Sermão - Salmo 13

Muitas vezes os problemas são tantos que parecem que vão nos sufocar. 

          Sempre que há doença ou sofrimento na vida de alguém, a pessoa geralmente expressa o desejo de saber até quando vai continuar.  Queremos saber quando o alívio virá a nós. Este Salmo tem sido identificado como o salmo "Até quando?" por causa deste grito por alívio.  A frase "Até quando?" é usada quatro vezes no início da primeira estrofe.

        É o salmo de uma alma aflita, angustiada porque julga que, por algum problema muito sério, Deus Se afastou. Então, ele já está cansado de esperar e pergunta: “Até quando, Senhor?” A repetição  desta frase demonstra claramente o intenso sofrimento de Davi. ele se sente abandonado por Deus no momen to em que maius necessita. Se sente aborrecido pela aparente indiferença de Deus a seus problemas. 

A pergunta “Até quando, Senhor?” é pergunta feita por almas angustiadas, almas que sofrem, e não conseguem enxergar sequer uma possibilidade de alívio ao seu sofrimento. 

É a pergunta feita por aquelas pessoas que veem seus filhos nas drogas, que enterram seus entes queridos e não encontram alivio para a dor da saudade. 

É a dor dos responsáveis pelo sustento de uma familia que não encontram emprego por mias que procurem.

Das pessoas que são constantemente humilhadas e perseguidas e que não encontram em Deus a valvula de escape. 

Por quatro vezes o salmista pergunta "Ate quando" nos dois primeiros versiculos.  

Ele sente que o Senhor se esqueceu dele, que esta ignorando-o como se ele não existisse. Não encontra conforto para o seu coração angustiado e ve o inimigo ganhando terreno a cada dia. 


 Como poderemos viver sem a presença de Deus? Para aqueles que creem nEle, é como se nos faltasse agua ou alimento. 

Mas Deus nunca se esquece de nós ou nos abandona. Paula afirma que NADA poderá nos afastar de Deus. 

"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."Romanos 8:38-39

          Afinal, se Ele enviou a Jesus, como pode se esquecer de nós?
          Mas a verdade é que muitas vezes nós nos esquecemos dEle. Nós o deixamos de lado por coisas sem importância. Escolhemos seguir os nossos prazeres e vontades e deixamos de pensar nas coisas que são importantes  Depois, quando os problemas começam a se acumular, corremos para Deus para que ele resolva tudo!!!!!

        Davi estava perplexo com o suposto abandono de Deus e também perplexo consigo mesmo

Sua depressão está tão profunda que ele vê que se o Senhor não iluminar seus olhos ele morrerá, e então os inimigos irão prevalecer e festejar a vitória. 

Apesar de tudo, apesar de estar triste, desanimado, ele ainda consegue confiar no amor de  Deus e na sua salvação.

 “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?”

 Ele sente que não deveria estar triste, porém não consegue acabar com aquilo. Ele sabe que deveria se alegrar e esperar confiante. Mas não consegue. 

A depressão invade a sua alma.

Muitas vezes assim é conosco. Nós sabemos que temos que confiar, mas não conseguimos. a fé nos abandona e em seu lugar entram as dúvidas e a depressão. 

Esta semana fui assaltada e levaram o meu celular. Dois dias depois, ainda ligeiramente traumatizada pelo ocorrido, achei que havia sido assaltada de novo, pois não achava o aparelho que minha filha havia me dado em substituição ao furtado. 

Chorando, clamei ao Senhor: Sou dizimista, sou ofertante, sou tua filha, fui ungidfa por Ti. Toma agora a minha frente e resolve este problema, por favor. 

Imediatamente minha filha falou para eu procurar novamente no carro. Aleguei que tanto meu marido quanto eu já haviamos procurado. Ela disse para ir de novo. Estava lá, caido no chão em baixo do banco do passageiro, com o som desligado, por isso não escutavamos. 


Pode parecer um problema tão pequeno, mas até por um aparelho eu questionei a Deus. Será que sou apenas eu que assim me comporto nas dificulfdades?

Davi também estava surpreso com o comportamento dos outros. Ele possuia inimigos que estavam prevalecendo contra ele. 

 Neste Salmo, não sabemos quem é o adversário do desespero de Davi. Pode ter sido o rei Saul ou Absalão.  Ambos perseguiram Davi e o teriam matado.

 Muitas vezes nós temos pessoas que nos perseguem. Pode ser que não fisicamente, mas procuram sempre ter uma palavra de acusação, de critica, nos humilhar, nos ferir. 


1- Ora por atenção: “Atenta para mim, Senhor! (v. 3). Davi suplicava de Deus atenção.  Mesmo em dúvida, ele clamou ao Senhor. 

2 - Ora por uma resposta - No versiculo 3 Davi está a procura de uam resposta de Deus que demonstre que Ele está no controle da situação. Isto ocorre muitas vezes conosco. Deus está em silêncio e a gente anseia em ouvir a Sua voz para termos certeza de sua presença. O que fazer? Apenas continue a clamar. Peça que o Senhor te proteja de seus inimigos (v.4) Davi temia que seus inimigos além de derrota-los ainda o humilhassem. 
A humilhação muitas vezes nos leva a um estado de depressão tão grande que muitos acabam por se deixar contaminar por uma letargia fisica e espiritual. Não con seguem mais reagir, desejam apenas sze esconder. Não encontram mais forças para lutar. Davi tem medo de vacilar e desanimar. 

3 - Ora para que seus olhos sejam iluminados - Ele sente que a morte se aproxima e pede que seus olhos não se escureçam e durmam o sono da morte. Ele temia a morte. 

Ele começa a clamar por si proprio no versiculo 5. Ele sabe que ele precisa perseverar. 
Apesar de tudo, ele conseguiu enxergar uma luz no fim do tunel. 

Deste jeito devemos agir nos diante das adversidades. Sabemos que está dificil mas não podemos desistir. Devemos sempre resistir as ciladas do inimigo em nossas vidas. 

Devemos confiar insistentemente. Davi afirmou que confiava na graça de Deus (v.5). 
Podemos afirmar: Confio na tua graça, Senhor!

Davi decidiu que apesar de tudo, iria se alegrar: “Regozije-se o meu coração na tua salvação” (v. 5). Davi estava mesmo disposto a perseverar na alegria, embora a sua alma estivesse triste (v. 2). A tristeza pode nos abater, mas nossa alma deve estar alegre pela salvação que nós foi dada na cruz. 

É necessário a gente decidir ser feliz. ser feliz são atitudes, e não simplesmente sentimentos. Amar é uma atitude. 

Deus nos mandou ama-lo acima de tudo. Se não fosse possivel Ele não mandaria. ao , são mesmo tempo, se fosse apenas um sentimento, como mandar em nossos sentimentos?

Alegrar-se, amar são atitudes que levam a sentimentos, assim como seus opostos, a  tristeza e o ódio. Se alimentarmos a tristeza, triste seremos e o mesmo vale para a alegria e amor. 

 Vamos encontrar muitas razões neste mundo para sermos tristes e para odiarmos. Mas também são muitas as razões que temos para amar e ser feliz.  Devemos tomar esta decisão pois esta é a vontade de Deus. 

O salmista decidiu que apesar das circunstâncias, iria cantar ao Senhor, reconhecendo os seus bons feitos (v.6). Mesmo triste, ele louvaria ao Senhor. 

CONCLUSÃO: Podemos passar por lutas que nos assombram. Podemos nos sentir decepcionados com a proteção de Deus, podemos nos decepcionar com os outros e até conosco. Mas este deve ser um motivo a mais para nos fazer orar e clamar ao Senhor. Mesmo em angustia, não devemos cessar de louvar. Não precisamos ocultar de Deus que estamos nos sentindo desemparados. Ele conhece o nosso coração e sonda nossos pensamentos, mas devemos lutar e continuar a confiar na sua infinita graça, pois Ele nunca nós dará prova maior do que podemos suportar. 

SENHOR: APESAR DOS PROBLEMAS, EU CONFIO EM TI. MESMO QUE EU NÃO ESTEJA TE SENTINDO, EU TE LOUVO. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado