 38:4-6). Os muros de Jericó caíram e caíram instantaneamente. As paredes desmoronou pela força de Deus.

Terceiro, há uma relação intransigente entre a graça de Deus e nossa fé e obediência a ele. Como o escritor hebraico diz-nos: "Pela fé as muralhas de Jericó caíram, depois que as pessoas haviam marchado em torno deles por sete dias" (Hebreus 11:30). Apesar de sua fé tinham freqüentemente falhado no passado, neste caso, os filhos de Israel acreditaram,  confiaram em Deus e em Suas promessas.

Como eles foram salvos pela fé, também estamos hoje salvos pela fé (Romanos 5:1; João 3:16-18). Mas a fé deve ser comprovada por obediência. Tal como acontece com os filhos de Israel, as muralhas de Jericó caíram "pela fé" depois que foram circulados por sete dias seguidos. Como tal, a fé salvadora nos impele a obedecer a Deus (Mateus 7:24-29, Hebreus 5:8-9, 1 João 2:3-5).Além disso, a história diz-nos que Deus cumpre Suas promessas (Josué 6:2, 20). Os muros de Jericó caíram porque Deus disse que eles fariam. Promessas de Deus para nós hoje são tão certo. Eles são tão inabalável. Eles são muito grande e maravilhosamente precioso (Hebreus 6:11-18, 10:36; 3:24 Colossenses).

Finalmente, devemos saber que a fé sem obras é morta (Tiago 2:26). Não é o suficiente para dizer: "Eu creio em Deus", e, então, viver de forma ímpia. Se realmente acreditamos que Deus, nosso desejo é obedecer a Deus. Nossa fé é colocado para trabalhar. Fazemos todos os esforços para fazer exatamente o que Deus diz, e guarda os seus mandamentos. Josué e os israelitas realizaram os mandamentos de Deus e conquistou Jericó. Deus lhes deu a vitória sobre um inimigo que estava tentando mantê-los fora da Terra Prometida.


Assim é com nós hoje: se temos verdadeira fé, somos obrigados a obedecer a Deus, e Deus dá-nos a vitória sobre os inimigos que enfrentamos ao longo da vida. A obediência é a evidência clara de fé. Nossa fé é a evidência para outros que realmente acreditam nEle. Nós podemos conquistar e ser vitorioso na vida pela fé, uma fé que obedece a Deus que nos dá a fé como um dom gratuito (Efésios 2:8-9).

Comentários

  1. Obrigada Senhor pela sua poderosa palavra. Obrigada por tantos benefícios, obrigada por suas misericórdias para conosco, obrigada por tão grande salvação em Cristo Jesus. Te adoro meu Senhor, razão da minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Medite nesta palavra verdadeira, pastou cicero

    ResponderExcluir
  3. Ótimo ensinamento,obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Amei , obedecer ao todo poderoso trás recompensa , salvação , libertação e tudo que precisamos aos olhos do Pai.

    ResponderExcluir
  5. Amei , obedecer ao todo poderoso trás recompensa , salvação , libertação e tudo que precisamos aos olhos do Pai.

    ResponderExcluir
  6. Obediencia os israelitas tiveram a vitoria obedeceram a voz de deus e do profeta .como esta grande hoje a desobediencia a palavra de deus muitos lideres nao guerem pregar a salvacao e nem a libertacao so a prosperidade nao pregam contra o adulterio a vaidade e nem sobre o inferno onde jesus mais pregava isso so guerem igreja lotadas dizimistas maus nao estao preocupados com as almas jesus esta proximo e ele vai perguntas a todos porgue nao pregam a verdadeira palavras gue a deixei

    ResponderExcluir
  7. FABIANO FERREIRA RUSSI 11/07/2018 TESTEMUNHO QUE TIVE A LIBERTAÇÃO DE UMA CADEIA NO QUAL NÃO COMETI CRIME NENHUM... ATRAVÉS DA CAMPANHAS DA QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.DURANTE ESSA CAMPANHA OBTI A LIBERDADE FUI ABSOLVIDO APÓS 4 ANOS PRESO. GLORIAS A DEUS!

    ResponderExcluir
  8. FABIANO FERREIRA RUSSI 11/07/2018 TESTEMUNHO QUE TIVE A LIBERTAÇÃO DE UMA CADEIA NO QUAL NÃO COMETI CRIME NENHUM... ATRAVÉS DA CAMPANHAS DA QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.DURANTE ESSA CAMPANHA OBTI A LIBERDADE FUI ABSOLVIDO APÓS 4 ANOS PRESO. GLORIAS A DEUS!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ensinamento precisamos ter jesus na frente da nossa vida por quando ele andava pela terra e ia na frente e os discípulos o segiuam a trás tenha sempre ele na frente do casamento vida espiritual profissional e conjugal amem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado