Demônio pode orar? Marcos 1:23-26





Parece que eu já escuto uma voz criticando: "É lógico que não. Todos sabem que ele não pode orar!!!!!"

 Mas ao mesmo tempo eu escuto outra voz dando definição do que é orar: "Orar é simplesmente falar com Deus,como você fala com as outras pessoas."

Bem, se orar é simplesmente falar com Deus, este demônio orou!!!!! Veja: 
"Eles foram para Cafarnaum e, assim que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. Justamente naquela hora, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou: "O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! " "Cale-se e saia dele! ", repreendeu-o Jesus. O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando."
Marcos 1:21-26
E mais do que simplesmente orar, ainda reconheceu Jesus como Santo de Deus no versiculo 24:  
"O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! "
Então eu começo a questionar alguns pontos do que realmente uma oração, ao contrário do que se fala por todos os cantos, e chego a algumas conclusões, as quais listo abaixo: 
1. Orar não simplesmente falar com Deus
Se nos descrevermos a oração como sendo o ato de falar com Deus, então este demônio orou, afinal, no versiculo 24 ele estava falando diretamente com Jesus. Mas orar não é simplesmente soltar som pela boca. Este demônio gritou com Jesus!!!! Qual era o sentimento dele ao falar com Jesus? 
Consequentemente eu questiono qual é o nosso sentimento quando "oramos" com o Senhor? Nossa atitude demonstra respeito, submissão? Falamos com ele como falamos com nosso vizinho? Vemos muita gente hoje falando com o Senhor como se Ele tivesse a obrigação de nos obedecer, dizendo o que Ele tem que fazer para nos alegrar.
"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Hebreus 11:6
Para orar precisamos estar ter fé, estamos rendidos, submissos. Orar é muito mais do que falar. É sentir no espírito a fé que temos ao confiar em Deus. 
2. ORAÇÃO NÃO É APENAS FAZER AFIRMAÇÕES TEOLÓGICAS
É muito comum ouvirmos que precisamos orar a palavra, no que concordo plenamente, mas não adianta recitar a Bíblia se não houver o sentimento compatível. O demônio afirmou que Jesus era o Santo de Deus e que havia vindo para destruí-lo. Falou algo totalmente bíblico, que demonstrava que sabia quem  era Jesus e que conhecia as escrituras. Mas o  fato de reconhece-lo não o tornou submisso a Jesus. A fé é muito mais do que palavras emitidas. A fé é atitude. 
3. ORAÇÃO NÃO É SIMPLESMENTE SER SUBMISSO O AO SENHOR:
Mesmo que você esteja plenamente convencido que Jesus é o Salvador, de nada adianta se não assumi-lo pessoalmente como TEU Salvador. O demônio tinha convicção de quem era Jesus, e sabia que inclusive seria obrigado a obedece-lo, o que esta descrito no versiculo 25 e 26: 
"Cale-se e saia dele! ", repreendeu-o Jesus.O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e  saiu dele gritando.
O demônio obedeceu, mas nem por isso mudou a sua natureza pecadora. Tem muitos que obedecem simplesmente para evitar problema. Tem outros que obedecem por costume, por conveniência, por medo. Mais nada disso faz a pessoa se aproximar do Senhor em oração. O que nos aproxima é o amor e aceitarmos ser o vaso nas mãos do oleiro, que mexera nas nossas estruturas para nos moldar de acordo com a Sua vontade. 
CONCLUSÃO:
Ao orarmos não podemos ficar apenas repetindo palavras vazias, muito menos palavras bonitas, quer sejam elas da Bíblia ou não. Não adianta reconhecer simplesmente Jesus como o Santo de Deus. Precisamos nos render a Ele quando oramos. Devemos reconhece-lo como Senhor de nossas vidas. Precisamos orar e viver a oração, com todo o nosso ser.

Eu sei que este texto pode parecer um controverso, mas devemos analisar cada ponto e nos apresentarmos ao Senhor em oração do jeito que Ele deseja, orando com nossos sentimentos mais profundos de amor e gratidão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado