Os dois jejuns de Daniel

Decidi fazer um estudo sobre os dois jejuns de Daniel, seus propósitos e duração, a fim de esclarecimento para todos que amam a Palavra de Deus.


Primeiro Jejum - Texto Base - Daniel 1

Daniel  havia sido escolhido como um dos jovens que comeriam da comida do rei. Eles receberiam um treinamento durante três anos e depois passariam a servir ao rei.



Daniel pediu que fosse feita uma experiência com ele e seus amigos, durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber (v. 12). Dez dias comendo somente vegetais e bebendo somente água. Nada de vinho, cerveja, refrigerante, leite, café, chá, etc. Somente água. E nada de carnes, derivados de carne e ou de leite. Somente vegetais. Arroz, feijão, batata, inhame, macaxeira, cenoura, beteraba, alface, repolho, couve, castanhas, cuscuz, etc. E o que aconteceu nesse periodo tão curto? Passados os dez dias eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei (v.15).


Então, resolveu-se que Daniel e seus amigos podiam continuar comendo somente vegetais e bebendo somente água. Quanto tempo? Durante três anos (verso 5). E o que aconteceu depois de três anos sem comer carnes e derivados, e nem beber leite ou comer seus derivados? Ao final dos três anos eles foram apresentados ao Rei Nabucodonosor. Vieram também os que comeram carnes, beberam vinho, leite, e outras bebidas. E então? O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O rei descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores do seu reino! (verso 20).


Considere as razões pelas quais Daniel e seus amigos foram tão abençoados:


1. Eles renunciaram o que é mais difícil – comida saborosa, com muitos temperos. Tendo renunciado a comida, tiveram força espiritual para renunciar tudo o mais.
2. Eles fizeram isto pelo Senhor. Não o fizeram buscando seus próprios interesses. Eles queriam honrar o Deus de Israel, na Babilônia, terra de terrivel idolatria e feitiçaria. Por isto Deus os honrou. O Senhor declara: Honrarei aqueles que me honram (1 Samuel 2.30).
3. Na verdade, eles fizeram jejum de três anos. Jejum parcial. O jejum, seja parcial ou total, é uma bênção para o crente.
4. Certamente, eles não somente fizeram jejum, mas buscaram o Senhor de maneira especial naqueles três anos. Todos nós sabemos que o jejum facilita a nossa busca de Deus. Quando jejuamos, temos mais sensibilidade para orar e para ouvir o Senhor.

Segundo Jejum: Texto Base - Daniel 10



Daniel tem uma visão de uma grande guerra. Esta visão impressionou a Daniel e ele reagiu orando e jejuando por três semanas as margens do Rio Tigre. Não comeu nada desejável, não se ungiu, ficou sem comer carne e sem beber vinho por estas três semanas.
Ao fim deste prazo ele ergueu os olhos e viu um homem. Os outros que estavam com ele nada viram, porém eles ficaram atemorizados e foram se esconder.
Ficou o homem e ele, porém ele caiu num sono profundo, provavelmente desmaiou, até que uma mão o tocou. Ele se levantou sobre os joelhos e palmas das mãos e este homem disse que ele era muito amado e que devia se levantar. Falou que suas orações haviam sido ouvidas desde o primeiro dia, ainda que já houvessem passado 21 dias.
Este homem ajudou Daniel a entender o que aconteceria em Israel nos "últimos dias".
Daniel jejuou por outra pessoa, ou melhor ainda, por uma nação. Foi um jejum intercessório.
 É importante salientar que estes não foram os únicos jejuns de Daniel que constam na Bíblia. Se você ler com atenção verá que existem outras situações as quais Daniel entrava em guerra espiritual pela oração e jejum.
Mas porque jejuar?
O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus. O jejum não tornará Deus mais bondoso ou misericordioso para conosco, Ele está ligado diretamente a nós, à nossa necessidade de romper com as barreiras e limitações da carne. O jejum deixará nosso espírito atento pois mortifica a carne e aflige nossa alma.  

Alguns acham que o jejum é uma “varinha de condão” que resolve as coisas por si mesmo, mas não podemos ter o enfoque errado. Quando jejuamos, não devemos crer NO JEJUM, e sim em Deus. A resposta às orações flui melhor quando jejuamos porque através desta prática estamos liberando nosso espírito na disputada batalha contra a carne, e por isso algumas coisas acontecem. 

Por exemplo, a fé é do espírito e não da carne; portanto, ao jejuar estamos removendo o entulho da carne e liberando nossa fé para se expressar. 
Quando Jesus disse aos discípulos que não puderam expulsar um demônio por falta de jejum (Mt.17:21), ele não limitou o problema somente a isto mas falou sobre a falta de fé (Mt.17:19,20) como um fator decisivo no fracasso daquela tentativa de libertação. 
O jejum ajuda a liberar a fé! O que nos dá vitória sobre o inimigo é o que Cristo fez na cruz e a autoridade de seu nome. O jejum em si não me faz vencer, mas libera a fé para o combate e nos fortalece, fazendo-nos mais conscientes da autoridade que nos foi delegada. 

Na Biblia encontramos vários motivos para jejuar: consagração, libertação de endemoniados, luto, busca de proteção. Mas uma coisa é importante ter consciência: JEJUM SEM ORAÇÃO NÃO EXISTE!
Vemos vários exemplos de jejuns de duração diferente nas Escrituras: 

1 dia – O jejum do Dia da Expiação
3 dias – O jejum de Ester (Et.4:16) e o de Paulo (At.9:9);
7 dias – Jejum por luto pela morte de Saul (I Sm.31:13); 

10 dias - Jejum de Daniel no seu período de treinamento, jejum que depois se prolongou por três anos.
14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio (At.27:33);
21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém (Dn.10:3);
40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto (Lc.4:1,2); 


OBS: A Bíblia fala de Moisés (Ex.34:28) e Elias (I Re.19:8) jejuando períodos de quarenta dias. Porém vale ressaltar que estavam em condições especiais, sob o sobrenatural de Deus. Moisés nem sequer bebeu água nestes 40 dias, o que humanamente é impossível. Mas ele foi envolvido pela glória divina. 

O mesmo se deu com Elias, que caminhou 40 dias na força do alimento que o anjo lhe trouxe. Isto é um jejum diferente que começou com um belo “depósito”, uma comida celestial. Jesus, porém, fez um jejum normal com esta duração. 

Muitas pessoas erram ao fazer votos ligados à duração do jejum… Não aconselho ninguém fazer um voto de quanto tempo vai jejuar, pois isso te deixará “preso” no caso de algo fugir ao seu controle. Siga o conselho bíblico: 

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. 

“Melhor é que não votes do que votes e não cumpras”. (Ec.5:4,5). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado