Como pastorear pessoas dificeis

Tem pessoas na tua igreja que estão te deixando louco?
Vou passar algumas dicas para você lidar com nove tipos diferentes de personalidade que pode surgir no teu dia a dia ministerial.

Quando John D. Rockefeller foi questionado qual a qualidade que ele aspirava encontrar em um candidato a um emprego, ele respondeu sem hesitação:  "A habilidade de lidar com pessoas"
Uma pessoa sem esta habilidade é o que consideramos uma pessoa difícil.  E as pessoas difíceis estão em todos os lugares, inclusive nas igrejas.

Como pastora, eu creio que lidar com pessoas é um dos meus grandes desafios. Aprender a lidar com diferentes personalidade requer antes de tudo, que eu encare minhas expectativas muitas vezes totalmente irreais. 

Eu esperava que as pessoas fossem mais espirituais do que carnais. Entretanto, através dos anos eu comecei a ver que nem sempre é assim que ocorre. Muitas vezes a pessoa, mesmo sendo cristão, são muito mais carnais do que o que se espera.  E pode ter certeza de que isto não coisa do tempo atual. Muitos dos livros do Novo Testamento atesta que este também era um fato na Igreja Primitiva.

Em segundo lugar eu esperava que estas pessoas difíceis, assim como todas as outras pessoas, viessem a me amar. Mas eu descobri que eu não iria conseguir conquistar o amor de cada membro da igreja, isto era uma expectativa totalmente irreal. Além do mais descobri que isto também não me fazia um fracassado no ministério.

Na verdade, não existe local em que o pastor seja amados por todos. Sempre haverá 10 ou 20% dos membros que prefeririam outro pastor. Aprender a aceitar isto é uma questão de maturidade e respeito aos outros e a si próprio.

Temos que aprender a não nos incomodar se alguém não gosta de nós e parar de ir a busca de constante aprovação. Abaixando suas expectativas em relação aos outros, você terá mais facilidade de aprender a lidar com elas.

Em Tiago 1:19-20 nós vemos um conselho prático sobre este assunto:

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Lembre-se, as pessoas consideradas difíceis assim chamadas por causa da dificuldade de lidar com elas. Basicamente elas acabam tendo medo de se relacionar pois isto pode requerer delas serem mais vulneráveis emocionalmente. Para evitar o sofrimento a pessoa começa a ter comportamentos que afastem os outros para que assim evitem o sofrimento.

 Quando eu estava no inicio do ministério eu achava que era só uma questão de tempo e que estas pessoas iriam começar a me aceitar. Mas um dia eu enxerguei que assim como existiam pessoas difíceis no trabalho e na escola, elas também estariam na igreja. Um dia o Senhor falou-me o seguinte: "Você tem que lidar com estas pessoas apenas umas poucas horas por semana. Agradeça porque você não é casado com elas ou que não tem que viver com elas na mesma casa."

A Bíblia nos apresenta algumas ideias práticas de como lidar com pessoas difíceis.
A primeira dica está em Mateus18:15-17 and Efesios 4:15. Ambas passagem instruem  para que a gente confronte estas pessoas privadamente e com amor. Tome a iniciativa, seja firme e amoroso.

Ser justo envolve o tratamento da pessoa difícil do jeito que você trataria qualquer outra pessoa na igreja. Não abrimos exceções para eles. Se você sabe que está tratando-os de forma justa, deve ajudá-lo sendo amorosamente firme na maneira como você lida com eles.

Todos nós temos uma tendência a ser flexível com os outros. Isso funciona bem com as pessoas que estão dispostos a ser flexíveis com você, mas, muitas vezes, as pessoas difíceis são difíceis, porque eles são tão rígidas. Então, quando você sabe que você está sendo justo com eles, seja firme com eles.

Algumas pessoas têm de estar com raiva, antes de conseguirem ser firmes, mas isso é desnecessário. Uma vez que você sabe que você está sendo justo, você vai descobrir as pessoas respeitam mais e são mais propensos a cumprir com a sua correção, se você é agradável no processo.

Muitas pessoas difíceis são, basicamente, as pessoas com raiva. Na maioria dos casos, você não será informado sobre a história envolvida em sua raiva. Os três primeiros tipos na lista a seguir se enquadram nesta categoria.

Aqui estão nove tipos de pessoas difíceis, juntamente com algumas maneiras bíblicos práticos de sua gestão:

1. O Sabe Tudo: Estes estão sempre a intimidar as pessoas. Eles são tão ousados e contundente em sua abordagem que eles tendem a pega-lo desprevenido. Eles devem ser confrontadas de forma firme e amigável.
Depois de terem apresentado sua visão antagônica, responda, dizendo algo como: "Eu tenho um ponto de vista diferente, mas deixe-me saber mais sobre a forma como a situação parece para você."
Quando a pessoa está terminado, basta responder, dizendo: "Na minha opinião ...", em seguida, apresentar o seu ponto de vista. Se a pessoa interromper você, chame a pessoa pelo nome e dizer: "Você me interrompeu."


2. O irônico -  Estas pessoas sempre estarão fazendo insinuações acusativas contra você nas reuniões de liderança. Sempre possuem algo para dizer e o fazem através de piadinhas com um fundinho de ironia. . Evite a tentação de tira-los do grupo. Chame-os em particular e enfrente-os para saber o real motivo das insinuações. 
Deixe-os perceber que você notou as insinuações e que deseja mais esclarecimento. Pergunte serenamente o que eles quiseram falar. Se eles tentarem desviar a conversa ou alegar que era só uma brincadeira, uma piada inocente, fale que realmente a piada foi engraçada, porém que você notou um tom estranho.
Se circunstancias exigirem que você confronte a pessoa na frente dos outros, não o faça diretamente. Diga algo como: "Todos concordam com o que foi dito?" Isto possibilitará que outras pessoas confrontem o individuo em teu lugar.

3. O nervoso. Estas pessoas normalmente nos assustam e acabamos por trata-los sempre com muito jeito e educadamente. Normalmente são pessoas frustradas e inseguras, apesar da aparência forte e agressiva.
Se você notar que suas palavras ou tom de voz estão alterados, simplesmente olhe nos olhos e diga: "Eu tenho muito interesse em ouvir o que tens a dizer, mas não deste modo." Se preferir, convide-o para falar particularmente no escritório. Sente-se, escute, deixe tudo esclarecido e ofereça ajuda, se possível, para que a pessoa aprenda a se controlar.

4 O indeciso - Essas pessoas não conseguem firmar uma posição. Eles ouvem o que você tem a dizer e parecem estar de acordo, mas não firmam a posição. Ficam sempre em cima do muro, prestes a mudar de opinião. No final, você provavelmente terá de tomar uma decisão por eles, dizendo algo como: "Poderia ser melhor se você ..."

5. O chorão. Só sabem reclamar. Não conseguem assumir o controle da vida deles. Escute-os, repita inclusive o que eles dizeram para que eles entendam que você ouviu-os,senão eles ficaram repetindo sempre a mesma ladainha. Mas veja, marque bem que você não concorda com certas posturas dele. E não se desculpe por não concordar.
Ajude-o a achar a solução dos problemas. Se eles continuarem com a reclamação, não tenha medo de dizer que você tem um compromisso em cerca de meia hora e pergunte quando tempo que ele acha que vai demorar para ele terminar de falar tudo? 

7. O molusco. Seu silêncio faz os outros sentirem-se desconfortáveis. O silêncio pode indicar um número de coisas acontecendo em suas vidas. No entanto, o silêncio em uma reunião pode ser paralisante. Então diga alguma coisa - Estes tipos de pessoas se envolver em conversa fiada. Converse com eles ACERCA sua falta de conversa e procure desafia-los a se expressar.

8. O detalhista. Esta pessoa te deixa enlouquecido. Você precisa descrever para eles passo a passo de tudo que você pretende fazer. e eles fazem o mesmo. Te enchem de informações detalhadas porém irrelevantes. Normalmente eles só querem falar e serem ouvidos, querem atenção. então agradeça-os e pergunte: Você tem algum problema com o que estamos propondo fazer?" Normalmente eles te apoiam, mas querem exprimir suas ideias e serem reconhecidos.

9. O puxa saco. Estas pessoas sempre concordam com tudo.  Mas muitas vezes eles estão juntos simplesmente porque você pediu, não porque realmente estão de acordo. Você deve ajuda-los a se posicionar.

Cuidar de pessoas vai te ensinar muito sobre você mesmo. Procure verificar e analisar o que te irrita e trate disto em você. Não espere que todos mudem. Provoque a mudança em você também.

Lembre-se de Mateus 18:15-17 e Efésios
 4:15. Não tente cuidar das pessoas difíceis isolando-os. Fale com eles diretamente. Controle-se e controle as situações. E lembre-se sempre que  ninguém é perfeito, nem mesmo você.  

http://ministrytodaymag.com/index.php/ministry-leadership/culture/7294-how-to-pastor-difficult-people
tradução Pra Denise Mardegan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado