Idolatrias Modernas: Corpolatria, o culto ao corpo


Cuidar do corpo é uma questão de bom senso, mas hoje em dia já virou Idolatria. Mas realmente estamos vivendo tempos difíceis.

Corpolatria é o culto exagerado do corpo.
Na idade contemporânea a gordura é um excesso indesejado. Há um século nos países ocidentais desenvolvidos, os gordos eram amados; hoje, nos mesmos países, amam-se os magros. 

Junto com estas mudanças, surge o exagero e suas conseqüências: os transtornos. Exagero este que aos poucos confundiu-se com dedicação e tornou-se aceitável na tarefa de moldar o corpo (ficando mais difícil saber onde termina a vaidade e começa a compulsão). 

Visando sanar os transtornos causados pelos excessos no culto à beleza foram criados tratamentos psicoterapêuticos preocupados em amenizar os danos e promover o bem-estar do corpo . Para conseguir chegar ao corpo considerado belo, e aumentar a tão cobiçada auto-estima - alicerce do amor próprio - as pessoas pagam “preços altos”, recorrem ao auto-cuidado com o corpo e saúde. O que é um paradoxo, pois ao longo dos séculos o homem busca a liberdade do seu corpo, e quando enfim a “consegue” é vítima do próprio aprisionamento moral. 

Nesta liberdade vigiada as medidas estão cada vez mais exageradas (para mais ou para menos), o ideal do corpo imbatível é divulgado pela mídia e a busca por práticas teoricamente saudáveis aumenta. Estas práticas muitas vezes são vendidas junto as atividades físicas, apoiando-se no discurso de corpo saudável quando na verdade o mercado visa arrecadar numerários, deixando de lado o real conceito de saúde. Tudo isto contribui para o crescimento de um fenômeno chamado “corpolatria”, que expressa a ascensão da idolatria exagerada ao corpo na modernidade. O conflito entre liberdade e aprisionamento que atinge a sociedade de maneira definitiva no século XIX, deixa claro que temos o corpo teoricamente livre, porém subjugado ao padrão comum.


O eixo civilizatório eleito no Ocidente gerou a construção de uma expectativa de corpo fundamentada no reforço de um sentimento contraditório que se vê explodir na atualidade: dominar o corpo e, ao mesmo tempo, libertá-lo; subjugá-lo e depender dele para sua “felicidade”; acreditar na superioridade e na independência da mente, mas se submeter aos rituais necessários ao corpo “em forma”.

As pessoas estão todas em busca de um padrão único, formado por mulheres de cabelos lisinhos, corpos malhados após horas de academia e totalmente depilados. Os homens também já entraram nisto, procurando as barrigas tanquinho, pernas finas e também totalmente depilados.

Quem não quiser sequer este padrão é tachado de porco, de preguiçoso, de feio, e de mais uma monte de críticas que acabam por atacar a auto estima de qualquer um e a grande maioria acaba por se enquadrar para poder se sociabilizar.

Deixo bem claro que não sou contra depilação ou academia. Quanto a escova progressiva, tenho minhas resistências,  baseadas em estudos que comprovam que o uso do formol é cancerígeno. Mas se for sem formol, não vejo problema nenhum.
O que sou contra á a obrigatoriedade de todos serem iguais e a ridicularizarão dos que preferem não participar disto.

Absurdo!
As pessoas que realmente se amam não ficam se comparando com ninguém, sabem que cada um tem um biotipo, uma estrutura, uma genética, afinal, elas respeitam a liberdade de escolha e o gosto de cada pessoa, que obviamente não são os mesmos e graças a Deus que não são os mesmos, porque é essa diferença que torna a vida interessante e enriquecedora.

Mas hoje em dia a imagem é mais importante do que o interior. O corpo é mais importante do que o coração. a busca pelo corpo perfeito imposto pela mídia dominou a grande maioria das pessoas. 

O que se vê na TV por intermédio das novelas e filmes são pessoas praticamente perfeitas, claro que isso tudo sem ser levado em conta o uso exacerbado de maquiagem e os efeitos do foto-shop. Suas curvas e formas são de causar inveja e admiração na pessoas que, sem perceber acabam caindo nessa armadilha de satanás.

O corpo, em vez de servir para o templo do Espirito Santo, se transformou em depósito de anabolizantes e energéticos.

Padrões de beleza são culturais e épicos. Se lembra dos filmes que mostram o século 19? Os ricos ostentavam roupas enormes, perucas brancas, pelo com uma base bem branca, como giz.

Deus nos criou a imagem e semelhança dEle. Mas Deus é eterno. A nossa beleza precisa estar justamente na nossa diferença, no que nos torna único.

Precisamos destruir esse conceito que criaram antes que ele nos destrua. Porque um dia isso vai acontecer. Não é um exercício de futurismo, mas apenas a conclusão de um raciocínio lógico. E meu conselho é: se liberte enquanto ainda há tempo.

Se Jesus nos libertou, nós estamos criando amarras que nos prestem a uma ditadura da beleza totalmente inalcançável de maneira a ficar todo mundo igual. Já existem até profissionais especializados para ajudarem a pessoa a buscar tal perfeição.

Vocês conhecem a historia de Narciso?
Narciso era um belo rapaz, filho do deus so rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por acasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face.
Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.
Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.
Narciso era um verdadeiro cultuador de seu próprio corpo tanto que pra ele só isto importava.
Dai se origina a palavra narcisismo.

Quero que vocês entendam que não estou falando que malhar é crime nem que o uso de cosméticos e cirurgias irá levá-lo ao inferno, Defendo apenas que as coisas devem ser feitas de maneira equilibrada e madura para que não venha prejudicar a sua vida material e espiritual. A bíblia diz que tudo deve ser feito com ordem e decência e que é no tempero que está o sabor das coisas e não no excesso de sal. 


A Bíblia também nos diz que somos o templo e morada do Espírito Santo. Não é errado querer ter um templo bonito e bem adornado afinal de contas quem habita nele é Deus. A estética é importante, mas não deve ser a primazia de nossa vida. A mídia tem sido a maior responsável pela exploração da beleza, é ela quem tem ditado o que é perfeito e o que não é. O mais importante é cuidar da vida espiritual e da alma, pois se você não estiver bem consigo mesmo, jamais uma cirurgia plástica ou horas na academia irá satisfazê-lo. O aspecto exterior é apenas um complemento. A beleza de uma pessoa jamais será completa se estiver apenas na embalagem. 

EM TEMPO DA DITADURA DA BELEZA, O CORPO É MASSACRADO PELA INDUSTRIA E PELO COMÉRCIO QUE VIVEM DA INSEGURANÇA DAS PESSOAS.
O nosso lugar é perto do meu Criador, Aquele que nos fez à Sua imagem e semelhança. Há beleza maior do que essa?

Diferente dos valores mundanos, Deus nos aceita do jeito que eu sou. Ele sabe dos nossos defeitos, da nossa imperfeição e nos compreende. A aparência diz pouco a Ele, pois nos  deu a beleza interior.

Deus deu a nós a alegria para compartilhar com as pessoas; fez nos alguém especial, cada um de pois foi feito de uma forma única; deu-me princípios que me tornam virtuoso e exemplo para os outros; principalmente, deu-me a oportunidade de viver. Para que ser refém de uma falsa ideia de felicidade, se Deus, a cada dia, proporciona-me tantas coisas?
Hoje, acredito que viver também é separar o joio do trigo, é cultivar os verdadeiros valores cristãos. Viver é perceber que o nosso vazio só será preenchido pelo amor de Deus que olha por nós todos os dias.

Vemos até mesmo dentro das igrejas pessoas que estão ficando obcecadas em atingir este padrão e quando não o conseguem, se atormentam, se angustiam, se frustram e acabam com sua autoestima destruída.

Se o espelho diz que estamos ficando velhos e feios,  Deus nos diz: "Filho meu, filha mina, vocês são lindos do jeito que são, se cuidem mas não sejam escravos so corpo, pois Eu os libertei de tudo. 

Vejo mulheres que para se tornarem atraentes tentam de todas as formas mostrar seus corpos, pernas, decotes, roupas que marcam todo o corpo, isso em todos os lugares, inclusive nas igrejas. Para as meninas que estão na igreja, não façam isso, não tente atrair o homem através de sua aparência, não seja pedra de tropeço, um dia ele pode pecar e não necessariamente com você, mas porque você despertou nele aquilo que ele estava lutando para controlar. Um relacionamento duradouro e feliz não se sustenta com beleza. Faça um homem apaixonar-se primeiramente pela mulher em Deus que você é, depois deixe ele percebe o quanto é bonita. 


"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande prazer para Deus." I Pedro 3:3-4
A vida e a saúde física são bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto, insurgindo-se contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto ao corpo. A virtude da temperança manda evitar toda espécie de excesso. Na minha opinião  a intervenção cirúrgica depende de cada caso, sobretudo quando se fala da saúde física e psíquica. 

Se a pessoa quer fazer uma cirurgia após outra apenas por questões estéticas, para atender a esta ideologia do ‘culto ao corpo’ é claro que é imoral. No entanto, à vezes a pessoa está com uma baixa autoestima e com sua saúde psíquica comprometida se sentindo inferiorizada por causa de determinada parte do corpo; neste caso, pode-se fazer a intervenção, mas, antes de tudo, é preciso um caminho que mostre a esta pessoa que a sua beleza está acima da estética.

Ainda refletindo sobre a ditadura da beleza, precisamos sempre rever os nossos conceitos sobre nossa vida. O que é beleza? Qual o seu conceito? Estamos vivendo pelo mundo, mas nos esquecendo da nossa vida, do que realmente é belo em nosso meio. A verdadeira beleza está presente em tudo que acontece sobre nós, fazendo dos nossos passos uma oração. Isso é beleza. 

Não é instituir qualidade de pele, gordura ou roupa. Observar a família, um simples sorriso doado pelo pai, pela mãe, um irmão ou amigo. Viver o amor, analisar cada ato de compaixão, carinho e afeto. Isso é a beleza de viver a amizade, o sopro do coração por se sentir amado. Jesus quer nos revelar essa realidade a partir de um passo, de uma doação, quando Ele nos abraça na Sua misericórdia, inflamando a nossa alma e revigorando a nossa forma de viver. Somos belos e o Espírito Santo nos faz lindos para promulgar a beleza do céu; não a idolatria da vaidade. -

Comentários

  1. Muito bom, esclarecedor e à luz da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão :3
    Sou nutricionista e tento mostrar justamente isso aos meus clientes, Deus nós fez dieferentes corpos , não entendo essa obseção por sermos igauis :3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado